Dicas de segurança com a comunicação visual

Quando você pensa em segurança para empresas, logo imagina aquele sistema de câmeras e alguns seguranças fazendo a escolta.

Está certo, pode ser isso mesmo, no entanto, a segurança empresarial vai um pouco além, porque ela também se refere aos próprios funcionários.

Isso mesmo, garantir a segurança dos funcionários é obrigação de todas as empresas e isso pode envolver muito mais do que apenas o uso do EPI, pode abranger até mesmo os técnicos de informática. Veja mais no tópico a seguir.

Por que a segurança dos funcionários é importante?

Antes de darmos dicas de segurança, é importante falarmos por que a segurança dos funcionários é importante.

Independentemente de qual seja o setor de uma empresa, prezar pela integridade física e emocional, bem como cuidar da saúde e minimizar os riscos de vida para funcionários é obrigação de qualquer empresa.

No entanto, algumas profissões exigem mais cuidados do que outras e mais técnicas de segurança. É o caso, por exemplo, de uma indústria.

No meio industrial, podemos usar como exemplo, a construção civil, os funcionários fazem uso de diversos equipamentos de proteção individual (EPI), como:

  • Óculos de proteção;
  • Capacetes;
  • Botas;
  • Luvas;
  • Cintos de segurança.

Esses são apenas alguns dos equipamentos de proteção que podem ser utilizados pelo setor industrial. No entanto, existem diversos outros e cada um se adéqua a uma necessidade diferente.

O uso desses equipamentos é importante não apenas para prejudicar a saúde física e mental dos funcionários, mas também para que se sintam melhores com a empresa e passem a produzir melhor. Ao sentir que uma empresa se preocupa com seu bem-estar, o funcionário trabalha mais e melhor.

Agora que você já entendeu por que é importante usar o EPI, vamos verificar no outro tópico como você pode melhorar e até modernizar o sistema de segurança na sua empresa.

Dicas para melhorar a sua empresa

Conforme já falamos, a segurança é muito importante e isso é válido para todo e qualquer tipo de empresa. Para modernizar a segurança, você pode contratar a terceirização de TI, por exemplo, para desenvolver um software de aprimoramento da segurança.

Por meio desse software seria possível verificar todos os procedimentos de segurança do trabalho adotados pela empresa, de modo a saber se estão corretos ou suficientes.

É claro que isto é apenas uma ideia, pois você pode verificar qual tipo de sistema a sua empresa de fato necessita. As boas empresas de tecnologia podem lhe ajudar a desenvolver um software que tenha o intuito de aprimorar a segurança da sua empresa.

Enquanto isso, é importante pensar em alguns processos simples que garantem a segurança do pessoal, como, por exemplo, a sinalização da sua empresa.

Você já parou para pensar no quanto seria importante sinalizar corretamente a sua empresa para evitar quedas e acidentes com seus funcionários. Em casos de queda de energia, por exemplo, uma fita refletiva pode ajudar na localização do funcionário.

Essas fitas podem ser usadas de diversas maneiras, e inclusive são colocadas no uniforme de muitos profissionais. Sabe aqueles profissionais do trânsito ou até mesmo bombeiros, que ao trabalharem durante a noite utilizam uniformes com fitas brilhantes?

Essas fitas são verdadeiras aliadas para proteger a vida desses profissionais durante a noite.

Por conta disso, cada vez mais fabricantes de uniformes profissionais têm utilizado fita refletiva para uniformes, pois elas garantem que o profissional seja visto durante a execução de seu trabalho, mesmo durante a noite e em locais de pouca iluminação.

Preservar a vida desses profissionais é muito importante, por isso, o ideal é sempre fazer com seus uniformes sejam visíveis em qualquer tipo de ambiente.

Por falar em visualização, as placas de sinalização também são muito importante dentro das empresas. Por meio delas, o funcionários e até mesmo clientes podem se locomover com maior facilidade dentro da sua empresa.

Principalmente quando se trata de comércio, como uma grande loja de roupas, por exemplo, é extremamente importante que o consumidor saiba para onde se direcionar.

Uma placa de sinalização também pode ajudar a salvar vidas, como no caso de um incêndio, por exemplo. A fita eletrica também é outra aliada quando o assunto é a segurança das instalações da sua empresa.

A segurança de seus funcionários, seja qual for o seu tipo de empresa, é muito importante para assegurar uma melhor produtividade e evitar acidentes que podem lhe causar muitos transtornos. Além disso, você evita problemas com fiscalização, mantendo a sua empresa sempre dentro das exigências de segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *