Com a competição no mercado cada vez mais acirrada, é necessário que as empresas desenvolvam estratégias de comunicação visual para melhorar o seu posicionamento de marca e conseguir conquistar novos clientes e empresas parceiras.
A comunicação visual consiste em um segmento da comunicação que tem como objetivo transmitir uma mensagem ao cliente por meio de imagens, ilustrações, infográficos, campanhas publicitárias e até mesmo materiais digitais.
Cada peça dessa comunicação pode ter um objetivo específico, que varia desde a intenção de aumentar as vendas da empresa até a necessidade de realizar campanhas de comunicação interna ou ações para aumentar a visibilidade da marca.
Antes de realizar qualquer tipo de ação da comunicação visual é importante que a equipe de marketing realiza análises técnicas para compreender o público que se deseja alcançar, assim como quais são os objetivos da empresa com essa campanha.
Portanto, neste artigo falaremos sobre alguns exemplos da comunicação visual que podem ser adotados em sua empresa.
Produtos da comunicação visual
Como citamos no início deste artigo, existem vários produtos da comunicação visual que podem ser adotados pela empresa a partir da definição do público-alvo.
Um produto que é uma estratégia de comunicação visual há um bom tempo diz respeito ao uso de cartão de visita manicure. Os cartões de visita são utilizados por diversos profissionais com o objetivo de divulgar serviços e produtos oferecidos.
Esse cartão resume as principais informações sobre um profissional, contendo também o seu endereço profissional, assim como telefones e redes sociais para contato.
Por exemplo, profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e até mesmo, fonoaudiólogos podem apostar no uso de cartões de visita, assim como existe também o cartão de visita fisioterapia.
Esse tipo de comunicação visual é muito mais direcionada para um determinado cliente e pode ser distribuído em vários locais por meio de parcerias.
Além da realização de atividades de comunicação visual de forma mais direcionada, existem também ações com o objetivo de atingir um grande público de forma simultânea.
Como exemplo, podemos destacar:
- Outdoors;
- Campanha nas redes sociais;
- Anúncios na televisão;
- Uso de banners.
Neste processo, o banner ilhos (que já conta com um suporte) é muito utilizado porque serve como um elemento de destaque, que de fato consegue chamar a atenção dos clientes.
De modo geral, as empresas podem inovar de várias formas, personalizando materiais como um caderno ou agenda com capa dura para encadernação, brindes para clientes, papéis timbrados, dentre outros. Tudo dependerá do tipo de estratégia a ser utilizada.
O que é a plotagem?
Para se elaborar um projeto de comunicação é necessário realizar a plotagem de projetos. A plotagem é um material utilizado como um guia, ou seja, uma delimitação de como ocorrerá uma apresentação de um projeto de comunicação visual.
Esse projeto de impressão pode envolver desde o uso de plantas até mesmo a impressão em 3D (que é de 3 dimensões). Essa apresentação é importante para que o cliente consiga visualizar o projeto.
Para realizar a plotagem de projetos, por meio da realização de plantas, é possível optar por empresas responsáveis por ações de arquitetura e engenharia.
Esse projeto de plotagem indica as etapas para executar os projetos de comunicação visual. Essa impressão pode envolver grandes desenhos, formatos e é realizada por impressoras que são consideradas como especiais.
O projeto de plotagem precisa ser impresso, assim como da comunicação visual. É fundamental pensar em como esse material será impresso, pois é importante ter qualidade para que o produto final chegue no cliente de forma satisfatória.
Por isso, existem impressoras específicas para as ações de projetos em 3D, assim como em outros formatos para os arquivos, por exemplo, cada material apresenta uma particularidade.
Como exemplo, podemos citar o adesivo que é jateado impresso no processo de personalizar variados objetos, muitas empresas apostam no uso de adesivos jateados para a personalização de vidros e portas da empresa.
Sendo uma forma de agregar a marca a um determinado produto ou objeto da empresa, com isso, os painéis de vidro conseguem ficar muito mais bonitos e atraentes.
Para realizar essa ação de comunicação visual, o adesivo jateado precisa ser impresso. Esse material é importante porque pode ser desde o translúcido até mais transparente, agregando privacidade às salas corporativas.
Portanto, para realizar a impressão da melhor forma possível, é importante consultar uma gráfica de comunicação visual, com o objetivo de verificar quais são as máquinas, apresentar o projeto e obter o orçamento necessário.