Qual a importância de aprender informática nos tempos de hoje?

A tecnologia é uma realidade para o hoje e futuro, mas você realmente entende qual a importância de aprender informática nos tempos de hoje?

Acredite ou não, muitos brasileiros ainda pensam sobre essa questão, principalmente em relação a possibilidade de abertura de novos negócios.

Por isso, separamos esse post com alguns dos principais tópicos que mostram o impacto desse conhecimento na sua vida, tanto no hoje como no futuro.

Vamos lá?

1. É uma questão de sustentabilidade

Para começar esse post, é interessante pensar que o crescimento da tecnologia não tem relação unicamente com os negócios.

Isso porque, com o avanço da internet, surge também a possibilidade de facilitar e otimizar a sustentabilidade.

Para isso, basta pensar na quantidade de papel que é economizado através da criação de conteúdos online, contratos, e-books, pesquisas e assim por diante.

Ou seja, ao invés de gastar muita madeira produzindo papel que seria jogado fora em algum momento, é possível fazer tudo isso através de cliques e documentos online.

Vale destacar que, mesmo hoje, a reciclagem do papel ainda acontece em escala menor que o desejável.

Ou seja, é possível contribuir com o meio ambiente enquanto otimiza o seu trabalho, o que as empresas adoram.

Até porque, existem muitas leis que os negócios precisam seguir referente ao meio ambiente.

2. A importância de aprender informática nos tempos de hoje – O trabalho home office

Entre os ensinamentos que o ano de 2020 trouxe para milhares de brasileiros, empresas e empregadores é que o trabalho em home office é possível.

Em síntese, é possível desempenhar funções de escritório em casa, sem que você precise sair, mas ainda garantindo total qualidade.

Como resultado, cresce o número de brasileiros que procuraram um curso de informática.

Seja o básico, avançado ou mesmo focado em especializações, como planilhas de Excel.

Dessa maneira, você tem a oportunidade de realizar uma série de tarefas, ter o conforto de um emprego estável, atuar como freelancer e muito mais.

Tudo isso, sem precisar lidar com o trânsito, o que é um problema nas grandes cidades, com outras pessoas ou mesmo ter mais tempo com a família e amigos.

Neste aspecto, vale destacar que muitas empresas buscam profissionais que possuam esse conhecimento para atuar de maneira independente, sem vínculo.

O resultado é que você pode mudar de emprego e área de atuação ou mesmo garantir uma renda extra, que pode ajudar com as finanças e tornar o seu futuro mais estável.

3. As profissões do futuro estão na informática

Para entender qual a importância de aprender informática nos tempos de hoje, é preciso analisar o mercado bem como as tendências.

Logo, pode-se observar que existe um crescimento rápido e contínuo das tecnologias, o que faz com que a espera de crescimento seja cada vez maior.

Em outras palavras, não se trata apenas de uma questão de possibilidade, mas sim de espera, já que se sabe que essas mudanças vão acontecer.

Portanto, é importante destacar que, futuramente, aqueles que não possuem um curso de informática ou conhecimento na área, estarão “atrasados”.

Dessa maneira, é importante ressaltar a variedade de cursos bem como a facilidade do estudo.

Afinal, você pode estudar em casa, quando quiser, nas suas horas vagas e ainda ter um bom conhecimento e garantir uma boa posição no mercado.

É importante frisar que a maior parte das áreas que estão em expansão e que prometem ser uma opção para o futuro, incluem algum nível de informática.

Ou seja, mesmo que você não saiba nada sobre a área, você ainda tem algum tempo para mudar isso.

4. Maiores opções de mercado – A importância de aprender informática nos tempos de hoje

Se você ainda está em dúvida sobre se aperfeiçoar em relação ao conhecimento de rede que já possui ou mesmo pensando em começar algum curso, vale a pena fazer a seguinte reflexão:

Você quer continuar atuando na área na qual já está ou realmente quer crescer e mudar de vida?

Essa questão não é tão simples quanto parece, já que estar confortável em um emprego com renda fixa mensal parece ser interessante.

Entretanto, com a mudança no mercado, diversos setores vão passar por um processo de atualização.

Ou seja, pode ser que daqui alguns anos, o mercado no qual você trabalha exija mais de você.

Caso você não tenha esse “mais” a oferecer, é possível que você acabe sendo substituído.

Ao mesmo tempo, crescer dentro da carreira é fundamental para não ser passado para trás ou mesmo para ter salários maiores.

Em outras palavras, você precisa entender que aprender informática nos tempos de hoje é uma necessidade para o dia de amanhã.

Portanto, você aumenta a sua empregabilidade e ainda tem a chance de atuar de maneira independente, alcançando o sucesso.

5. A chance de estar sempre atualizado

Por fim, vale destacar que a importância de aprender informática nos tempos de hoje está diretamente ligada com a questão da atualização.

De acordo com especialistas, o mundo está cada vez mais tecnológico e rápido, as informações surgem com mais facilidade e se consolidam de forma eficaz.

Como resultado, se manter atualizado não é fácil, mas é possível.

Por outro lado, aqueles que não entendem de informática ou que se mantém distantes do tema, acabam sempre sendo os “últimos a saberem” de alguma coisa.

Isso impede que você cresça, que seja reconhecido ou mesmo passa aquela sensação de estar atrasado, o que os clientes não consideram como a melhor opção.

O resultado é menor empregabilidade e menor número de clientes.

Para resolver essa questão os cursos e conhecimentos de informática permitem que você esteja a par no mercado, sempre avaliando o que está acontecendo.

Mesmo que não seja dentro da sua área, essas atualizações trazem uma visão ou cenário do mundo.

Contribuindo assim para que você preveja a mudança e participe desta.

 

Enfim, você ainda ficou com alguma dúvida ou gostaria de saber mais sobre o tema?

Comente aqui embaixo ou aproveite para compartilhar as suas dicas e experiências com nossos leitores.

Principalmente se você já notou essa importância e começou a fazer parte da mudança.

Grande abraço e até o próximo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *