Para que uma empresa cresça de forma mais rápida e eficiente, é preciso realizar diversas ações de comunicação visual. Ter um setor de RH favorável, investir em marketing e compor uma equipe eficaz são algumas delas.
Inclusive, dentro das estratégias de marketing e comunicação, há a comunicação visual corporativa, que é o assunto desse texto. Mas, você sabe sua real importância?
O que é e qual a importância da comunicação visual?
Ainda hoje, muitas pessoas desconfiam da necessidade de ações e estratégias de comunicação para o crescimento de uma empresa e para a construção de uma marca.
Mas, é aí que se enganam. Atualmente, grandes marcas investem muito dinheiro em diversos métodos para fortalecer esse ponto.
E não é apenas da comunicação padrão que estamos falando. Hoje, o marketing está atuando de forma cada vez mais inovadora, de acordo com as necessidades de seus clientes.
Assim, a comunicação visual deixou de ser apenas um detalhe e virou uma estratégia estudada e muito bem produzida. Quando falamos nisso, não estamos falando apenas daquele banner para empresa que é feito para eventos, uma vez por ano.
Estamos falando de construção de logomarca, identidade visual de posts em redes sociais e, é claro, em objetos para serem distribuídos como forma de propaganda.
Resumidamente, a comunicação visual é tudo aquilo que envolve cores, formas e, obviamente, a visão. Alguns exemplos para entendermos melhor são:
- Cartão de visita;
- Uniformes;
- Cores específicas;
- Construção da própria estrutura física;
- Brindes em geral;
- Posts em redes sociais;
- Informativos (folders, cartazes, entre outros);
- Talão de pedido;
Comunicação visual interna
A comunicação interna como um todo é de extrema importância dentro de uma empresa. Incluso nisso, está a comunicação visual. É isso o que une os colaboradores e passa mensagens importantes.
Muitas empresas, por exemplo, utilizam essa área para divulgar informações necessárias, como feriados, novos planos, entre outras questões.
Uma boa ideia (que é bastante utilizada em empresas maiores) é fazer um mural com um informativo quinzenal ou mensal.
Nele, podem estar inseridas essas notícias importantes e também outros detalhes, como aniversariantes do mês, datas comemorativas e fotos de eventos corporativos.
A comunicação visual, nesse caso, acaba entrando na identidade que é construída pela empresa. Assim, todos os materiais acabam sendo feitos de uma maneira uniforme, o que deixa as ações mais realistas, detalhadas e próximas dos colaboradores.
Um setor que trabalha muito com a comunicação interna, com a ajuda da equipe de comunicação, é o próprio RH. Ele realiza ações importantes que causam a união de toda uma equipe.
Comunicação visual externa
Da mesma forma que a comunicação interna é essencial para o bom funcionamento de uma empresa e para o crescimento de uma marca, a comunicação externa também faz toda a diferença.
Isso inclui marketing, conteúdo, propaganda e até mesmo objetos, como sacolas personalizadas, copos e camisetas.
Mas, é preciso ter em mente que a comunicação visual não pode estar sozinha e deve ser muito bem estruturada.
Algumas dicas para realizar essa ação de forma mais correta, são: estude seu público alvo; monte a identidade visual de acordo com isso; a linguagem (textos e palavras) também importam.
Inicialmente, é preciso testar. O famoso TESTE A/B pode ajudar muito quando o assunto é comunicação visual. Assim, para saber o que tem mais impacto no público, é necessário não ter medo de errar.
Faça dois tipos de alinhamento e, o que se der melhor, você investe. Após isso, será muito mais fácil e tranquilo estruturar estratégias que deem certo, de acordo com aquilo que o público alvo se interessa.
Comunicação e construção da marca
Investir na comunicação como um todo (que engloba a visual), é a fórmula correta de se construir uma marca na mente do público.
Pense bem, determinadas marcas vêm na nossa mente apenas por vermos determinados formatos e cores. Isso é efeito de uma construção completa e bem estruturada.
Para isso, são necessários muitos estudos e investimentos. Contratar profissionais especializados em marketing e comunicação é o mais indicado para não ter problemas e nem acabar perdendo dinheiro.
A construção da marca é extremamente importante, pois hoje, as pessoas deixaram de comprar apenas produtos. Na verdade, elas compram ideias e posicionamentos.
Assim, é essencial que as marcas façam esse trabalho envolvendo a comunicação e o marketing, para que toda sua imagem seja positiva.