O impacto positivo da comunicação visual para o comércio

Na área de publicidade e marketing, a comunicação visual ganha um espaço notável, uma vez que grande parte das ações de divulgação usam recursos visuais para chamar a atenção de seus clientes, bem como promover uma identificação visual entre o público, a marca e o produto.

A comunicação visual refere-se a todo conteúdo imagético, fotográfico e gráfico que é utilizado com o intuito de transmitir ou repassar alguma informação.

Por esse motivo, a comunicação visual tem uma grande relevância, em especial, se a empresa deseja se destacar no segmento.

Além disso, as estratégias de marketing precisam se comunicação de maneira eficiente com o público-alvo, para que o destaque diante da concorrência seja possível.

Nesse contexto, o principal diferencial está em investir em uma identidade visual, a com o uso de inúmeros dispositivos, brindes personalizados, entre outros, que represente os valores do serviço e/ou do produto oferecido.

A partir daí, pode-se abusar da criatividade com as cores, imagens, fontes e elementos gráficos, como ilustrações ou estampas.

Esses elementos visuais são capazes de destacar a empresa diante do consumidor e, dessa forma, atingir os objetivos de divulgação.

Alguns elementos para divulgação com a comunicação visual

Um dos itens mais usados no marketing para empresas é o banner. O elemento consiste em uma peça publicitária em forma de bandeira, que pode ser pendurada em postes, fachadas ou paredes e, até mesmo, exposta na via pública.

Com o avanço da internet, ele também é usado para divulgação online. Dessa forma, um grande número de pessoas consegue ter contato com a marca da empresa. Os principais objetivos dos banners são:

  • Atrair atenção do público;
  • Criar uma identificação visual;
  • Facilitar a divulgação em pontos de venda;
  • Aumentar a visibilidade da empresa online.

Outro elemento bastante eficaz de divulgação é o painel. Normalmente, ele é usado em Pontos de Venda (PDV), ou em grandes eventos (jogos de futebol, entrevistas coletivas, entre outros).

O principal intuito dos painéis é fazer a promoção de produtos, marcas e empresas por meio da divulgação de seus logotipos, cores da identidade visual e padrão tipográfico.

No PDV, também é possível utilizar o totem interativo preço acessível, que é um elemento muito criativo e que vem ganhando mais espaço nas estratégias de marketing.

Por meio das telas touchscreen, o público pode interagir diretamente com a peça publicitária, assistindo a vídeos, ouvindo sons, utilizando aplicativos e muito mais.

O totem interativo também é usado como elemento de exposições em museus, e como máquinas de informações em aeroportos.

Por fim, para quem quer fornecer um “mimo” personalizado, e tem um comércio mais rústico, intimista, uma alternativa é investir no saquinho de juta.

Além de ser um item de ornamentação diferenciado, esse tipo de embalagem pode ser customizado ao gosto do cliente.

Lojas de sabonetes, por exemplo, costumam utilizar os saquinhos de juta, pois eles realçam o cheiro do produto, quando embalado.

Como fazer o investimento certo na peça publicitária

Além de estudar todas as maneiras de elaborar e desenvolver uma peça publicitária adequada, é essencial que o elemento seja impresso e feito em um grafica de qualidade.

Dessa maneira, garante-se um item totalmente bem feito, com materiais duráveis e resistentes, para que a divulgação possa perdurar por muito tempo (ainda mais, quando colocada em ambiente aberto, como as vias públicas).

Mais do que investir em uma boa peça publicitária, é preciso ter coerência na hora de fazer a divulgação.

O ideal é colocar a peça em locais estratégicos, onde uma grande quantidade de pessoas e potenciais clientes possam ter acesso ao item.

As peças publicitárias não se resumem somente aos itens citados anteriormente.

letra caixa para fachada também é outro importante elemento de divulgação, que é colocado na parte externa dos estabelecimentos, para promover uma maior interação e identificação com o público.

As fachadas também devem respeitar as composições da marca, com as mesmas cores e tipografias, para que a comunicação com o público seja efetiva.

Vale destacar que as letras de fachada também devem ser desenvolvidas em uma fábrica de qualidade, que faça os elementos resistentes e duráveis, ainda mais, porque eles permanecerão em constante exposição ao céu aberto, com intempéries, chuva e ação do tempo.

Levando em conta todos esses aspectos, tem-se uma comunicação visual de marketing eficiente.