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Embalagens para e-commerce e motivos para personalizar

Evitar a existência de concorrentes de mercado infelizmente é impossível. Então torna-se necessário destacar a marca, garantindo maior sucesso dentro da sua área de atuação, seja ele e-commerce ou não.

A personalização das embalagens é, portanto, uma alternativa para marcar mais presença no mercado, fazendo com que os clientes e parceiros se lembrem mais facilmente do empreendimento, agregando uma experiência de ainda mais valor.

Pode-se dizer, então, que os itens têm o objetivo de gerar personalidade, fortalecer a relação com o consumidores, destacar e marca e até mesmo chamar a atenção de possíveis clientes, além da já conhecida função de proteção da integridade dos produtos.

A personalização é uma estratégia do marketing, garantindo que o cliente consuma uma experiência completa envolvendo o produto, com atenção em cada detalhe, o que favorece a fidelização.

Desta forma, a embalagem contribui para a avaliação final dos consumidores, principalmente no caso de e-commerce, compondo um dos aspectos que podem fazê-los repetir as compras e pode estimular outras pessoas a consumirem.

Nesse sentido, é preciso pensar que os serviços ou produtos oferecidos são avaliados desde a entrega da encomenda pelos correios, até o momento em que o cliente vai de fato usar o produto.

Por isso, apesar de muitos empreendedores considerarem supérfluo, o investimento em embalagens e caixas de papelão personalizadas com logomarca agrega muito valor aos produtos.

Dicas para personalizar embalagens para e-commerce

Muitos consumidores destacam que o momento de receber os produtos é o ápice da compra pela internet. As embalagens que antes eram projetadas apenas para proteger os objetos, garantindo que eles chegassem intactos ao destino, ganharam uma nova vida com o e-commerce.

Algumas dicas ajudam na criação de caixas personalizadas e outras embalagens, de acordo com os produtos.

O objetivo é tornar o momento de abertura da embalagem uma parte especial da experiência de compra. As principais recomendações são:

  • Deixar a embalagens com a cara da empresa;
  • Priorizar a segurança dos produtos;
  • Surpreender os clientes com brindes dentro dos pacotes;
  • Lembrar de agregar a nota fiscal aos produtos.

1. Deixe a embalagem com a cara da empresa

O ideal é que a embalagem do produto seja uma forma de o cliente se integrar ao universo da loja.

Para isso, uma dica é utilizar as cores que compõe a identidade visual da marca e dar destaque para a logomarca.

Uma ideia para economizar é comprar embalagens de papel para alimentos, ou qualquer tipo de produto, em grandes quantidades e com as cores da empresa.

Depois, com adesivos personalizados com o logotipo da empresa e outras informações, é possível criar embalagens diferenciadas com gastos menores.

2. Priorize a segurança do produto

A embalagem personalizada é importante para a experiência do cliente, mas o recebimento de produtos estragados pode arruinar qualquer estratégia de marketing.

Assim, é preferível receber um produto íntegro em uma embalagem mais simples, do que um produto danificado em uma embalagem chique.

Portanto, é fundamental priorizar a segurança dos produtos, descartando as embalagens personalizadas se for o caso. Uma ideia é embalar o produto em papel kraft, prendendo com fitas ou cordões para dar um toque especial.

Alguns produtos podem exigir que sejam envoltos em plástico bolha, sacos de ar ou isopor por dentro das caixas. Por isso as embalagens devem ser muito bem planejadas, de acordo com as características especiais dos produtos.

3. Surpreenda os clientes com brindes

Encontrar no pacote algo além do produto encomendado pode surpreender positivamente o cliente, dando uma ideia de proximidade e cuidado. Dá para ser bastante criativo ao montar caixas de papelão SP para o envio de e-commerce.

Entretanto, é importante sempre levar em consideração o fato de que o brinde também deve representar a empresa.

Algumas ideias são cupons de desconto ou objetos como chaveiros, blocos de notas, canetas, adesivos, marcadores de página ou até um cartão de agradecimento.

Para escolher o presentinho ideal, é fundamental pensar bem no público, nos produtos vendidos e no brinde que combina mais.

4. Não se esqueça da nota fiscal

A emissão de nota fiscal na compra de produtos é obrigatória em transações presenciais e também nas compras feitas online.

Para quem trabalha com e-commerce, é fundamental agregar a nota fiscal na embalagem, dando mais credibilidade ao empreendimento e evitando problemas no pós-venda.

A embalagem ideal possibilita que o produto chegue em perfeito estado e mostra que a loja pensou o cliente e em como surpreendê-lo. Por isso é essencial a escolha de materiais de qualidade e adequados para os produtos.

Escolher caixas e embalagens que causem menor impacto ambiental também agrega pontos junto ao cliente, podendo ser um dos valores de integração entre marca e consumidor.

Considerações finais

Além de marcar presença online, desenvolvendo um e-commerce de qualidade e que estimule a interação dos usuários – ou mesmo aproximando esses potenciais consumidores a partir das redes sociais -, é muito importante materializar a experiência com a marca para fidelizar o cliente.

A forma mais eficaz de fazer essa materialização e encantar o consumidor é por meio de uma embalagem personalizada.

Isso porque é essa estrutura que garante que o produto chegue intacto nas mãos dos clientes. Mais ainda, é a embalagem que representa o primeiro contato oficial (e físico) com sua marca, transmitindo os valores da empresa e a preocupação com os compradores.

Ou seja, a embalagem é que oficializa a impressão que o consumidor tem da marca e potencializa a fidelização.

Para que isso ocorra, é importante ter alguns cuidados, como escolher um material de qualidade e contar com estruturas que realmente protejam o produto.

Além disso, em relação a personalização, é importante reforçar a identidade da marca, trazendo as cores, logo e valores do negócio, bem como brindes e mensagens de agradecimento.

Outras informações importantes são os dados para retomar o contato com o e-commerce e, em alguns casos, materiais impressos sobre os cuidados com o produto e a política de troca. Isso tudo torna a vivência ainda melhor.

Inclusive, também é possível estimular a indicação e o compartilhamento da compra e dos produtos nas redes sociais, o que potencializa o alcance e relevância da marca perante um novo público. Por isso, não deixe de investir em uma boa embalagem para promover o seu negócio!