Veja as possibilidades dos materiais em acrílico

Através de uma pesquisa a fundo é possível identificar diversos tipos de materiais utilizáveis em qualquer tipo de estabelecimento e indústrias, mas poucos oferecem tanta diversidade de produtos, aplicações e modelos, como o acrílico.

Esse produto é basicamente um termoplástico que através de um processo de modelagem em alta temperatura consegue atingir um estado rígido e permite a modelagem perfeita do material, o que permite diversos tipos de edições e traz consigo uma diversidade enorme de equipamentos e produtos que podem ser feitos em acrílico.

Durante este artigo você irá entender diversos tipos de aplicações para esse material e, no final, iremos ver um método de aplicação muito viável para criar peças únicas e personalizadas para agregar ainda mais na comunicação visual para o seu negócio.

Quais as peças mais comuns em acrílico?

É possível contatar alguma fábrica que produza esses tipos de peças de acrílico e solicitar algum modelo específico que atenda às suas necessidades, mas para o uso mais comum existem algumas peças que são vendidas prontas, vamos ver os modelos mais comuns no mercado.

Quadro de aviso

Diversos estabelecimentos fazem uso desse tipo de quadro para exibir fotos, propagandas, avisos e informações.

É bem provável que você já tinha visto em algum local aquela placa de funcionário do mês onde a foto da pessoa é inserida dentro de um painel de acrílico, que por sua composição transparente é perfeita para essa aplicação.

Um quadro de aviso em acrílico permite uma versatilidade enorme para qualquer local, pois pode conter diversos espaços para inserir folhas de sulfite que podem ser editadas com qualquer tipo de informação, sendo muito fácil alterar os avisos ou informações.

Esse tipo de quadro pode ser direcionado para o seu público ou para os funcionários, tudo dependerá de qual a maior necessidade do local.

Caixa de acrílico

caixa de acrilico é provavelmente o produto mais fabricado e vendido em acrílico, pois permite a inserção de diversos materiais dentro dela e ao mesmo tempo é fácil consultar o que foi guardado em cada uma.

É um tipo de produto muito utilizado para organizar produtos comprados em larga escala que são parecidos, mas tem modelos diferentes.

Além disso essa caixa pode ser muito útil como material decorativo e fazer parte da identidade visual do seu ambiente de forma muito positiva.

Uma informação que é válida destacar sobre esse produto é a sua resistência, por conta do processo de fabricação do acrílico ele se torna um material extremamente resistente e por esse motivo pode armazenar produtos frágeis sem problema algum.

Placas de acrílico

Essa é provavelmente a peça feita em acrílico que permite a maior edição.

Comumente utilizada na entrada de comércios, a placa de acrilico permite a inserção de qualquer tipo de letra, logotipo, imagem ou cor, e essa versatilidade permite a criação de placas totalmente personalizadas e bonitas que podem conter o logotipo da empresa, junto com o nome, visão, missão e valores.

Além disso é possível utilizar esse tipo de produto em praticamente todo o ambiente, como em mesas para identificação de cargo, como sinalização e em alguns casos podem ser utilizadas até como capa de crachás, etc.

É possível encontrar diversas fábricas que trabalham com o acrílico e podem gerar peças únicas para o seu ambiente.

Como vimos, existem diversos materiais em acrílico que podem incrementar o seu ambiente de trabalho de formas variadas, além dos que abordamos aqui, existem muitos outros, como:

  • Urnas para sorteio;

  • Porta cartão;

  • Porta retratos;

  • Púlpito.

Mas agora iremos entender um pouco de como funciona o processo de edição do acrílico, qual o método utilizado, qual equipamento e como ele opera.

A utilização do laser para manipular o acrílico

Após o acrílico passar por todo o processo de criação através do endurecimento do plástico ele se torna um material rígido, que deixa a sua modelagem um pouco mais complicada, para isso é utilizado a maquina de corte a laser que utiliza um feixe de luz extremamente quente para conseguir perfurar, atravessar ou cortar o acrílico e fazer o molde necessário para aquela peça.

Essa máquina funciona através de um software de vetorização que fará todo o procedimento de corte de forma automática e precisa, gerando uma peça com encaixes perfeitos e sem defeitos de acabamento.

Atualmente a gravação a laser é um método comum para realizar essa manipulação no acrílico mas também tem sido aplicada em outros materiais como aço, ferro e todo tipo de metal.