O que é flexografia e como utilizar nas embalagens

As embalagens têm uma importância estratégica para empreendimentos de diversos portes e segmentos. Afinal, elas têm a importante função de proteger os produtos, garantindo a sua integridade no momento da compra.

Mais ainda, elas também acabaram se tornando um importante instrumento para impressionar e fidelizar clientes, com potencial para aumentar vendas.

Desta forma, uma boa impressão de embalagens ou de etiquetas personalizadas se tornou cada vez mais importante para os empreendedores, como uma forma de assegurar o design dos produtos e o cuidado com os itens e tornar as marcas ainda mais fortes perante os consumidores.

Uma forma de garantir impressões de alta qualidade é por meio da flexografia. O processo é bastante superior ao da impressão offset, por exemplo, que é a mais comum no meio comercial e utilizada para a impressão de apostilas e outros itens em papel.

O que é a flexografia?

A flexografia é uma forma de impressão, feita com uma chapa em relevo. Ela é composta por uma borracha chamada de clichê e pode ter um sistema auxiliar de secagem para a tinta, com a circulação de ar quente.

Pode-se dizer que a impressão com a técnica é parecida com o funcionamento de um carimbo, em que o alto relevo é responsável pela transferência da tinta para a superfície.

A chapa de impressão é flexível, podendo ser estruturada em cilindros para impressões nos mais variados tipos de materiais. Por isso, ela permite a impressão não só de embalagens e etiquetas, mas também de diversos tipos de brindes personalizados.

Com relação à tinta utilizada, pode ser à base de solvente água ou UV curável e o processo de impressão pode ser feito em banda larga ou estreita.

Geralmente a banda larga é utilizada para a impressão de embalagens, papéis de presente, rótulos e editoração, enquanto a banda estreita costuma estar ligada à impressão de rótulos, adesivos e etiquetas.

Vantagens da impressão por flexografia

A impressão por flexografia pode refletir em ótimos resultados na confecção de embalagens e rótulos. Também pode ser utilizada para a impressão em larga escala em uma infinidade de objetos, para a criação de diversos tipos de brindes sacolas ecológicas, bastante comuns para a divulgação de marcas no meio corporativo.

Pode-se dizer que os principais benefícios deste tipo de impressão são:

  • Impressões de imagens com lineaturas altas com ótima qualidade;
  • Tecnologia com insumos relativamente acessíveis, com ótimo custo-benefício;
  • Garante maior competitividade, atraindo a atenção de clientes.

Mais ainda, a impressão pode ser utilizada nos mais diversos materiais como:

  • Impressões em plásticos;
  • Papéis;
  • Faixas promocionais;
  • Embalagens
  • Copos, entre outros.

Portanto, a contratação de uma gráfica flexografia é uma opção para elevar consideravelmente o nível de qualidade de impressões de rótulos, embalagens e produtos oferecidos a cliente ou parceiros como brindes.

Dicas para criar as melhores etiquetas para produtos

As etiquetas são uma solução para empreendedores que estão começando a criar uma marca, pois possibilitam a personalização das embalagens de uma forma barata e prática.

Etiquetas ou adesivos decorativos são fáceis de editar e, para se adequar a diversos tipos de produtos, podem ser redimensionados facilmente.

Uma ideia que vai bem, independente da natureza do produto, é o uso de rótulos e embalagens fáceis, com rótulos simples e eficazes. Quando envolvido, amarrado ou preso ao produto de forma simples, o rótulo pode dar uma ideia de cuidado e proximidade.

Investir em uma boa tipografia pode ser o grande diferencial de etiquetas para vender produtos gourmet ou mais refinados, assim como o uso de uma paleta de cores naturais.

Para criar o design do produto, estão em alta as combinações feitas com fotografias impressionantes em conjunto com tipografias minimalistas.

De uma maneira geral, é preciso criar rótulos e embalagens criativas, que confiram um visual único aos produtos.

Para dar um ar masculino à embalagem, uma ideia é o uso de combinações de preto e branco. Já o estilo mais feminino com padrão tem um visual mais clássico e elegante.

A contratação de profissionais do design gráfico se faz fundamental para o bom desempenho dos rótulos e embalagens.

Uma ideia para otimizar o projeto é pensar em uma linha completa de embalagens ou etiquetas, renovando todos os produtos ou pesando em lançamentos futuros.

As sacolas de papel ou ecobags garantem ainda mais presença ao divulgar a marca, além de serem úteis no dia a dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *