Comunicação visual: tipos de produtos e suas aplicações

As gráficas possuem cada vez mais tipos de produtos que podem ser personalizados, além de itens que podem ser usados para diversas funções, incluindo alguns ecologicamente corretos.

Por isso, existem produtos já consolidados, que são encomendados após o desenvolvimento de uma arte específica para aplicação em uma superfície do item, como é o caso do cartão de visita. Um adesivo de parede, que possui informações importantes ou avisos, também é uma opção prática para comunicação visual de um estabelecimento com os seus clientes.

Cartão de visita: tipos de papéis e diferentes utilidades

Um cartão de visita pode ser pensado e confeccionado com diversos tipos de papéis, tais como:

  • Papel Couché;
  • Papel Vergê;
  • Papel Kraft;
  • Papel Fotográfico;
  • Papel Reciclado.

O Couché é o tipo de papel mais utilizado em cartões de visita. Possui boa resistência e, geralmente, sua superfície é brilhante, pois é aplicado um adesivo que promove esse efeito.

O papel Vergê possui espessura maior do que uma folha de sulfite, porém é mais maleável que uma cartolina. É utilizado para cartão de visita, mas também é um dos tipos de papéis escolhidos para convites.

O papel Kraft possui resistência maior do que uma folha de sulfite comum; de cor amarronzada, é utilizado na produção de cartões ou de embalagens para produtos leves.

O papel Fotográfico é muito utilizado por profissionais da área de fotos, já que um cartão de visitas faz propaganda dupla, contendo os dados do prestador de serviço impressos em um papel fotográfico.

O papel reciclado é utilizado na impressão de cartão de visita, de modo a promover a consciência ecológica para a reciclagem de itens. É um modelo ecologicamente correto, porém seu custo costuma ser um pouco mais elevado, quando comparado com outros tipos de papéis.

Blocos, cadernos e outros tipos de produtos personalizados

Uma boa opção de brinde para clientes pode ser escolhida de acordo com a utilidade de um objeto. Sendo assim, é comum que empresas optem por realizar a comunicação visual de sua marca em artigos como:

  • Bloco de notas;
  • Calendários;
  • Canetas;
  • Cadernos;
  • Imãs de geladeira.

Tanto os blocos de notas quantos os cadernos personalizados são itens que costumam ser distribuídos por empresas para seus clientes e funcionários, de modo a promover a marca enquanto fornecem um tipo de produto com utilidade prática.

É comum que esses tipos de brindes sejam distribuídos em estabelecimentos relacionados ao ensino, seja de idiomas ou seja de informática. Além disso, um caderno personalizado para empresa pode ser útil no próprio local, com anotações pertinentes aos serviços, contatos de clientes ou para outras aplicações.

Os calendários costumam ser os artigos mais pedidos pelas empresas, já que possuem utilidade diária no ano vigente. Assim, a comunicação visual atinge o cliente com uma grande frequência, disponibilizando informações úteis, tais como o endereço e o telefone do estabelecimento.

As canetas também são itens preferidos para realização de marketing e de divulgação. Canetas são itens portáteis e, por isso, atingem diferentes pessoas ao mesmo tempo.

Os imãs de geladeira possuem valor acessível para divulgação de uma empresa, sendo uma opção econômica de comunicação visual. Os imãs de geladeira que possuem calendários acoplados são muito pedidos também, tornando o imã funcional.

A lista de itens e de possibilidades é extensa, abarcando diversos segmentos e podem ser feitos, ainda, para distribuição entre convidados de uma comemoração.

Personalizados para chá de bebês, aniversários e casamentos

As lembrancinhas e brindes chá de bebê ou de festas infantis são cada vez mais solicitados, pois caracterizam a comemoração de maneira temática, sendo uma boa lembrança de um momento vivido entre pessoas especiais.

Os mais diversos itens podem ser escolhidos como uma recordação, tais como:

  • Marmitinhas;
  • Mini sabonetes;
  • Latinhas com balas;
  • Porta-retratos.

Ainda em termos de festas, os convites são um elemento importante, sendo o primeiro contato do convidado com a comemoração.

Nesse sentido, hoje é possível delegar uma função ecologicamente correta para esses itens tão fundamentais: a impressão em papel semente. O papel semente é a junção entre sementes e papéis reciclados, que podem ser molhados e plantados, virando mudas de plantas e de vegetais.

As opções para personalização de itens e para oferecer boas lembranças são cada vez maiores e mais criativas, agradando de maneira ampla aos convidados e aos anfitriões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *