O poder da comunicação visual como ferramenta comercial

A comunicação é um ato instintivo do ser humano, passar informações é algo natural para uma espécie de convívio coletivo. Em uma sociedade, então, a ação de comunicar se torna imprescindível para um bem-estar individual e, principalmente, coletivo.

Saber as condições, ideias e contextos de outras perspectivas ajuda a entender melhor o mundo em que se vive e permite construir uma sociedade mais humana.

Partindo para o campo da comunicação social que se caracteriza por ser uma ciência social aplicada, que estuda as características dos veículos de comunicação de massa, além de entender o funcionamento dessas mídias sociais, é importante compreender os mecanismos da comunicação, pois esse é o papel primordial do comunicólogo e é preciso estar atento a isso.

Mas e no mundo corporativo? Como uma sociedade organizada trabalha a comunicação enquanto um mercado ativo? Uma empresa de comunicação visual, por exemplo, pode fornecer subsídios para um estabelecimento formar suas estratégias de comunicação com o consumidor.

Existem diferentes e variadas formas de fazer a comunicação de uma empresa, cabe ao gestor conhecer, analisar e escolher as melhores estratégias para entregar a informação necessária ao cliente ou público-alvo desse plano de ação comunicacional proposto.

Como comunicar enquanto empresa?

São muitas as maneiras de entregar uma informação, mas a empresa deve estar ciente das responsabilidades envolvidas nesse processo, as vantagens de cada plano traçado e os caminhos a serem percorridos, assim como possíveis adversidades encontradas por falhas ou mal planejamento das ações.

Essas maneiras podem e devem se diferenciar de acordo a quem se dirige a mensagem, tanto para o público interno, quanto para o público externo.

Ainda é possível diferenciar o tipo de informação passada de acordo com o objetivo. Uma imagem que simboliza a instituição e buscar apenas reafirmar a presença daquela empresa para um público específico ou até mesmo geral. Ou ainda informações valiosas sobre:

  • Produtos;
  • Lugares;
  • Coordenadas internas de locomoção;
  • Imagem institucional.

Pegando o exemplo de um supermercado, é possível distinguir diversas maneiras de se comunicar nesse estabelecimento. Na gondola mercado, informações básicas, como preço, peso e nome do produto, são disponibilizadas de acordo com a organização da mercadoria nas prateleiras.

Porém, a supermercado não está restrito a apenas isso, na mesma gôndola, pode-se depositar informações extras como convites de promoções que chamem a atenção dos consumidores, imagens institucionais daquela empresa, reafirmando sua imagem como instituição, levando a ideia planejada que aquele estabelecimento quer passar enquanto instituição.

A comunicação permite que a criatividade seja explorada ao máximo, isso abrange as possibilidades comunicativas como um todo.

Mais possibilidades com a comunicação

Existem diversas outras maneiras de trabalhar a imagem de uma empresa quanto ao cliente.

Disponibilizar sacola de papel personalizada para loja é uma forma de entregar ao cliente uma imagem do estabelecimento, a marca da empresa será levada pelo consumidor, aumentando o alcance que aquela mensagem pode atingir.

Essa é uma forma de aumentar o engajamento com a mensagem e fazer com que o cliente também faça parte da cadeia de produção de comunicação da empresa.

É preciso fortalecer a ideia de criatividade nesse ramo, chamar a atenção do público deve ser essencial. É muito difícil achar alguém para comprar caixa de papelão, apenas empresas que necessitam desse tipo de material encomendam.

No entanto, pessoas utilizam essas caixas para transportar os mais diversos tipos de itens no dia a dia.

Então, por que não aproveitar essa chance de conectar a comunicação ao dia a dia das pessoas? Deixar que o próprio cliente faça parte do processo comunicativo é uma forma de levar o nome e a imagem da instituição para além dos simples canais diretos disponíveis para a empresa.

Uma caixa de papelão personalizada é apenas uma ideia de como comunicar de forma criativa, ampliando os campos de alcance da empresa que busca esses espaços.

Portanto, o único limite é a criatividade, que vai depender dos objetivos e planejamentos propostos.

Se a ideia é expor os espaços de um local, um folder em um expositor em acrílico na entrada do prédio ajuda a mostrar o ambiente e comunica a mensagem desejada que a pessoa é bem-vinda àquele espaço.

É assim que a comunicação pode fornecer possibilidades de transmissão de mensagem para clientes, colaboradores e público em geral, entregando informações valorosas para a empresa.