comunicação visual

Veja o porquê investir na comunicação visual da sua empresa

Precisa garantir que a sua empresa se destaque no mercado? Uma das maneiras de se fazer isso é por meio do marketing relacionado à comunicação visual.

Um banner bem elaborado ou uma fachada diferenciada pode chamar atenção para o seu negócio de mecânica e manutenção de carros, por exemplo.

Caso o seu comércio ou prestação de serviços fique em uma rua ou avenida movimentada, com várias distrações visuais, uma pessoa que está precisando de um novo Engate rápido pneumático ou uma revisão periódica do seu carro, pode ter a solução imediata para os seus problemas se ver o seu estabelecimento bem destacado.

Mais do que nunca, em um mundo cheio de distrações e novidades despontando por todos os lados, é preciso se diferenciar da multidão com estratégias de comunicação visual, entre outras ferramentas de marketing.

Uma empresa de Locação de desktop tem milhares de concorrentes e chamar a atenção do seu público alvo, principalmente se a sua loja estiver em um reduto de empresas de periféricos, é fundamental.

O que é comunicação visual?

A comunicação que é feita por meio da visão é chamada de comunicação visual. Muitos elementos configuram esse tipo de comunicação, tais como:

  • Expressão facial;
  • Gestos;
  • Contato visual;
  • Sinais;
  • Mapas;
  • Gráficos;
  • Cartazes;
  • Placas.

Além desses elementos, a comunicação visual também abrange:

  • Design gráfico;
  • Ilustração e animação;
  • Livros;
  • Impressão;
  • Revistas;
  • Mídia baseada em tela;
  • Web design interativo;
  • Curta metragem;
  • Design para publicidade;
  • Promoção;
  • Identidade corporativa;
  • Design de embalagem etc.

A apresentação visual de informações e dados está tendo um impacto crescente em nossa vida prática.

Por exemplo, as placas de trânsito são completamente visuais. Todas fazem parte da linguagem não verbal, sendo composta de símbolos e ícones. E entramos em contato com elas diariamente.

Para indicar “aluguel de equipamentos”, pode-se usar na imagem de qualquer equipamento que você esteja alugando. Desde uma impressora até uma betoneira, que define o setor a qual você comercializa.

Em outras palavras, a comunicação visual é uma comunicação em que as ideias e informações são passadas com ou sem o suporte de palavras, mas elas são mero apoio. O foco é a imagem que o olho capta.

Quais as vantagens?

Hoje em dia, a maioria das organizações empresariais está usando técnicas visuais para apresentar as informações, desde locação de impressoras até um comércio de bebidas. A apresentação visual é benéfica por vários motivos. Alguns deles são os seguintes:

  • Eficaz para o receptor analfabeto;
  • Ajuda na comunicação oral;
  • Explicação fácil e objetiva;
  • Apresentação simples e chamativa;
  • Evita desperdício de tempo;
  • Ajuda na rápida tomada de decisão;
  • Tem grande popularidade e aceitação;
  • Uma imagem vale mais que mil palavras.

A apresentação artística, impacto dos anúncios na informação e a compreensão mais rápida também são algumas das vantagens da comunicação visual.

Por isso, antes de fechar o seu novo contrato de locação para abrir sua empresa, é importante verificar se, no imóvel, será possível inserir uma fachada chamativa para atrair seu público alvo.

Dia a dia, o nível de tecnologia tem aumentado e a comunicação audiovisual tem se tornado o modo preferido de comunicação para as empresas.

A capacidade dos seres humanos de receber, visualizar e processar imagens é o ponto de venda da comunicação visual.

Como visto, no mundo dos negócios, a comunicação visual é muito importante, pois ajuda na comercialização dos produtos que uma empresa está oferecendo.

Por isso, vender um acoplamento dentado, em meio a um mundo de opções de peças para carros, com a comunicação visual, é possível sair na frente da concorrência.

Enfim, as técnicas visuais auxiliam a prevenir o desperdício de tempo também, uma vez que a comunicação oral e escrita demora mais tempo para comunicar e informar, e capta com menos agilidade a atenção do ouvinte ou leitor.

Por fim, a comunicação visual é utilizada no mundo todo, cada lugar conforme as diretrizes culturais e as definições sobre o que chama a atenção do público-alvo daquele país. Isso muda culturalmente de um local para outro.

Portanto, vale a pena estudar como se comporta o consumidor brasileiro diante de tais informações. Isso pode potencializar seus números.

Tendo em vistas as vantagens oferecidas pela comunicação visual, procure por uma empresa de marketing que alie as melhores técnicas de design e estratégias para formatar um projeto para a sua empresa. O objetivo sempre será atingir o público-alvo de forma mais eficiente e rápida. Pense nisso!