Que a comunicação como um todo é essencial para o sucesso de um negócio é fato. Dentro dessa área está a comunicação visual. É ela que apresenta visualmente a empresa para os clientes e faz com que se recordem da marca.
Cores marcantes, logotipos bem trabalhados e grafismos são fundamentais para se atingir um patamar desejado dentro dessa área. Por isso, trouxemos 5 elementos que podem ser utilizados pela comunicação visual, que são:
- Cadernos;
- Copos;
- Móbile;
- Etiquetas e adesivos;
- Web.
1. Cadernos são ótimas propagandas
Pode ser caderno personalizado para brinde pontual ou cadernos feitos periodicamente. O interessante de produzir esse material de papelaria é que muitas pessoas ainda utilizam esse objeto para trabalhar.
Inclusive, o ideal é fazer cadernos pequenos, como agendas, com capas que contenham logo, cores e marca da empresa. Isso possibilita que as pessoas carreguem com elas dentro de bolsas
Na verdade, os brindes personalizados como um todo acabam sendo muito bem vindos quando a ideia é divulgar por meio da comunicação visual.
Aí entram canetas, pastas e pendrives. Eles normalmente são oferecidos em eventos, sendo objetos que as pessoas realmente usam em seu dia a dia. Assim, o objetivo de levar o conhecimento da marca para mais pessoas é alcançado.
2. Copos personalizados podem auxiliar na divulgação
Outro objeto que pode ser trabalhado quando o assunto é comunicação visual são os copos promocionais. Eles podem ser feitos de diversas formas e por diversas vezes.
Eventos, festas e outros momentos combinam bem com esse elemento. Além disso, é fácil trabalhar a criatividade nos desenhos que serão feitos nos copos e, dessa forma, inovar a cada produção.
Os copos podem ser feitos de diversos materiais. Pode ser canecas de plástico personalizadas ou copos grandes de vidro.
O ideal é que até isso seja planejado de acordo com a imagem que a empresa quer passar. Por exemplo, é muito comum que indústrias e marcas que fabricam cervejas produzam copos especiais para essa divulgação.
3. O que são móbiles e para que servem?
Muito utilizados em pontos de venda (chamados de PDV na área de marketing), o móbile de papel é uma ferramenta instalada no local em que o produto está.
O objetivo é atrair o olhar das pessoas para o produto e, assim, garantir mais clientes. Geralmente, eles são pendurados no teto e ficam suspensos.
Isso facilita o processo, já que a promoção estará a altura dos olhos das pessoas. É muito comum encontrar este tipo de material em lojas e supermercados, por exemplo.
4. Etiquetas e adesivos são essenciais para a comunicação
Além de todos os materiais utilizados para chamar a atenção para produtos específicos, existem também as etiquetas personalizadas, que são utilizadas com cores e logotipo específico.
Elas fazem com que o produto esteja em melhores condições de compra e venda e, ainda por cima, acabam fazendo o papel de divulgação. Não são usadas apenas para objetos a venda, mas também em documentos e no próprio local de trabalho.
Os adesivos decorativos também entram neste meio e têm a mesma função: deixar o local ou o produto ainda mais apresentável e, ainda por cima, divulgar a marca.
Cadernos contam muito com este tipo de material, em sua primeira capa. Além disso, entregar adesivos para colar em carros e janelas também acaba sendo uma ótima estratégia, desde que sejam bem planejados e criativos. Até porque, ninguém quer colar algo desorganizado em nenhum lugar.
5. O auxílio da comunicação visual na web
Quando falamos em comunicação visual, objetos físicos logo vêm à nossa mente. Isso porque estamos acostumados com brindes, copos e etiquetas.
Mas a comunicação visual pode (e deve) ser amplamente trabalhada na web. Mas como fazer isso?
No site da empresa, por exemplo, as cores da marca, a logo e os grafismos devem estar em destaque, fazendo com que isso se torne algo memorável.
Além disso, posts em redes sociais, devem ter uma marca visual específica. Isso auxilia para que, no momento em que a pessoa bater o olho em alguma imagem, ela já saiba qual empresa ou marca produziu aquele conteúdo.
Somos seres visuais. Assim, investir em comunicação visual acaba trazendo novos clientes e divulgando a marca.
Por isso, é preciso que se planeje corretamente essa estratégia, para que a imagem desejada seja bem estruturada. Contratar profissionais da área é o mais indicado e pode trazer muitos lucros para um negócio.