Produtos gráficos para melhorar os negócios

Conquistar e atrair clientes são necessidades que demandam alguns cuidados com a imagem dos negócios. Os gestores precisam considerar alguns fatores como o atendimento, o marketing do negócio e a montagem do ponto de venda.

As empresas especializadas em produtos gráficos se destacam pelo fornecimento de itens essenciais para o sucesso de lojas, empresas ou até escritórios. Cartões de visita ajudam a criar uma boa primeira impressão nos clientes, facilitando o contato.

Já, nos pontos de venda é fundamental que o ambiente colabore para
que o cliente se sinta bem, motivado a realizar as compras ou negócios e
com uma boa imagem da empresa.

Nesse momento, é de extrema importância
investir na montagem da loja, com itens como expositores, displays e adesivos.

Cartões de visita

O cartão de visita é um item indispensável em qualquer relacionamento profissional. É por meio dele que um profissional ou empresa se apresenta e disponibiliza contatos e por isso ele representa uma interação e contribui para aumentar as possibilidades de negócio.

Muitas vezes é pelo cartão que um possível cliente cria a primeira impressão sobre o empreendimento, razão pela qual é preciso seguir algumas recomendações em sua confecção em gráfica de cartão de visita, como:

  • Dar preferência para um visual claro e limpo;
  • Dispor as informações necessárias de maneira objetiva;
  • Dar atenção aos elementos visuais, criando logotipos pertinentes;
  • Estar com o cartão de visitas sempre atualizado.

Com relação às informações necessárias no cartão, são elas: nome da empresa e logotipo; nome e cargo do profissional, se for o caso; endereço físico, se houver; telefones de contato e e-mail.

Além do papel cartão, outros materiais podem ser utilizados, como a impressão em PVC, por exemplo. Esse último material geralmente é utilizado para placas informativas ou menus em restaurantes.

Os estabelecimentos comerciais podem deixar uma quantidade de cartões à vista dos clientes, em balcões de atendimento ou caixas, para que eles peguem – se sentirem necessidade.

Além disso, os empreendedores, gestores ou funcionários podem utilizar os cartões em seus relacionamentos de negócios.

Muitas pessoas ainda consideram esse item fundamental para a vida profissional, sendo que a sua ausência pode até ser interpretada como desleixo ou falta de organização, o que pode ser bastante prejudicial para qualquer empreendimento.

Expositores e displays

Um expositor é uma estrutura destinada para compor o ambiente comercial, acomodando os produtos de forma que facilite o acesso e atraia os consumidores.

Cada tipo de comércio demanda expositores de modelos diferentes, um exemplo são as lojas de roupas, que utilizam manequins, ganchos e prateleiras.

Dessa forma, recomenda-se a contratação de empresas especializadas, dependendo do nicho do negócio. Um produto confeccionado pelas gráficas para isso é o display PDV. Trata-se de uma estrutura em papelão, com o benefício de ser muito fácil de montar e mover, usada para a disposição de produtos.

Para acertar na montagem dos displays ou expositores de loja, recomenda-se conhecer o público do ponto de venda e os seus hábitos de consumo.

Ao entender o que vende mais, quais tamanhos, cores e estilos, pode-se pensar na disposição dos produtos no negócios dando evidência para o que tem maior probabilidade de alavancar as vendas.

Outra estratégia é posicionar os produtos que tenham relação direta de consumo próximos uns aos outros, incentivando compras por impulso.

O mesmo pode ocorrer com a disposição de itens próximo aos caixas, pois enquanto o cliente aguarda o atendimento pode decidir agregar mais itens à compra.

Adesivos

Os adesivos são acessíveis e podem ser empregados nos ambientes comerciais de diversas formas. Para começar, eles podem ser usados na decoração, já que é possível personalizar o material.

Em lojas de roupas, por exemplo, eles também podem se fazer presentes nos provadores, comunicando informações importantes aos clientes. Nos caixas, podem informar condições de pagamento ou promoções especiais.

No caso de lojas grandes, como as de departamentos, eles podem ser utilizados no chão para guiar os clientes pelo empreendimento. Nas vitrines, eles também desempenham um importante papel, de atrair os clientes pelas ofertas e design gráfico.

Para garantir a efetividade de cartões de visita, expositores, displays e adesivos nos pontos de venda, recomenda-se a contratação de profissionais do design gráfico, que entendam sobre a concepção de marcas e marketing de vendas.

Dessa forma, os profissionais vão alinhar as características e necessidades do negócio à sua identidade gráfica, contribuindo para uma boa imagem para o negócio.