Embalagens: design, materiais e dicas para escolher

Um bom exercício para pensar na importância das embalagens é dar um passeio pelo mercado. A quantidade de itens com design diferenciado denota o fato de que as embalagens são concebidas para proteger os produtos e, ao mesmo tempo, estabelecer uma comunicação com os consumidores.

É preciso pensar que em meio a uma grande variedade de mercadorias, a embalagem precisa valorizar o produto, influenciando na escolha dos clientes.

As embalagens têm uma importância crucial para garantir a integridade das mercadorias, que devem ser transportadas do fabricante ao consumidor em segurança, chegando em perfeito estado.

Para isso, em apenas uma operação são utilizadas embalagens de diferentes tipos e formatos, desde embalagens plásticas, até caixa de papelão de diferentes tamanhos, pallets e contêineres.

Entretanto, é de extrema importância o reconhecimento dos atributos do design de embalagens, já que elas são fundamentais para incentivar as compras.

Trata-se do principal elemento de conexão e comunicação entre consumidor, o produto e o fabricante.

O que é o design de embalagens?

O design de embalagens tem como principais objetivos a busca pela proteção, conservação e transporte do produto. Mas leva muito em conta a facilidade de uso, conforto e segurança, dependendo do produto armazenado.

Por outro lado, o design de embalagens também agrega valor aos produtos, principalmente quando se adéqua às necessidades e expectativas do consumidor, de maneira eficiente, colaborando para posicionar a marca no mercado.

Nesse sentido, os consumidores são influenciados pela praticidade e objetividade nas embalagens de PVC, plástico, papel e outros materiais. A funcionalidade, facilidade de abertura e fechamento, ergonomia e sustentabilidade também agradam cada vez mais aos consumidores.

É possível citar ainda os fatores emocionais envolvidos no design, que podem gerar os sentimentos de identificação ou reconhecimento, resultando na valorização da marca e aumentando as chances de compra e fidelização.

Por isso, as embalagens devem ser aproveitadas ao máximo. Elas têm capacidade para influenciar no posicionamento das marcas, comunicando as características dos produtos. Cores, texturas, formas, informações e qualidades podem destacar uma mercadoria e impulsionar a sua venda, mesmo ao redor de muitos concorrentes.

Materiais
mais utilizados para embalagens

As embalagens são importantes para a experiência dos consumidores com os produtos, mas também desempenham um papel fundamental para as questões relacionadas à logística.

Comprar caixa de papelão, dentre outros materiais, o acondicionamento pode ajudar no estoque e transporte dos produtos do armazém para o ponto de vendas, protegendo-os de qualquer dano.

Dentre os materiais mais utilizados para a confecção de embalagens é possível destacar:

  • Papelão, para cargas secas, que não requerem condições especiais;
  • Isopor, para o transporte seguro de eletrodomésticos, eletrônicos e alimentos;
  • Plástico, usado para embalar ou inutilizar itens pequenos;
  • Ligas metálicas, para transporte de ferramentas, peças de metal, etc.

Cuidados na escolha das embalagens

Ao mesmo tempo em que as embalagens assumem um papel chave na venda de produtos, os consumidores se tornam cada vez mais exigentes.

Como a embalagem também é fundamental para a logística, alguns cuidados se tornam indispensáveis na escolha da embalagem mais adequada para um produto.

Certificação

As embalagens devem ser avaliadas e certificadas pelo Inmetro. Por meio da garantia os consumidores podem ter certeza de que a embalagem tem capacidade para proteger os produtos contra possíveis danos.

Adequação ao produto

As embalagens devem se ajustar às dimensões dos produtos. Uma fábrica de embalagens plásticas, por exemplo, deve adequar a embalagem para vestir perfeitamente o produto, sem correr o risco de rasgar ou deixar o item sujeito a danos.

Mais do que isso, a apresentação dos produtos precisa estar adequada ao público-alvo a que ele se destina, e é nesse ponto que entra o design de embalagens.

Custos da embalagem

A confecção das embalagens precisa equilibrar a qualidade e um custo satisfatório. Ao mesmo tempo, não é recomendado o uso de materiais que acrescentem muito peso, o que pode afetar o preço do frete das mercadorias.

Impacto ambiental

A sustentabilidade dos materiais envolvidos nos produtos e respectivas embalagens é cada vez mais cobrada pela sociedade, devido à sua importância para o meio ambiente. Uma ideia é apostar em sacolas personalizadas, com materiais recicláveis, retornáveis ou reaproveitáveis, de preferência.

Depois de compreender a importância do design, conferir os principais materiais e cuidados nas escolhas, as decisões envolvendo a criação de embalagens pode ser tornar mais simples.