Comunicação

Comunicação e mídia externa: o que você precisa saber?

A comunicação visual é essencial para as empresas, porque desenvolve produtos que serão utilizados para divulgar a empresa ou uma marca.

Esses produtos podem variar desde as mídias externas, mídias de massa como TV e rádio, assim como as peças digitais, por meio de redes sociais e sites.

Cada meio é estudado para atingir o público-alvo da empresa. Essas peças são importantes porque além de atrair a visibilidade dos clientes, fortalece a marca e aumenta seu reconhecimento e identificação na sociedade.

Esses produtos são desenvolvidos por empresas do setor da comunicação visual que são formados por uma equipe de marketing, comunicação e design que elabora peças a partir das particularidades de cada empresa.

Neste artigo, nosso foco é falar sobre as mídias externas e como elas são importantes para atingir um público mais abrangente e facilitar esse reconhecimento de sua marca.

O uso de totens e painéis

Um dos elementos de comunicação visual para o ambiente externo é o totem comunicação visual. Esse produto é utilizado por várias empresas para a divulgação de produtos, podendo servir até para sinalização de ambientes.

O motivo do totem ser utilizado é exatamente porque esse material consegue promover uma marca, por meio da atração. Esse é um elemento que consegue comunicar algo ao seu público.

Além disso, esse material é utilizado porque apresenta várias vantagens como:

  • Melhora a imagem do negócio;
  • Versátil;
  • Contribui para a identificar sua empresa;
  • É dinâmico;
  • Capta a atenção do seu público;
  • Resistente e durável;
  • Pode servir como decoração;
  • Possui um design moderno e sofisticado.

Além de reforçar uma identidade para a marca e chamar a atenção dos seus clientes, esse material pode ser feito em vários compostos, desde chapas, elementos metálicos como aço, acrílico e até mesmo o PVC.

Além disso, esse material pode ser utilizado como um reforço com apoio da iluminação, agregando cores predominantes da empresa, logotipo empresarial, assim como as cores.

Nesse aspecto em relação à versatilidade, os totens podem ser utilizados para identificar vários negócios, desde indústria, setor médico, varejista, universidades, dentre outros.

Outro material utilizado como mídia externa é o grande painel de publicidade, que é menor que um outdoor, porém, versátil e atinge também um grande número de pessoas.

O uso desse material é indicado para pontos de ônibus, metrôs, em shoppings, comércios e locais com aglomeração. Esse painel publicitário chama a atenção do cliente pelas suas cores e transmite uma mensagem direta e objetiva.

Além disso, ser compacta também é importante para que essa mensagem atinja o cliente de forma mais simples.

Outros produtos da comunicação

Além dos painéis de publicidade, existem outras peças de comunicação visual utilizadas externamente, como é o caso das faixas e banners.

Essas peças são importantes porque transmitem uma mensagem de forma mais compacta para o cliente. O banner é:

  • Versátil;
  • Está disponível em várias cores e formatos;
  • Transmitem uma mensagem objetiva sobre a empresa;
  • Podem ser utilizados em várias situações e segmentos;
  • Durável e resistente.

Os banners são indicados não somente para eventos externos, mas também para atingir o público interno da empresa, como os colaboradores e funcionários. Outro tipo de comunicação visual externa é a sinalização horizontal preta.

Os elementos da sua loja e a parte de infraestrutura são fundamentais como elementos de comunicação, ou seja, isso varia desde o uso de placas de sinalização, o uso de faixas pintadas no chão, uso de adesivos, são importantes para sinalizar ao cliente os locais onde ele deve ir, mostrando também uma organização na loja.

Como obter esses materiais?

Já falamos sobre como a mídia externa é importante para a sociedade, porém, existem as formas de de confecção de impressão desse material.

Por isso, é importante consultar uma gráfica online, no aspecto de realizar orçamento das impressões de materiais para o seu negócio. Essa gráfica online pode ser solicitada por meio de sites, assim como a solicitação do orçamento.

Na hora de escolher uma gráfica é importante levar em conta sua qualidade, corpo técnico, credibilidade no mercado, além do uso de impressoras apropriadas para os materiais que você deseja.

Por exemplo, no caso de imprimir um banner ou outdoor, é importante buscar por uma gráfica rápida banner, assim como de cartazes, folders e outros. Isso garante a qualidade do material.