A tendência dos adesivos na comunicação

Você tem pensado em planejar e criar alguns projetos de adesivos que você pode vender em lojas, shows ou de forma online? Ou, então, iniciar um negócio de adesivo perfurado para vidro de carros?

Pois saiba, que o negócio de adesivos pode ser rentável desde que bem planejado, assim como qualquer outro tipo de negócio. Uma ótima ideia é diversificar os seus produtos oferecendo desde adesivos de vinil – o que, geralmente, implica em desenhos de decalque de corte de vinil cortados em uma plotadora – até etiquetas em alumínio.

Outros tipos de materiais mais comumente usados para produzir adesivos são:

  • Polipropileno claro ou branco;
  • Vinil estático aderente;
  • Vinil opaco;
  • Vinil claro;
  • Poliéster claro;
  • Adesivo permanente.

Um outro tipo de negócio seria produzir ou vender adesivos personalizados para outras empresas, assim como para pessoas físicas.

As ideias e a responsabilidade de distribuição não são suas, você é apenas o fabricante, intermediário ou talvez o designer do produto.

Quanto tempo você pode dedicar ao seu negócio de adesivos?

Quão sério você está em começar este negócio? É um projeto que você está pensando em fazer ao lado de outro trabalho, ou você está procurando ganhar a vida e trabalhar em tempo integral?

De qualquer forma, as empresas não são fáceis de começar, comercializar ou crescer. E o negócio de rotulos e etiquetas adesivas, embora pareça divertido, compartilha todas as dificuldades que outras empresas enfrentam com marketing, distribuição, concorrência e lucratividade.

Lembre-se que uma ideia de autocolante pode sim decolar, mas precisa de muita paixão, trabalho duro e dedicação para crescer e ter sucesso.

Você deve comprar equipamentos ou terceirizar a produção?

Você pode comprar papéis especiais e imprimir modelos de etiquetas pré-cortadas diretamente de qualquer impressora básica, mas não é recomendável.

A maioria das pessoas imagina um negócio de adesivos com qualidade e que sejam duráveis​. Enquanto você poderia fazer adesivos como um hobby e usar papéis especiais e sprays de proteção, para sobreviver como um negócio legítimo, produtos de maior qualidade são essenciais.

Impressoras comerciais costumam ter um alto custo. Mas, não é recomendável a compra de equipamentos quando você está apenas iniciando no negócio.

É fácil testar a viabilidade da sua ideia de etiquetas personalizadas e começar o negócio, sem investir em qualquer equipamento. Então, por que arriscar? Por que não produzir suas ideias com os adesivos de melhor qualidade feitos por especialistas em qualquer equipamento e método que seja mais apropriado?

Se as coisas correrem bem, é muito mais fácil escalar quantidades maiores com a produção terceirizada. Se você está pensando que precisa de protótipos para testar e mostrar antes de pedir quantidades maiores, você pode ir a qualquer loja de sinalização e obter amostras de vinil ou de impressão digital.

Mas lembre-se, o estilo e a qualidade não serão os mesmos que os adesivos criados a granel e em equipamentos de impressão de comerciais apropriados.

Qual é o seu mercado e como você vai alcançá-lo?

Você já tem uma linha interna em um nicho de mercado que você pode alcançar por meio de um site, feiras especiais ou certos pontos de venda? Se assim for, ótimo.

Se você não está conectado a um mercado existente ou tem apenas uma vaga ideia de como e para quem seus produtos devem ser vendidos, como qualquer negócio, você precisa fazer algumas pesquisas e desenvolver um plano.

Há milhares de pessoas vendendo milhões de designs de adesivos — algumas pesquisas rápidas levarão você a produtos e empresas que podem estar relacionados ao seu nicho.

Como você vai competir com essas empresas e sites existentes? O que você tem que eles não fazem? Como você está mais bem preparado para se conectar com o cliente/mercado desejado do que os seus concorrentes?

Lembre-se que os adesivos são uma compra por impulso tão fácil e de baixo custo que, se você puder criar a mensagem ou o gráfico certo e colocá-lo na frente das pessoas certas, eles serão vendidos.

Você deve começar um negócio de adesivos?

Sim, mas como qualquer negócio, é preciso criatividade, visão, planejamento, uma boa ética de trabalho e ajuda de parceiros estratégicos.

Se alguém enriqueceu com uma ideia de autocolante, normalmente tinha de diversificar para outros produtos e comercializar uma marca em vez de apenas vender autocolantes simples.

Mas a boa notícia é que não há muitos custos iniciais. Então, se você tem uma ótima ideia de etiqueta — por que não testá-la? Pense nisso e bons negócios!

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