Outsourcing: o crescimento de impressão e flexografia

A comunicação visual diz respeito a um dos mercados mais promissores da atualidade. De fato, os comércios varejistas e mesmo as salas comerciais que recebem clientes e operam reuniões com o seu público perceberam a importância da apresentação e impressão da sua marca.

Essa apresentação pode consistir em coisas simples, que vão desde a qualidade de um painel ou impressão até a instalação da fachada do local comercial.

Tecnicamente, a comunicação visual nada mais é que a transmissão de informações e ideias através do uso ou aplicação de símbolos e imagens.

Trata-se de um dos três principais tipos de comunicação existentes, ao lado da comunicação verbal (a fala) e da comunicação não verbal.

Estudos demonstram que, na verdade, a comunicação visual é o tipo em que as pessoas mais confiam. Suas modalidades mais comuns são as seguintes:

  • Os desenhos gráficos;

  • Os filmes e mídias afins;

  • A tipografia e impressão;

  • A flexografia e rotogravura;

  • A relevografia em geral.

É dentro desse contexto que todo o comércio e a publicidade, com seus nichos de impressão, precisam conceber seus serviços.

Terceirização e manutenção

Dentro desse setor imensamente abrangente uma das maiores demandas existentes é, justamente, a das empresas de outsourcing de impressão.

Aqui o que vemos é o encontro entre duas tendências. De um lado a da comunicação visual, de outro a da terceirização, que nada mais é que o outsourcing supracitado.

A terceirização de impressão se provou uma grande estratégia. Sua principal função é a de gerar mais benefícios com um custo menor e ainda por cima aumentar a qualidade dos serviços, suprimentos e afins.

Como é sabido, atualmente diferentes áreas corporativas passam por constantes alterações ligadas à terceirização e ao ramo de facilities (gestão de facilidades), sempre com o foco em trazer melhorias para a empresa e otimizar os custos e transtornos.

Uma das atividades que, se bem planejada, pode trazer benefícios para a empresa, é justamente a do outsourcing de impressão, especialmente no que concerne à parte de manutenção de impressoras.

As principais vantagens

É preciso lembrar que a terceirização de impressão não se limita ao simples aluguel de uma impressora. Trata-se de contratar uma empresa que administrará todas as necessidades relacionadas a documentos e impressão.

Seguem abaixo alguns dos benefícios implicados:

  • A economia de recursos;

  • O aumento da produtividade;

  • A melhoria nas impressões;

  • O ganho em sustentabilidade;

  • A melhoria geral da gestão;

  • A segurança dos documentos.

Em termos de inovação, por exemplo, seria impensável uma agência de marketing e publicidade trocar sua impressora laser colorida cada vez que saísse uma nova tecnologia que pode agregar praticidade ao seu negócio.

Com o advento desse formato de trabalho não é raro ver as melhores terceirizadoras manterem os equipamentos dos seus clientes em dia no tocante às novidades tecnológicas da área.

Em termos de operação e segurança, é natural que tal serviço traga uma eficiência muito maior, bem como uma assertividade no tocante à manipulação dos documentos.

Hoje muitas empresas da área oferecem o serviço de GED, que é o Gerenciamento Eletrônico de Documentos. Graças a ele os dados registrados mais importantes serão digitalizados e arquivados em segurança, muitas vezes nas nuvens e em sites de hospedagem internacionais.

Flexografia e impressão a laser

Mais recentemente um setor de impressão que tem crescido bastante é o da tecnologia da impressão a laser ou relevografia (como é chamada a impressão feita em algum material tridimensional).

Como uma maquina de corte a laser pode ter um valor agregado mais alto que o da impressão comum, nesse caso as vantagens e benefícios do outsourcing têm ainda mais razão de serem levadas em conta.

O corte a laser em MDF é o nicho mais praticado nessa área. A sigla remete a Medium-Density Fiberboard, em português: placa de fibra de média densidade.

Trata-se daquela placa feita em material derivado da madeira, cuja aplicação envolve uma gama bastante diversificada de possibilidades, especialmente na área de artesanato, manufatura e decoração.

A qualidade e a beleza são os traços mais marcantes desse tipo de impressão a laser, pois o resultado final que o material atinge após o trabalho desse tipo de máquina é espetacular.

Flexografia, manutenção e garantias

Uma área bastante parecida, que também lida com produtos de relevografia, é a da flexografia.

Também aqui o outsourcing tem uma atuação bastante vantajosa, pois as máquinas têm alto valor agregado.

O famoso sistema doctor blade flexografia, por exemplo, que é o dispositivo mais importante desse tipo de máquina, pode funcionar muito melhor e estar sob melhor garantia se a gráfica recorrer à terceirização de suas máquinas e equipamentos.