Como a comunicação visual pode ajudar no sucesso da sua padaria?

A comunicação visual tem mudado praticamente todo o cenário de vendas de diversos setores, reformulando desde cores até equipamentos, métodos de operação e sistemas adotados por indústrias, lojas e todo tipo de comércios.

As padarias não ficam de fora disso, por ser um setor do ramo alimentício é necessário editar de todas as formas possíveis para fazer com que o cliente se sinta confortáveis naquele ambiente. Desse modo, para que ele seja atraído e fidelizado pelas produtos e encantado com o visual do lugar. Mas, como fazer isso?

Essa é a pergunta que responderemos durante o artigo, destacando diversos equipamentos e pequenas alterações que podem ser feitas no ambiente visando entregar um melhor visual para o seu público.

Investindo no maquinário adequado

Dentre todos os investimento o mais importante é o maquinario de padaria, que é possível encontrar de diversos modelos, tipos e tamanhos. Para auxiliar na escolha do maquinário que melhor irá atender às suas necessidades separamos algumas informações referente aos produtos mais populares dessa linha, confira a seguir.

1. Balcão vitrine

O principal diferencial de uma padaria em relação a diversos outros ramos é que os seus produtos são visualmente chamativos e atraentes, isso deve ser explorado e o seu cliente deve ter um contato inicial positivo com os produtos mais bonitos e bem feitos da sua padaria.

Assim, o balcão vitrine para padaria tem exatamente essa função. Normalmente construído em madeira ou MDF, ele tem a sua parte frontal construída em vidro para facilitar a visualização e pode conter divisórias dentro ou não. Com relação à divisória, esse fator irá depender do tipo de produto que será exposto.

Esse tipo de balcão deve ser escolhido de acordo com a identidade visual do ambiente que ditará a cor, o tamanho e demais especificações que podem ser alteradas.

Mas o que deixar a mostra nesse balcão? Existem diversos produtos que uma padaria produz que podem ser exposto, mas os mais chamativos são:

  • Bolos de aniversário;

  • Pães diferenciados;

  • Rosquinhas, broas e sonhos;

  • Tortas e doces em geral.

A escolha desses produtos se deve ao seu apelo visual que tem o potencial de despertar uma sensação positiva no seu cliente, na hora de escolher sempre invista nos produtos com maior apelo visual, os mais bonitos e coloridos irão garantir o sucesso na venda dos produtos.

2. Etiquetador

Em uma padaria que conta com diversos produtos as etiquetas devem ser muito bem utilizadas. Isso porque existem etiquetas variadas que vão desde as padrões como as de preço e também as etiquetas personalizadas que são editadas de acordo com alguma necessidade específica com finalidade de informar ou categorizar algo.

Esse tipo de etiqueta pode ser encomendada ou feita por um etiquetador mais moderno que permite a edição de letras e, em alguns casos, até a inserção de determinadas imagens no seu painel.

Além desse tipo é muito comum utilizar a etiqueta de composição em padarias que fazem o papel de informar a composição de certos produtos.

Esse item, antigamente, era mais utilizada nos setores de produção de roupa para informar o tamanho das peças. Já no ramo de padarias possui função parecida mas é aplicada em lotes de produtos para informar o CNPJ, composição geral do item ou até mesmo algum código de barras para controle interno da padaria.

O investimento nesses maquinários fará da sua padaria um sucesso, irá atrair novos clientes e fidelizar os antigos.

Itens para investir no diferencial

Além do investimento nesse tipo de maquinário existem outros equipamentos que podem agregar na sua padaria e oferecer um diferencial para o seu cliente. Veja a seguir dois exemplos desse tipo de produto:

1. Papelão ondulado

O cliente que compra produtos em uma padaria gosta da parte estética (como já ressaltado aqui) e é muito importante que no percurso da padaria até o local em que ele irá consumir o produto ele se mantenha intacto.

Para fazer isso é necessário uma embalagem que não tenha contato direto com o produto e que não amasse.

Para entregar ao seu cliente um transporte adequado é aconselhável investir em bobina de papelão ondulado para que além da embalagem principal de transporte ela seja envolta no papelão e permita que ele transporte o produto sem nenhum risco de danificar a parte estética do que ele comprou.

Além disso, existem produtos (como tortas e itens com chantilly) que se tiverem contato com a embalagem podem causar sujeira.

2. Caixas personalizadas

Esse item pode ser um diferencial tanto no transporte dos produtos pelo seu cliente quanto para o transporte interno de produtos.

As caixas personalizadas exigem criatividade para criar algo que se encaixe na linha visual do seu estabelecimento e pode ser editada com texturas, adesivos e até no seu formato, o que pode gerar embalagens adaptadas para certos itens, entregando um diferencial muito grande para o seu cliente.