poder-da-comunicação

O poder da comunicação visual para o sucesso dos negócios

Sucesso, lucros e credibilidade no segmento de atuação é algo que os empresários buscam para a sua empresa ou marca, e que podem conseguir através do poder da comunicação. O modo de conseguir resultados promissores é dedicando tempo para elaborar um planejamento, estratégias de marketing e divulgações diferentes.

Um atendimento personalizado, funcionários bem treinados, produtos e serviços de qualidade e uma comunicação visual é o segredo para conquistar reconhecimento na área de atuação, a confiança e fidelização dos clientes e novas oportunidades de negócios com novos parceiros.

O poder da comunicação visual para as empresas e marcas

Ter bem definido onde será investido parte do capital da empresa é um jeito de reforçar o posicionamento de mercado e aumentar as vendas. A construção de uma marca é algo que pode agregar muitos ganhos interessantes na parte financeira do empreendimento e abre novas possibilidades para o marketing.

A comunicação visual é uma ferramenta muito interessante para atrair novos clientes, reforçar o branding, ou seja, a autoridade que a empresa tem sobre os produtos e serviços que oferece. No processo de elaboração, ter um designer experiente é essencial para conseguir um resultado diferente para chamar a atenção das pessoas.

Para a logomarca e logotipo, utilizar cores fortes, ilustrações e formas geométricas, uma tipografia personalizada e outros elementos podem ajudar a criar uma identidade visual muito elegante e moderna. As vantagens da comunicação visual se resumem em:

  • Flexibilidade das aplicações;
  • Transmissão das informações de forma direta;
  • Diversas possibilidades;
  • Maior impacto;
  • Aumenta a divulgação.

Investir na elaboração de materiais que ajudam a divulgar os lançamentos e produtos é uma forma de ter um aumento positivo nas vendas.

As gráficas são os estabelecimentos mais indicados para conseguir imprimir e utilizar: adesivos, brindes promocionais, cartões de visita, banners, etiquetas e rótulos, entre outros.

Um cartão de visita profissional, por exemplo, é um ótimo recurso para as empresas e profissionais autônomos tentarem um primeiro contato com o cliente. No processo de criação do cartão é muito importante colocar: nome, cargo, nome da empresa ou o logo, mídias sociais, e-mail, telefone e endereço, caso tenha espaço físico.

Estas informações são essenciais para que o futuro cliente possa se interessar e assim entrar em contato. O cartão de visita proporciona os seguintes benefícios: demonstra profissionalismo e credibilidade, fortalece o branding do negócio, facilita o networking e a troca de informações, entre outros ganhos positivos.

Materiais usados nos trabalhos das gráficas

Nas gráficas, ter matéria-prima de qualidade é fundamental para que o acabamento do material impresso tenha qualidade. O primeiro passo é escolher uma impressora para gráfica, pois esta máquina é muito utilizada para atender as demandas dos clientes.

Antes de escolher um modelo, é importante considerar alguns fatores: velocidade, cor (PB ou CMYK), formatos suportados, volume de impressão, resolução, gramatura que o equipamento suporta e outros pontos que têm relação direta com a impressão.

As impressoras mais utilizadas são:

  • A laser;
  • Plotter;
  • Térmica;
  • Jato de tinta ou de cera;
  • Sublimática;
  • De tinta sólida.

Para criar etiquetas e códigos de barras o material mais indicado são os ribbon colors, um tipo de fita de transferência térmica específica para as impressoras térmicas.

O ribbon pode ser revestido por cera, resina ou um misto dos dois. Os pontos positivos deste material são: impressão de qualidade, resistência a umidade e imprimir em vários tipos de papéis. Pode ser usado para logos, códigos bidimensionais, código de barras e gráficos.

Bobinas

As bobinas térmicas 80×40 é um material usado para a imprimir:

  • Cupons fiscais;
  • Tickets;
  • Recibos;
  • Controles de segurança;
  • Ingressos.

Estes e outros itens podem ser impressos com qualidade e um belo acabamento. Assim como os ribbons, as bobinas devem ser usadas em equipamentos de impressão térmica. Sendo assim, investir na compra de bobina para impressora térmica é o modo de conseguir imprimir os papéis para a sua empresa ou comércio, facilitando a rotina de trabalho.

Investimentos em brindes

Oferecer brindes versáteis e úteis são formas de conseguir aumentar as vendas, atraindo os clientes fiéis e outros públicos, através do poder da comunicação visual.

Cadernos, blocos de anotações e agendas podem ser uma ótima opção e para deixar estes itens de papelaria mais interessantes, investir na compra de capa dura para encadernação é algo que deixa os materiais personalizados.

Sendo assim, o uso da comunicação visual é o modo das empresas obterem ótimos resultados, com muito sucesso, lucros e popularidade.