Impressões em ribbon: conheça os tipos

Existem várias formas de passar uma mensagem para o cliente, desde a Impressão de adesivos para parede, até as impressões de etiquetas personalizadas.

A comunicação visual possui diversos elementos e processos criativos que são importantes para chamar a atenção do cliente sobre seu produto. Para isso, é importante conhecer não somente o produto, mas também os processos de impressões.

Para os processos de criação e impressão, a ajuda de profissionais da comunicação é essencial para um trabalho de qualidade, pois através deles é possível saber exatamente como atingir o público-alvo da marca, e como contratar gráficas de confiança para a impressão dos produtos.

As impressões de etiquetas na comunicação visual

Pode parecer que não, mas existem vários elementos que podem comunicar visualmente uma informação ao cliente, dentre eles, as etiquetas. Basicamente, existem etiquetas em quase todos os produtos que consumimos, desde as roupas e alimentos, até automóveis e acessórios.

As etiquetas não estão lá somente por um processo decorativo, mas também para transmitir uma mensagem ao cliente, reforçando a credibilidade da marca, além de passar informações sobre o produto.

Em um mercado tão competitivo, as marcas precisam desenvolver estratégias de atração de clientes, e o uso de etiquetas neon têm sido uma tendência nos dias atuais, permitindo chamar a atenção do cliente para determinado produto.

No caso das etiquetas coloridas para imprimir, o processo de impressão é feito por meio de máquinas térmicas, próprias para a produção de produtos adesivos e resistentes.

Os tipos de impressões

Quando pensamos em um projeto gráfico de comunicação visual, é impossível não pensarmos em como será a impressão desse projeto. Por isso, a importância de saber sobre o ribbon, que é um material térmico, utilizado em impressoras térmicas. Essas impressoras, por sua vez, são responsáveis pela impressão de adesivos, códigos de barras e etiquetas.

Existem alguns tipos de ribbons, entre eles podemos destacar os modelos resina, o misto e o de cera. Para saber qual é o melhor modelo para o seu produto, é importante contar com um especialista para orientar nesse procedimento. Se não, sua etiqueta ou outro elemento de comunicação visual, pode ser impresso de forma incorreta, sem resistência e qualidade.

O ribbon resina é utilizado em elementos formados por polipropileno, assim como o polietileno. Seu uso ocorre em materiais que serão expostos a situações de umidade, assim como substâncias ácidas e o congelamento.

Diante disso, seu uso ocorre em etiquetas que serão anexadas em produtos de frigoríficos, assim como as que vão para veículos automotivos ou para ambientes hospitalares, pois o material é muito resistente diante de temperaturas muito altas ou baixas, e por isso possui uma alta qualidade.

Já o ribbon misto, apresenta outra composição, que varia entre resina e cera, e que é mais resistente ao calor e pode ser utilizado em materiais impressos em papel. Ele proporciona resistência ao material durante seu transporte. Seu uso é muito comum em etiquetas que serão inseridas em gôndolas ou estantes, assim como as que serão inseridas em caixas.

Durante um Transporte e movimentação de cargas, a etiqueta não pode sofrer danos, pois isso poderia indicar uma violação no produto. Por isso, esse tipo de etiqueta é adequada para os produtos que passarão por um processo de entrega

Há muitas vantagens na utilização desse material, como a versatilidade e a praticidade para a impressão. Por fim, vale a pena destacar a importância do Ribbon de cera. Como o próprio nome já diz, esse tipo de material é uma película que é composta por cera. Sua utilização se dá para:

  • Imprimir dados em papel;
  • Etiquetas adesivas;
  • Etiquetas para inventários;
  • Códigos de barras.

Esse material é mais frágil do que os outros, e por isso, o elemento em que essa etiqueta será inserida deve ter temperatura ambiente, assim como deve evitar a exposição a umidade ou ao calor. Por conta disso, esse material apresenta um custo mais acessível podendo ser utilizado em rótulos farmacêuticos, de sinalização ou até mesmo nutricionais

É importante lembrar que, cada tipo de ribbon é recomendado para um determinado tipo de produção, por isso, contar com pessoas que tenham conhecimento técnico acerca dos produtos que serão impressos é imprescindível para evitar problemas e danos ao produto final, assim como perder a qualidade da impressão.