Quando falamos em comunicação visual, as primeiras coisas que vem a cabeça são panfletos, rótulos, um outdoor, ou até mesmo, um anúncio de televisão. Apesar de todos esses modelos serem formas válidas, eles não são os únicos. Em uma empresa, até mesmo uma Caixa pallet papelão pode servir como um elemento de comunicação visual.
Esse tipo de comunicação é importante porque contribui para passar informações ao cliente, chamando sua atenção para determinado produto ou serviço.
Isso contribui, inclusive, para reforçar a importância, credibilidade e compromisso da marca em relação ao cliente, além de facilitar a identificação da marca entre outros produtos expostos juntos em um comércio.
Os rótulos, etiquetas e outros produtos
A comunicação visual pode estar presente em vários elementos, inclusive nos rótulos, etiquetas e adesivos. A Indústria de rótulos é fundamental nesse processo, pois é a responsável por produzir os rótulos que trazem informações sobre determinado produto para o cliente.
Por exemplo, no caso de um alimento, o rótulo traz informações sobre os ingredientes. Já no caso das roupas, ela pode trazer instruções sobre a lavagem ou material utilizado na produção produto.
Por isso, esse tipo de material é indispensável, pois além das informações sobre o produto, ele pode conter a identidade visual da marca, que pode ser à inserção do logotipo, logomarca ou slogan.
Existem vários tipos de rótulos e etiquetas, e por isso, é fundamental conhecer o tipo de produto que será transportado ou comercializado. No caso da etiqueta lacre, esse material passa a mensagem de que o produto não foi violado, trazendo mais segurança ao cliente. Além disso, sua versatilidade permite que esse lacre seja instalado em diversos produtos.
Esses produtos que podem receber lacres, etiquetas, rótulos e adesivos são variados, podendo ser uma caixa de papelao para envio de roupas, ou até uma sacola ou envelope da empresa.
A impressão em ribbon e seus tipos
Quando falamos a respeito de um projeto gráfico de comunicação visual, existem vários detalhes e elementos que precisam ser levados em consideração, dentre eles, a elaboração do projeto e seu processo de impressão.
Não adianta somente desenvolver uma arte no computador de um rótulo personalizado, é preciso pensar na impressão, na qualidade do produto e na sua função final.
Diante disso, no caso da impressão de etiquetas, rótulos, e até mesmo adesivos, a impressão em ribbon é a mais recomendada, pois é um material que permite que a impressão térmica ocorra com qualidade.
Existem alguns tipos de ribbons, sendo que os três principais tipos são: ribbon de resina, misto e o de cera. Cada tipo de ribbon tem suas especificidades e por isso, é importante conhecer cada modelo para que a escolha seja assertiva. Nesse caso, contar com uma equipe de gráfica profissional é indispensável contribuir para que essa impressão tenha qualidade.
O ribbon de resina é utilizado para elementos de polietileno, e seu uso é mais comum em produtos que são expostos à umidade ou situações de congelamento, e até mesmo, diante de substâncias ácidas. Diante disso, seu uso é muito comum em:
- Câmaras frigoríficas;
- Produtos hospitalares;
- Produtos industriais;
- Produtos que serão inseridos em veículos automotivos.
Já ribbon misto, funciona com produtos de resina e cera. Ele se adapta melhor em produtos que serão expostos ao calor, sendo resistente a temperaturas elevadas. Esse material é muito importante em produtos que são transportados por meio de cargas de caminhões nas rodovias.
Por isso, contar com uma etiqueta que tenha resistência a variações de temperaturas elevadas pode ser fundamental para garantir que esse produto chegue ao seu destino com a etiqueta intacta.
O último modelo, mas não menos importante, é o Ribbon cera. Esse material é composto por uma película de cera que é utilizada em etiquetas adesivas, assim como na impressão de códigos de barras. Por ser um pouco mais frágil às variações de temperatura, seu custo é mais acessível e indicado para produtos simples.
Dentre os produtos produzidos a partir desse material, podemos destacar a impressão de código de barras, que é feita de forma nítida e confiável, e que possui durabilidade suficiente para ser guardado por um tempo.
Cada um desses modelos apresentam suas particularidades, e por isso, contar com uma equipe técnica e de apoio para a escolha desse material, é fundamental para obter um produto final de qualidade.