comunicação

Comunicação: a relevância das etiquetas nos negócios

A comunicação é essencial para que as mensagens, conceitos e ideias sejam transmitidas com clareza e objetividade para um determinado público.

Esse recurso é frequentemente utilizado no âmbito pessoal e profissional. Existem dois tipos de comunicação que são muito utilizadas no mundo dos negócios: a verbal que utiliza a escrita/fala e a visual que usa todos os elementos visuais para informar.

A criação de estratégias de marketing e comunicação visual exige a presença de profissionais das áreas de design e comunicação na empresa.

O conhecimento, criatividade e experiência dos colaboradores ajuda na elaboração da identidade visual do negócio. Para esta tarefa são utilizados os seguintes recursos:

  • Cores fortes;
  • Desenhos;
  • Elementos gráficos;
  • Fotografias;
  • Formas geométricas;
  • Ilustrações;
  • Tipografias personalizadas;
  • Vídeos.

Estes elementos usados de maneira individualizada ou em conjunto podem causar impactos positivos, despertando a curiosidade e chamando a atenção do público.

O sucesso nos negócios depende de uma série de questões: mercadorias de qualidade, boa comunicação visual, atendimento eficiente aos clientes, investimentos na compra de matéria-prima e equipamentos de excelência.

Utilizar etiquetas adesivas para a identificação dos produtos e informações é um ponto fundamental para a organização e ajuda a passar uma imagem de credibilidade aos clientes.

A importância das etiquetas na comunicação de negócios

As etiquetas são usadas em vários segmentos da indústria e comércio para organizar mercadorias, informar dados, identificar objetos, etc.

O processo de criação das etiquetas pode acontecer nas empresas especializadas ou gráficas que utilizam impressoras e papéis diferentes para a criação deste elemento em grande quantidade, atendendo a necessidade das pessoas.

Uma etiqueta ribbon, por exemplo, é neutra que através da transferência térmica aquece o ribbon, que transfere o pigmento da tinta para o material da etiqueta. O ribbon é um item de alta resistência e qualidade, sendo muito utilizado para a produção de etiquetas com:

  • Informações sobre a conservação de produtos;
  • Logotipo;
  • Tabela nutricional;
  • Código de barras;
  • Caracteres pequenos e médios.

Estes são alguns dados que podem ser impressos nas etiquetas ribbon. No processo de criação, os tipos de ribons mais utilizados são o misto, de cera e de resina. A máquina usada para a criação é a impressora termica com ribbon.

Indústria têxtil

O segmento de produção têxtil utiliza muito as etiquetas nos seus produtos. As etiquetas nas peças de roupas devem ser bem posicionadas para evitar problemas para o consumidor.

O tamanho deste elemento deve ser considerado no momento da fabricação, pois este fator faz toda a diferença no resultado final.

Nas etiquetas bordadas para roupas os principais dados a serem colocados são:

  • Nome da empresa ou marca;
  • País de origem da fabricação;
  • CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica);
  • Medidas e tamanho da peça de roupa;
  • Composição (quantidade de fibras);
  • Símbolos de cuidados e conservação.

Círculo, triângulo, balde de água, ícone do ferro de passar, quadrado com círculo dentro e meio círculo são símbolos utilizados para instruir as pessoas sobre como lavar, métodos de secagem e manuseio da peça de roupa.

A produção deste tipo de etiqueta é personalizada, atendendo às necessidades do fornecedor e marca das roupas.

Etiquetas multifuncionais

Alguns modelos de etiquetas possuem diversas funções que ajudam as empresas e os indivíduos no dia a dia.

As etiquetas adesivas personalizadas, por exemplo, podem ser usadas para vários fins: conter o preço das mercadorias, informação sobre venda, organização e otimização do estoque, identificação de um produto na gôndola, para especificar os cuidados ao transportar cargas, etc.

Estas são apenas algumas das inúmeras possibilidades de utilização das etiquetas adesivas. A fabricação é feita com papel couchê que tem boa rigidez e versatilidade, podendo ser utilizado em impressoras térmicas que realizam a impressão de código de barras e textos.

A qualidade deste papel faz com que a etiqueta possa se adaptar a vários formatos, fator que ajuda na utilização em diversas caixas com superfícies irregulares.

A etiqueta de gôndola é uma peça importante no momento de organizar as mercadorias e fornece informações aos consumidores.

O uso deste material ajuda o comerciante a cumprir o seu papel que é oferecer o máximo de dados sobre o produto, proporciona uma boa experiência de venda ao cliente. Nas empresas ou gráficas os profissionais podem elaborar três opções de etiquetas de gôndola: adesiva, eletrônica ou de papel.

Esta etiqueta é importante para a operação do negócio, contribuindo para a troca de preços durante as ações promocionais e automatiza a identificação das mercadorias.

Portanto, sabendo dos benefícios das etiquetas e como elas podem ajudar na comunicação visual da empresa ou marca, investir neste material é uma maneira de atrair novos clientes com uma mensagem concisa e direta. Dedicar tempo e capital para a compra deste elemento pode ajudar no crescimento e prosperidade dos negócios.