A comunicação visual é um dos setores essenciais dentro de uma empresa, apesar de que ainda muitas empresas não dão a devida atenção a este segmento.
Sendo por meio dele que é possível captar novos clientes e desenvolver estratégias que melhorem a comunicação interna, relacionamento com a imprensa e até mesmo, conquiste novos parceiros.
Basicamente, esse setor pode ser composto por profissionais do jornalismo, marketing, publicitários e relações públicas, com o desenvolvimento das peças digitais ou impressas pelo segmento do design.
Existe todo um conjunto de estratégias que são elaboradas por esse setor com o objetivo de verificar qual é a missão, visão e valores da empresa, assim como delimitar quais são os segmentos e público-alvo das empresas e quem são as personas (ou seja, uma delimitação de público de forma mais específica).
A partir dessas delimitações e dos objetivos das empresas, é possível traçar estratégias, focando também na mensuração dos resultados.
Existem vários exemplos, assim como estratégias de comunicação visual que podem ser aplicadas em uma empresa, desde a mídia externa, como é o outdoor e folhetos, assim como mídia digital, no caso de redes sociais e sites.
Diante das possibilidades de divulgação dentro do segmento da comunicação visual, separamos algumas dicas que podem ajudar sua empresa.
Elementos importantes para a comunicação visual da sua empresa
Para iniciarmos a falar sobre a comunicação visual da sua empresa, precisamos lembrar que isso não envolve somente serviços e estratégias de divulgação de um produto ou marca.
Tem a ver também com a forma como sua empresa se organiza e recebe os colaboradores e funcionários.
Por isso, a comunicação da sua empresa tem início desde uma fachada bem iluminada e com placas em ACM, até uma estrutura de loja e negócio confortáveis e com o mobiliario urbano em Sao Paulo.
Esse mobiliário pode ser de móveis mais modernos, planejados e até mesmo multifuncionais. Com isso, seus funcionários terão um local de trabalho mais agradável e os clientes uma visão melhor acerca do seu negócio.
A partir desse contato com um arquiteto para tornar esse ambiente ainda mais agradável, é possível pensar na elaboração de peças da comunicação visual.
Um exemplo, é apostar no flyer de divulgacao e em outros modelos impressos, como banners, outdoors e até mesmo, folders.
Esses materiais possuem pontos de destinação específicos, sendo utilizados em eventos, supermercados, farmácias, shoppings e outros ambientes comerciais.
Além disso, a comunicação visual pode estar presente em outros locais da sua empresa, como no caso de uma etiqueta adesiva branca multiuso, assim como de adesivos variados e rótulos.
Atenção à impressão do seu material
Quando falamos sobre a elaboração de um plano de comunicação visual ou até mesmo da delimitação de estratégias, em muitos casos, as peças elaboradas precisam ser impressas.
Por conta disso, a impressão também precisa entrar nesse planejamento. Os produtos da comunicação visual são diferenciados, por exemplo, a impressão de um folder é diferente da impressão de uma revista.
Diante disso, conhecer os modelos e formas de impressão é importante para que o produto chegue até o cliente com muita qualidade e eficácia.
Uma das impressoras que merecem destaque é a plotter de impressão roland, que é um modelo de impressora profissional que desempenha essa estratégia de forma excelente.
Com muita agilidade e precisão, esse tipo de impressora consegue realizar impressões de grandes formatos, de uma forma veloz e com bastante nitidez, ou seja, é o tipo de impressora que une eficiência com agilidade.
A plotter roland impressão e recorte, em seu modelo que consegue integrar essas ferramentas, fazendo com que o produto final tenha muita qualidade e o cliente receba esse material e fique feliz.
Além disso, é importante ressaltar algumas características desse material, como é o caso de:
- Cortes automáticos;
- Possibilidade de laminar os produtos;
- Diferentes modelos de corte;
- Processo de impressão rápido e ágil;
- Apresenta um sistema de integração;
- Realiza cortes com suavidade, por conta de suas molas;
- Pode contar com um sistema automatizado;
- Facilitador na aplicação das tintas;
- Evita o desperdício de tinta;
- Elevada resistência, assim como durabilidade;
- Reduz os custos da empresa.
Diante disso, contar com a impressora com recorte integrado é uma excelente estratégia para quem deseja integrar sistemas de corte práticos e precisos, além de permitir que diferentes modelos de papéis e de elementos sejam recortados.
Outra vantagem é que essa máquina pode se integrar a softwares, assim como programas profissionais de desenho.