comercial

Estabelecimento comercial precisa inovar na fachada

O setor comercial vive diversos cenários por conta da economia regional, nacional e em alguns casos, até mesmo internacional. Tudo porque os produtos disponibilizados para o público consumidor precisam estar à disposição com um preço que valha a pena.

O custo-benefício é sempre um dos principais fatores para a escolha de um estabelecimento comercial. Outros pontos que chamam a atenção para que os clientes possam determinar onde fará as compras estão no:

  • Atendimento personalizado;
  • Facilidade de acesso;
  • Disposição de produtos;
  • Marcas e produtos exclusivos.

Os estabelecimentos comerciais criam estratégias de comunicação para atrair os consumidores para que esses possam passar por experiências positivas na hora das compras.

Desde a ambientação climatizada e bem iluminada até o atendimento realizado por funcionários treinados. A oferta de produtos com embalagens legíveis e rótulos atrativos podem ser um diferencial, quando a exposição está em prateleiras e balcões devidamente montados.

No primeiro momento, uma fachada atrativa

A comunicação visual é primordial para a atração dos consumidores. Ela está presente em diferentes momentos, a partir de uma fachada chamativa e, em muitos casos, até mesmo criativa.

Os projetos podem ser desenvolvidos por profissionais da área utilizando material específico. Comum mas com apelo visual atrativo, o uso de letras caixa na fachada é uma forma de identificação imediata e que facilita a leitura, mesmo em uma distância moderada.

Isso serve para informar o tipo de estabelecimento comercial e os produtos que podem ser encontrados naquele ambiente. Supermercados, padarias, lanchonetes, restaurantes, lojas de roupas e sapatos.

A lista é extensa e pode ser encontrada nos mais diferentes empreendimentos comerciais. Até mesmo complexos imobiliários, como condomínios residenciais e empresariais, utilizam esse modelo de comunicação visual para identificar os prédios e edifícios.

Para facilitar a visualização no período noturno, as empresas especializadas nesse material instalam a letra caixa com LED na fachada.

Esse modelo utiliza lâmpadas que possuem iluminação eficiente e tem alta durabilidade, suportando inclusive as alterações climáticas, como dias de chuva e outros de sol.

Estruturas tradicionais fazem parte do cenário

Os centros urbanos possuem de qualquer município possui regras quanto à ocupação de solo. Por isso, em muitos municípios é possível encontrar as ruas e avenidas mais comerciais, enquanto a área residencial fica em bairros mais afastados.

Por isso, é comum as empresas que trabalham com comunicação visual empregando a letra caixa alta nos comércios utilizando as mesmas fontes e tamanhos. É uma padronização que se adapta ao ambiente em que está inserido.

As lojas de roupas e calçados, os restaurantes, além de outros imóveis comerciais, como bares e lanchonetes, ou mesmo supermercados de rede, que possuem uma marca própria, utilizam uma fonte personalizada.

Isso facilita o reconhecimento por parte dos clientes, como no caso de bancos e outras instituições financeiras.

Para a propagação de ofertas e promoções, é comum o estabelecimento comercial solicitar a impressão de banner para instalação em pontos estratégicos, para melhor visualização dos clientes.

Sustentabilidade se torna publicidade comercial eficiente

A comunicação visual também podem ser empregada nas embalagens e materiais de transporte dos estabelecimentos comerciais.

Para melhor ainda mais a imagem de uma empresa junto ao público-consumidor, o emprego de programas de sustentabilidade funcionam como uma marca publicitária em diferentes aspectos.

A disposição de sacola retornável junto aos caixas de atendimento podem ser distribuídas como forma de brinde, a partir de um valor gasto dentro do estabelecimento comercial, apenas para cobrir a despesa.

É uma forma eficiente de garantir maior presença de pessoas que se preocupam com a natureza e o meio ambiente, de uma forma geral.

O consumo consciente é uma maneira de promover ações que valorizam os recursos naturais e diminuem os impactos de poluição sobre o planeta.

As empresa que empregam programas de proteção à natureza tendem a ser melhor avaliadas em pesquisas de opinião. Para os clientes, essa parceria saudável pode ser exposta de uma maneira prática.

Basta o uso de uma ecobag personalizada durante as compras que o consumidor está fazendo muito recusando sacolas plásticas que, mesmo sendo recicláveis, dependem de terceiros.

É uma ação simples, eficiente e que permite melhor aproveitamento dos recursos humanos. De acordo com a distribuição de elementos para carregar as compras, ou mesmo a identificação de marcas e produtos por meio de ferramentas de comunicação visual como as sacolas ecológicas, todos saem ganhando.

Por isso, é importante que as empresas estejam bem assessoradas e entendam a importância da comunicação empresarial das mais variadas formas.

Pode ser de maneira orgânica e natural ou com propagandas em mídias tradicionais e eletrônicas. O importante é se destacar junto aos clientes, como escolha principal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *