comunicação

Elementos impressos da comunicação visual

A comunicação visual tornou-se um elemento indispensável dentro das empresas, e por meio desse setor que é possível criar diversas peças digitais e gráficas, com o objetivo de aumentar a visibilidade da empresa.

Além de atrair novos clientes, humanizar a marca e ainda, promover um aumento de vendas. Esse setor deve estar presente desde o processo de fundação da empresa, sendo responsável por criar o logotipo identidade visual, assim como ajudar a delimitar qual é a missão, visão e valores de uma empresa.

Sendo assim, a equipe de comunicação visual trabalha para criar elementos visuais e transmitir uma mensagem a respeito de um produto ou serviço da empresa.

Esses produtos visuais podem ser os mais diversos, variando desde vídeos de animações, propagandas na televisão e fotos em redes sociais. Inclusive, em um cenário de marketing 4.0, o uso dos meios digitais para promover uma empresa é cada vez mais comum.

Porém, mesmo em um cenário onde o ambiente digital é indispensável para captar novos clientes, ainda existe o uso de peças impressas que também exercem uma importância dentro da empresa.

Por isso, antes de delimitar quais elementos da comunicação visual serão utilizados, é importante que a equipe de marketing se reúna como as outras equipes de comunicação organizacional integrada, assim como com a diretoria da empresa, verificando quais são os objetivos de cada campanha assim como o público-alvo a ser atingido.

Pensando na importância que a mídia impressa ainda exerce dentro de uma empresa, trouxemos algumas dicas e exemplos de materiais que podem ser adotados dentro de uma instituição.

Elementos de comunicação visual impressos

Poderíamos começar este artigo citando vários elementos da comunicação visual impressa, desde outdoors, banners, folhetos, flyers, dentre outros. Mas, falaremos sobre o uso do cartão de visita pessoal e profissional que é cada vez mais comum dentro das empresas.

Apesar deste cartão de visita também poder ser utilizado no ambiente digital, quando impresso, ele pode ser entregue a várias empresas parceiras, divulgando um serviço para cada cliente.

O mais interessante é que várias especialidades e áreas de atuação podem utilizar este cartão, como é o caso do cartão de visita fisioterapia, especialistas em nutrição, dentistas, médicos, dentre outros.

Isso é importante para trazer informações sobre os principais serviços e ainda, os meios de contato (telefone, e-mail, redes sociais). Isso vale também para profissões fora das ciências voltadas para a saúde, podendo ser utilizada pelas ciências humanas e sociais, como é o caso de elaborar um cartão advogado luxo, com papel especializado, brilhoso ou com tom mais fosco.

Agregando diferencial e credibilidade

Com um cenário de maior competição entre as empresas, é importante refletir quais serão os diferenciais que uma instituição terá para conquistar a atenção de novos clientes.

Por isso, são os detalhes que fazem toda a diferença para consolidar o processo de comunicação visual. Para que uma empresa consiga agregar um diferencial e credibilidade em seus processos, existem algumas técnicas de comunicação visual que podem ser empregadas.

A primeira a se destacar é a entrega de brindes para os funcionários e clientes. Para isso, a empresa pode desenvolver campanhas e projetos com o objetivo de fidelizar o cliente, fazendo com que ele retorne para buscar novamente o seu serviço.

Uma dica de brinde bastante interessante que pode ser entregue é o calendario com foto, mas também existem outras opções como:

  • Agendas;
  • Canetas;
  • Garrafas para guardar água;
  • Mochilas;
  • Camisas personalizadas.

Inclusive, essa ação de realizar a personalização dos objetos de uma empresa é fundamental porque contribui no processo de identificação de uma marca ou empresa por meio dos clientes ou funcionários.

Diante disso, até mesmo um carimbo empresa pode ser personalizado, assim como o uso de papéis timbrados que é cada vez mais comum no ambiente empresarial.

A impressão

Já conversamos a respeito de alguns materiais da comunicação visual que são importantes para uma empresa, sobretudo os materiais impressos.

Mas, é importante refletir a respeito de qual é o melhor processo de impressão para garantir que esse material chegue ao cliente com a maior qualidade e nitidez.

Por isso, é importante que as empresas busquem gráficas e materiais realizando a impressão com alta qualidade, por meio de uma equipe técnica.

Senso um exemplo é o uso da impressora de etiqueta colorida, que geralmente diz respeito ao uso de impressoras térmicas, que conseguem ser versáteis, imprimindo etiquetas, adesivos e até mesmo, código de barras.