comunicação

Etiquetas e rótulos para uma boa comunicação visual

A comunicação é fundamental para que as empresas funcionem de forma adequada, e principalmente, que consolidem sua marca frente aos concorrentes e se tornando parte da lembrança dos clientes no momento da compra.

Assim, um processo fundamental para que isto ocorra é com a definição de uma identidade visual, feita pelo setor de marketing ou de comunicação visual.

Essa identidade visual permeará todos os componentes visuais dos empreendimentos, do rotulo BOPP metalizado, até em vídeos, outdoors, entre outros.

De forma geral, podemos entender que a comunicação visual é a transmissão de uma mensagem por meio de elementos visuais, como:

  • Imagens;
  • Formas;
  • Vídeos;
  • Símbolos.

Esses componentes permitem uma comunicação mais eficiente trazendo resultados bem elaborados e em alguns casos de forma mais imediata.

Neste artigo abordaremos o papel das etiquetas para artesanato em tecido, e outros modelos na comunicação visual e seus principais tipos.

O papel das etiquetas: comunicação com qualidade

As embalagens passam por um série de etapas para serem confeccionadas, que vão desde o desenho, a escolha de cores, do material e o tipo das etiquetas. Além de estarem nas embalagens, as etiquetas também estão presentes em processos internos diversos.

Para que a etiqueta seja escolhida de forma correta é importante levar em consideração diversos aspectos como as necessidades do produto, onde estão armazenados, entre muitos outros elementos.

A principal função das etiquetas é informar com qualidade e eficiência, de modo, que existem tanto as etiquetas mais fixas, como a etiqueta de preço promocional que são do tipo removível e que podem ser reutilizadas.

Com isso são usadas em muitos setores. No têxtil por exemplo são usados para indicar aos clientes os cuidados com a preservação de determinada peça.

Já no setor alimentício há dados que são obrigatórios e estão normatizados na ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária e dados que podem ser extras, fazendo com que se torne uma peça publicitária fundamental na comunicação visual.

Assim, desde as etiquetas de tecido para roupas até os rótulos bem desenhados e feitos para serem verdadeiros exemplos gráficos, há outros tipos de etiquetas que abordaremos no tópico abaixo.

Tipos de etiquetas disponíveis no mercado para comunicação

As etiquetas são muito importantes para os produtos e para cada tipo há um tipo de produção diferenciada, algumas são termos sensíveis, outras são feitas por impressão padrão e outras podem ser feitas com um sistema conhecido como impressão UV.

O fato é que as etiquetas precisam ter informações, e essas informações precisam garantir que o cliente saiba o máximo possível sobre aquele produto.

Algumas informações que podem ser colocados nas etiquetas são dados sobre a marca, o registro fiscal e sanitário do produto, local de fabricação, o nome do produto, e até mesmo informações sobre a cadeia produtiva.

Assim, são muitos os tipos de etiquetas que estão disponíveis para serem uados nos mais diferentes tipos de embalagens.

E lembre-se, alguns setores possuem informações obrigatórias e também regras específicas de confecção, como no caso das etiquetas personalizadas de tecido e as embalagens de alimentos frescos como peixes e carnes.

Abaixo falaremos sobre alguns dos tipos de etiquetas mais encontrados.

1. Etiquetas de papel

São modelos mais econômicos e mais fáceis de serem confeccionadas, já que sua impressão é feita em impressora tradicional.

Apesar disso, podem ser aplicadas em muitos tipos de embalagens de produtos, com apenas uma coisa que pode a desabonar, que é a pouca resistência a danos físicos.

2. Etiquetas plásticas

São mais resistentes que as de papel, já que suportam grandes danos físicos, e não comprometem a exibição de materiais.

Com essa característica é usada em locais úmidos, e principalmente em mercadorias refrigeradas, que são várias.

3. Etiquetas removíveis

São etiquetas que e que podem ser retiradas e colocadas em outro lugar. São mais usados em ambientes industriais e em cadeias de logística.

Podem ser feitas de muitos tipos de materiais como borracha e acrílico. Algumas possuem o formato de TAG, muito usado também em algumas embalagens no setor da moda.

4. Etiquetas RFID

Essas etiquetas por outro lado são consideradas tecnológicas por possuírem sensores que enviam e recebem dados, sendo usado em produtos de loja que ajudam na identificação de tentativas de roubos e também em processos de logística, automatizando muitas rotinas.

Desse modo, entendemos que as etiquetas são fundamentais para o bom desenvolvimento da marca e para que as informações sejam passadas de forma adequada e correta.