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Comunicação visual: estratégia para consolidação da marca

A comunicação visual é um tipo de linguagem utilizada pelo marketing para fazer com que a mensagem de determinada empresa seja emitida de forma eficiente com o objetivo de consolidar a marca e divulgar produtos e outras ferramentas.

Essa comunicação é usada, principalmente, por conta das tecnologias, com foco na internet, que é alimentada e estimulada a produzir elementos visuais.

Portanto, a comunicação visual, consiste no uso de formas visuais para que a identidade da marca seja transmitida aos clientes, sejam por meio de banner preço, placas, adesivos ou outros componentes.

Neste artigo falaremos sobre a importância da comunicação visual dentro das empresas e também sobre os materiais e produtos que podem ser usados para a transmissão das mensagens de forma mais efetiva.

O que é comunicação visual?

A comunicação visual consiste no uso de um conjunto de elementos visuais que definem a identidade de sua empresa, de modo que se apresente no mercado.

Os elementos visuais que são usados nesse tipo de linguagem são:

  • Vídeos;
  • Posts em redes sociais;
  • Formas;
  • Cores;
  • Formatos;
  • Letras.

Assim, é muito importante que as empresas invistam na comunicação visual, como a impressão adesivo para colocar em vitrines, rótulos mais bonitos, e também vídeos de propagandas, pois ajudam no fortalecimento da identidade da empresa, chamando a atenção dos clientes, e posicionando o empreendimento.

Portanto, a comunicação visual ajudará você a agregar valor a marca, que permite a diferenciação dos concorrentes, fazendo com que os clientes sejam influenciados por essa identidade.

A falta de uma comunicação visual pode gerar prejuízos e falta de alcance para sua empresa. Abaixo falaremos sobre como montar uma boa comunicação visual.

Dicas para uma boa comunicação visual

Para a construção de uma boa comunicação visual que pode ser aplicado em cartão de visita arquiteto, placas, banners e outros componentes é preciso levar em consideração alguns aspectos.

O primeiro ponto é transmitir a missão, visão e valores por meio da sua identidade, portanto, pense nas cores, símbolos e formas que ajudarão nesses princípios.

O segundo ponto é identificar o público que a comunicação ocorrerá, com isto, é possível direcionar de forma mais criativa e eficiente os materiais publicitários, sejam cartão de visita manicure, cabeleireiro, entre outros.

O terceiro ponto é a produção de padrões tanto para peças impressas, como para as peças digitais.

Como montar um cartão de visita?

Um dos produtos da comunicação visual são o cartão de visita. Esse cartão faz parte integrante das apresentações dos empresários e profissionais autônomos.

Além dos cartões de visita físicos, hoje também existem os chamados cartões virtuais que podem ser mandados por e-mail ou por qualquer outra rede social.

Abaixo falaremos sobre como montar um cartão de visita chamativo e bastante eficiente.

1. Use as cores de forma equilibrada

Para que os cartões de visita sejam equilibrados e transmitam os valores da empresa e dos serviços prestados é necessário que haja um equilíbrio de cores, gerando uma sobriedade e consequentemente um espírito de profissionalismo.

Os designers indicam o uso de duas ou três cores, com a possibilidade de trabalhar tons e semitons. Lembre-se que o texto do cartão deve ser feto em alto contraste com as cores de fundo combinando.

2. Use fotos com moderação

Os designers não aconselham o uso de fotos nos cartões corporativos, de modo que estes fiquem somente nos catálogos, sites ou panfletos.

No entanto, caso queira usar fotos, use com moderação e evite fotos prontas ou de buscadores na internet, assim, produza sua própria foto.

3. Coloque informações certas

Os cartões corporativos precisam ter informações corretas e precisas sobre suas empresas. Isto acontece porque os cartões ajudam as pessoas a virem para a sua empresa, trocarem contatos e fecharem negócios.

Assim, coloque os dados necessários como logomarca, telefones, e-mail, endereço e ao menos duas redes sociais.

Para que as cores, formatos e logomarca sejam colocados certos nos cartões, banners e outras peças publicitárias é elaborado um manual de identidade visual.

Neste manual todas as informações relacionados a marca, as tipografias e outros processos são especificados para os designers.

Assim, compreendemos neste artigo que a comunicação visual é muito importante na estratégia de marketing das empresas, se tornando um item altamente necessário e sendo aplicado em situações tanto macro como micro, possibilitando bons resultados.