Etiquetas elementos importantes da comunicação visual

As etiquetas e faixas são muito importantes e presentes na sociedade, mais do que as pessoas imaginam. Elas fazem parte da comunicação visual, que são elementos gráficos, que emitem uma mensagem ao cliente.

Pensando nisso, separamos as principais etiquetas e faixas usadas no mercado e suas funcionalidades.

A utilização de faixas: elemento de segurança para funcionários

A Faixa refletiva para roupas é um material utilizado em roupas, para ajudar na iluminação. Esse material é utilizado em uniformes, principalmente para profissionais que precisam trabalhar no escuro ou com iluminação baixa.

Essa faixa é diferente do restante do uniforme e é indicada para profissionais que trabalham em:

  • Rodovias;
  • Em mineração;
  • Em ferrovias;
  • Em aeroportos;
  • Que trabalham em concessionárias;
  • Que trabalham com o recolhimento de lixo.

Essa faixa é utilizada como um elemento de segurança para os funcionários, porque faz com que eles sejam vistos à distância pelos automóveis ou pessoas.

Ou seja, esse material atua de forma refletiva, alertando os motoristas sobre a presença de funcionários na pista ou em seu local de trabalho.

A utilização do Tag adesivo

A tag adesivo é um tipo de adesivo que é utilizado para destacar alguns produtos ou brindes. Esse material pode ser utilizado pelas empresas, que pretendem entregar uma lembrança ao funcionário ou cliente, ela é anexado como um item decorativo.

Isso ajuda até na personalização do produto e na divulgação da empresa. Indicado para vários itens e produtos, as tags ajudam a identificar um material de forma personalizada, trazendo o logotipo da empresa, uma frase, ou imagem.

A tag pode ser utilizada também de forma informativa, trazendo alguns dados sobre o produto, principalmente se for do setor alimentício, por exemplo, o lote, as instruções de uso e a data de validade.

As tags podem ser criadas por um design e confeccionadas por meio de um serviço de impressão, feito em uma gráfica, sendo entregue à empresa, em grandes quantidades.

Além disso, outra vantagem em utilizar a tag é que além de personalizar o produto, esse material é bastante versátil e de fácil aplicação.

Alguns fatores podem alterar a qualidade da tag, por exemplo, o tipo de modelo, o tipo de papel, qual será a cor, se com brilho ou fosco, e qual será o tipo de fabricante do produto. Além disso, esse material precisa ser protegido de altas temperaturas ou umidade.

A importância das etiquetas personalizadas

As etiquetas estão muito presentes na sociedade e podemos vê-las em roupas, em eletrodomésticos e em vários materiais.

A grande vantagem nesse tipo de utilização é que as etiquetas estão disponíveis em vários modelos e formatos, além disso, seu material pode ser diferenciado.

Esse é um ótimo recurso para divulgação que geralmente contém informações cruciais sobre determinado uso do produto.

As etiquetas para roupas, com certeza, são um dos modelos mais conhecidos de etiquetas. Também conhecida como etiqueta de composição, elas são utilizadas na indústria têxtil e contém informações sobre o uso do produto, por exemplo:

  • O país de origem;
  • O tipo de peça;
  • O tamanho da peça;
  • Como lavar a peça;
  • Se deve passar ferro ou não;
  • Sua composição, se é de algodão, poliéster, entre outros.

Esse material pode estar presente em vários artigos da indústria têxtil, como roupas, toalhas, em cortinas e até em lençóis. Geralmente, esse material é feito com nylon, que é bastante resistente à lavagem e elevadas temperaturas, sendo bastante difícil de rasgar.

Esse material pode ser impresso por impressora de etiquetas, em variados modelos e tamanhos. Outro material que pode compor uma etiqueta para roupa é o tyvek, que é conhecido também como um não-tecido.

Esse material é composto por fibras e apresenta também alta durabilidade e resistência, sendo feito de polietileno. Esse material é considerado antialérgico, evitando que fungos e bactérias se espalhem.

Vale ressaltar que as informações contidas em etiquetas seguem normas e regras previstas em regulamentação, para garantir a segurança no manuseio da peça. Ou seja, a indústria têxtil é obrigada a disponibilizar para o consumidor, uma peça com várias informações sobre sua fabricação e uso.

Outro material que serve como uma etiqueta, mas que está presente nos produtos alimentícios, são os rótulos, que contém informações sobre a composição do produto, valor energético e calórico, evitando que pessoas alérgicas o consumam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *