Como criar um ecommerce para maquiagens?

Você sabe como criar um ecommerce para maquiagens? Provavelmente você chegou até aqui porque está com alguma dificuldade, ou mesmo nem tem ideia de por onde começar.

Hoje gostaríamos de trazer pontos relevantes sobre o assunto, assim podendo te ajudar a fazer escolhas mais razoáveis e eficazes no longo prazo.

Sempre existem fatores a serem levados em conta ao se criar uma loja virtual, e vou analisar cada um deles também.

Por que criar um ecommerce para maquiagens?

Não é de hoje que a internet está sendo tomada por lojas virtuais. Os motivos são vários:

  • Facilidade de implementação
  • Baixo risco
  • Baixo investimento
  • Maior margem de lucro…

A lista é realmente grande, mas acredito que estes sejam os principais que você vai encontrar se perguntar para um dono de e-commerce o que o fez migrar para um mundo online.

Pense bem, para criar uma loja física seria necessário ter que investir inicialmente em um estoque, que muitas vezes não pode ser pequeno.

Além disso existe a dificuldade de se conseguir toda a burocracia para a liberação do comércio, principalmente quando ele envolve algo comestível.

Seja como for, é possível que a pessoa encare meses de luta antes de conseguir começar a vender. O que mata praticamente qualquer pessoa que não tenha uma boa reserva.

O ecommerce para maquiagens permite que você tenha como criar um site em questão de minutos, ou horas. E também custa muito menos para se manter e implementar do que uma loja física.

Enquanto um aluguel mensal de loja pode custar em torno de 1000 reais, um site vai custar algo em média de 50 por mês para se manter.

Isto sem contar o fato de que você pode começar a vender sem estoque. Comprando os itens à medida que for fazendo as vendas. Quem sabe até você não se dedica a vender um curso de maquiagem online?

Como criar um ecommerce de maquiagens

Criar uma loja virtual não possui muitos segredos hoje em dia. Mas a coisa já foi bem diferente no início da internet.

Você precisava criar toda a estrutura para que a pessoa pudesse fazer pagamentos no cartão de crédito ou boleto, e também precisaria trabalhar para criar todo o sistema de dados e entrega.

Isto custaria um conhecimento enorme em programação de computadores, e definitivamente não valeria a pena.

Porém temos diversas ferramentas que fazem todo este trabalho de maneira automática. Sua função será somente cadastrar produtos e administrar o site em si.

E claro, criar todo o visual que você precisa para ter um ecommerce atraente.

Aqui estão algumas dicas necessárias:

1 – Consiga uma hospedagem

Existem dois tipos de hospedagem necessárias para que você consiga ter seu site funcionando. A primeira, e mais barata, é a hospedagem em servidores de nome de domínio (DNS). 

Quando você contratar este serviço estará garantindo um nome para o seu site. Basicamente é aquele nome que você digita para acessar qualquer domínio na internet (www.nome.com.br).

É um serviço de pagamento anual, mas por si só não te garante o site. O que este serviço fará é dizer que este site existe e fica em certo local. Para que seu site seja acessado você vai precisar também de uma hospedagem de site.

Este serviço irá guardar os dados do seu site e receberá os acessos. Nesta hospedagem é que você poderá instalar as ferramentas necessárias para colocar seu e-commerce de maquiagens funcionando também.

2 – Escolha a ferramenta adequada

Existem hoje basicamente 3 grandes ferramentas de criação de ecommerce:

  • WooCommerce
  • Shopify
  • Magento

O WooCommerce na verdade é um plugin do famoso WordPress, que é uma ferramenta de gerenciamento de conteúdo. Tanto ele como o Magento são bem semelhantes, e ambos são softwares gratuitos de código aberto.

Já o Shopify é uma ferramenta paga, muitas vezes com valor relativamente elevado para quem está começando. Mas que possui funções adicionais e um excelente suporte para se ter um site de qualidade.

Hoje nós diríamos que ambas possuem uma boa dose de intuição, basta você querer aprender e não precisará ter nenhum conhecimento de programação para trabalhar com elas.

Então, assim que escolher uma das opções, comece a fazer a instalação dela na sua hospedagem.

3 – Crie o layout

Seu site irá precisar de um design, isto você irá notar rápido. Estas ferramentas dão todas as estruturas mais complicadas, mas a aparência começa por você.

Não há grandes mistérios nesta empreitada, mas é realmente recomendado que você faça um trabalho artístico interessante.

Se não der conta, não tem problema, a internet está cheia de pessoas que podem te disponibilizar uma grande variedade de profissionais liberais. São os famosos webdesigners freelancers.

Com eles você conseguirá um valor justo para criar toda a loja, sabendo que o resultado final terá a melhor aparência possível para atrair clientes.

4 – Divulgue seu site

Tem muitos que demoram para entender que um site não é uma vitrine perfeita, você precisa avisar aos outros que está ali, ou acabará sem nenhuma visita.

Para isto é necessário divulgar seu site da melhor e mais eficaz maneira possível. Embora isto possa custar um pouco mais caro do que parece. Afinal de contas estamos diante de um mundo de marketing digital competitivo.

Uma dica é oferecer alguma isca para atrair pessoas das redes sociais. Ofereça por exemplo um curso de maquiagem online grátis, utilizando grupos de redes sociais sobre este assunto.

Cadastre a pessoa em sua lista de e-mail e mande mensagens com produtos e promoções variadas.

Trabalhar com uma página de redes sociais ou mesmo um blog com dicas é muito interessante. Mas vai exigir de você muito mais do que tempo.

Utilizar o tráfego pago para seu site e estruturas de conteúdo é crucial, então não deixe para depois, comece a trabalhar com tudo de maneira inteligente hoje.

No mais é isso, saiba que o processo pode começar um pouco lento às vezes, mas é normal. O que não pode acontecer de jeito nenhum é você parar de tentar.

Dê o seu melhor para entregar um conteúdo perfeito, e use seu potencial para alcançar o máximo de resultados.

Até a próxima dica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *