Comunicação visual: importância e possibilidades de divulgação

A comunicação visual consiste em uma estratégia de marketing muito eficiente para as empresas, pois visa a passar uma informação de maneira clara, simples e objetiva para o público por meio de elementos visuais.

Além disso, é por meio da comunicação visual que a empresa cria uma identidade, por meio da ampla divulgação do seu logotipo, que pode ser colocado em uma série de itens, como o cartão de visita, por exemplo.

Com o avanço das redes sociais, a comunicação visual tornou-se ainda mais importante para a publicidade das empresas.

As campanhas de mídia, por exemplo, conseguem aumentar a visibilidade da marca e/ou produto significativamente, sendo possível conquistar potenciais consumidores e fidelizar quem já conhece o empreendimento.

Por esse motivo, empresas que investem em comunicação visual tendem a se destacar no mercado.

Afinal, a expressão “uma imagem vale mais do que mil palavras” consegue definir bem a importância das estratégias de marketing em comunicação visual para empresas.

Brindes promocionais

Há muitas formas de divulgar um negócio, marca, produto ou serviço por meio da comunicação visual.

Em primeiro lugar, é necessário seguir toda a identidade do empreendimento, quer dizer, respeitar cores, tipografias e, é claro, não esquecer do logotipo.

No entanto, algumas estratégias tornam-se muito eficientes, como é o caso dos brindes personalizados.

Esses itens são especialmente confeccionados com a identidade da marca e/ou produto, tendo como principal objetivo divulgar a empresa de modo eficiente e, ainda, oferecer um “presente” aos clientes.

Não é preciso muito investimento nos brindes personalizados, visto que a maioria dos itens é de uso comum e bem barata.

Como exemplo, há o bloco de notas personalizado, que pode ser entregue em campanhas promocionais, feiras, eventos, apresentações, congressos e ações de marketing em ponto de venda.

Tudo dependerá da estratégia adotada pela empresa.

Os blocos de notas podem vir junto com canetas personalizadas, que também têm o logo e demais informações sobre a marca e/ou produto.

É importante que os brindes promocionais sejam atrativos para os clientes e tenham as seguintes características:

  • A boa qualidade do acessório;
  • O nome da empresa;
  • O logotipo da empresa;
  • As formas de contato (e-mail, telefone);
  • O endereço (se possível).

As canetas personalizadas também são brindes personalizados muito requisitados pelas empresas.

Além de úteis, pois todo mundo utiliza chaveiros para guardar chaves, esses itens ainda são resistentes e duráveis, o que possibilita o uso pelos clientes por um longo período de tempo.

Sendo assim, quem recebeu o chaveiro sempre lembrará da empresa, sendo possível um vínculo de identidade.

Outro brinde personalizado muito comum é o adesivo de parede. Com um preço de investimento mais barato, esse item pode ser oferecido para clientes fiéis, que ajudarão a empresa na divulgação.

Ou ainda, o adesivo pode ser personalizado para a própria empresa, colaborando com a decoração do local.

Para quem deseja ampliar as possibilidades de adesivos, não só em paredes, é possível investir em rotulos e etiquetas adesivas, que podem ser colados em diversos locais, como carros, objetos, cadernos, entre outros.

Uma das grandes vantagens desses adesivos é a sua resistência e aderência.

Estratégias de marketing e comunicação visual para divulgação

Além do investimento em brindes personalizados, algumas ações de publicidade podem colaborar para a visibilidade da empresa.

Independentemente da estratégia, deve-se sempre elaborar um plano completo, para avaliar a viabilidade, bem como os possíveis resultados da ação.

Assim, uma das formas de publicidade mais utilizadas e que traz resultados positivos é o uso de banners.

Antes da era da internet, os banners eram impressos em grandes formatos em lona ou tecido, para divulgação física.

Esse método ainda é usado, mas hoje em dia, as redes sociais baratearam os banners, sendo possível usá-los como peças publicitárias online.

Por exemplo, o banner para depilação pode aparecer em um site de clínica de beleza, sem a necessidade de investir em uma impressão especial.

Ou seja, o mundo digital possibilitou um leque muito grande de métodos de divulgação, com pouco investimento.

Por esse motivo, além das estratégias de comunicação visual e marketing para locais físicos, as empresas precisam se atualizar constantemente, e ter em mente que as redes sociais são muito eficientes em termos de resultados.

Assim, o melhor é não abandonar o marketing de divulgação física, mas também investir em ações para mídias sociais e internet.