Comunicação

Comunicação visual estratégica para restaurantes

O setor de alimentação é um dos essenciais a vida de toda a sociedade, sendo responsável pela produção, preparo e comercializados de produtos e refeições esse segmento promove com mais facilidade, comodidade e conforto o acesso a todos os nutrientes que são vitais às pessoas, por isso precisam de comunicação.

Amplo e segmentado o setor alimentício é constituído por:

  • Agricultura;
  • Congelados;
  • Industrializados;
  • Produtos naturais;
  • Supermercados;
  • Bares e restaurantes.

No ultimo item os espaços além de servirem refeições são espaços reservados ao entretenimento, diversão e lazer das pessoas.

Com um mercado amplo, mas, segmentado os restaurantes precisam investir em estratégias que os tornem conhecido e referência no setor, para isso alguns recursos da comunicação podem ser aplicados para evidenciar e destacar o estabelecimento.

A comunicação visual

Por ser um departamento completamente diferente o mais indicado é que o empresário faça a contratação de uma empresa de comunicação visual para que juntos eles possam traçar metas, objetivos e caminhos a serem percorridos dentro da comunicação e do marketing que farão do restaurante um diferencial competitivo no setor.

Os profissionais da área visual possuem um olho treinado para identificar locais que seja possível reforçar a marca e a identidade visual do local, e caso ele ainda não tenha uma, o profissional pode criar toda essa composição visual, promovendo mais personalidade e características que atraiam os consumidores e divulguem o espaço ao mesmo tempo.

Atuando na comunicação visual completa, interna e externamente a transformação do espaço é palpável e pode ser alcançada com as devidas estratégias.

Restaurante: quais espaços podem ser meios de divulgação?

Todos os espaços podem ser aproveitados pela comunicação para promoção da marca e de um ambiente mais profissional, confortável e atrativo ao consumidor.

No entanto, para começar há o espaço externo, a fachada de restaurante precisa dizer ao consumidor qual tipo de refeição é servida qual o conceito dele, além de incluir a identidade visual do estabelecimento composta pelas cores, marca, slogan e tipografia.

Com as devidas aplicações é possível passar ao cliente sofisticação, conforto, e principalmente, o desejo de consumir e fazer parte do grupo de pessoas que frequenta o espaço, que oferece não apenas uma boa refeição, mas sim uma experiência completa e incrível de sabores e momentos entre amigos e familiares.

Após a fachada, há a produção do cardápio e do menu degustaçao que serve para apresentar o espaço e quais experiências gastronômicas o restaurante pode oferecer, nessa produção todos os detalhes importam desde a disposição do elementos até o encontro de sabores.

Esse menu são pratos especiais da casa, portanto como as pessoas comem com os olhos a apresentação dos pratos é essencial.

Quanto a produção gráfica é possível fazer alguns trabalhos que reforcem os conceitos e identidade do local, dentre eles a confecção do folder restaurante, com foco na venda o folder é produzido para servir de apresentação do ambiente, portanto é importante ressaltar por meio de imagens e grafia a história do restaurante e do seu chef e receitas culinárias.

Ainda na produção gráfica como todos os detalhes fazem a diferença são utilizados para compor a identidade do estabelecimento, há o cardápio ou caderno de receitas personalizado apresentando cada refeição servida, sua história e construção, fazendo com que a escolha do prato seja também um convite a experienciar novos momentos.

Criativos e únicos o cardápio é o principal meio de comunicação e aproximação do cliente com a empresa.

Por fim, há ainda os serviços diferenciados que o espaço pode oferecer e que a comunicação visual e seus elementos gráficos podem ser aproveitados ao máximo.

O sistema de delivery, entrega de comida e também quando os clientes solicitam o produto para ser consumido fora do restaurante, para viagem.

Nesse momento a embalagem é o principal meio de comunicação e a escolha certa consegue passar a imagem e conceitos importantes e valorizados pela sociedade, como a sustentabilidade ao escolher embalagens papel que podem ser personalizadas com a marca da empresa e ainda serem recicláveis e com processos de decomposição menos agressivos ao meio ambientes.

Diante da imensidade de produtos e serviços visuais que podem ser realizado pelos profissionais de comunicação, os estabelecimentos podem estabelecer grandes parcerias contribuindo para que ambos os negócios possam progredir e crescer em seus mercados, passando a ser mais competitivos e qualitativos.