O mercado de produtos e serviços passa por constantes mudanças ao decorrer do tempo. Nesse sentido, muitos produtos que eram vendidos à granel, atualmente, precisam de embalagens para o comércio.
Isto serve para garantir não só a qualidade, mas também para seguir normas de segurança e apresentar informações necessárias para identificação de elementos presentes, como reagentes químicos e outros, que possam causar qualquer tipo de alergia, por exemplo.
Entendendo a composição das embalagens
As embalagens podem ser fabricadas de diferentes materiais, como metal, plástico ou papel. Vai depender do que deverá ser transportado, de que forma isto implicará no armazenamento e tempo para consumo.
Esse cuidado precisa ser tomado, principalmente, quando se trata de produtos de uso comum, como alimentos, produtos de limpeza, produtos de higiene pessoal e derivados.
Muitas informações deverão ser estampadas, de forma clara e concisa, para os consumidores, como data de fabricação, período de validade e ingredientes.
Este tipo de informação deve estar presente desde o início da fabricação dos produtos, principalmente quando são entregues para vendas em forma de atacado.
Muitas empresas utilizam a terceirização no setor de embalagens, para que os produtos fiquem com características regionalizadas.
Desta forma, o ponto de vende costuma receber uma bombona, que pode variar o tamanho, para que os produtos possam ser transportados para frascos menores, e assim ser comercializado aos consumidores diretamente.
Este tipo de negócio é viabilizado, principalmente, aos setores da área de cosméticos, que oferecem os produtos para diferentes áreas, como brindes em eventos específicos ou mesmo para a prática comercial de expansão de diferentes marcas, para consumidores em diferentes locais geográficos.
De modo geral, esta forma de comercialização se tornou prática comum após a abertura do mercado internacional, com a globalização comercial de diversos produtos.
Atendendo diferentes culturas, as empresas precisaram se adaptar, oferecendo os itens de forma individualizada, para que possam atender todos os mercados.
Dependendo do produto ofertado, o carregamento pode ser feito por meio de uma bombona 30 litros, podendo chegar a embalagens de até duzentos litros.
Assim, é facilitado o atendimento de pequenos comerciantes, até comerciantes de grandes lojas de varejo, atendendo clientes dos mais diferentes pontos do mundo.
O mesmo se deu com a aplicação de empresas que oferecem bebidas, como refrigerantes e energéticos, em garrafa pet, e precisou atender a diversas leis ambientais, como a possibilidade para que possam ser reaproveitadas, conforme a disposição de indústrias de reciclagem.
Como são embalagens que podem ser encontradas em todo lugar, seguiram padrões de segurança, para transporte e armazenamento, garantindo a qualidade do produto de forma satisfatória.
Outras vantagens da aplicação das garrafas pet no mercado de bebidas que favoreceram os consumidores de diversas formas são:
- Possibilidade de visualizar o produto consumido;
- Tampas de roscas permitem consumo posterior;
- São recicláveis, favorecendo a sustentabilidade;
- São resistentes, facilitando transporte e armazenagem.
A qualidade dos produtos que são armazenados neste tipo de embalagem não sofre alterações, até a abertura.
E mesmo depois de aberto, o sistema de tampa com rosca favorece o fechamento e a qualidade do produto. Em itens que são vendidos em potes de vidro atacado, o lacre que envolve toda a embalagem é muito eficiente.
Muitos produtos são vendidos com tampas que rosqueiam no bocal, o que também permite a permanência da qualidade dos produtos inalteradas, quando manipuladas de forma correta.
Produtos de beleza embalados
No setor do mercado de cosméticos, muitos produtos precisam de diferentes embalagens para que possam funcionar de maneira eficiente.
Diversos itens de maquiagem são disponibilizadas em forma de estojos, para que possam ser oferecidas de maneira completa, com equipamentos como pincéis e espelhos, acompanhando os produtos.
Há diferentes modelos de frascos para cosméticos disponíveis, para atender os mais variados tipos de pele e cabelo, com produtos como batons, máscaras rejuvenescedoras, sombras e demaquilantes.
Para que tudo fique em seu devido lugar, muitos estojos contam com depósitos separados. O mesmo vale para maquiagens, que são vendidas em paletas de cores diferentes, mas com estojos devidamente desenvolvidos para atender os clientes mais exigentes.
No setor capilar, os produtos também devem seguir normas de segurança, com informações sobre a composição identificadas no frasco para shampoo, além de dados como data de validade, data de fabricação, tipo de cabelo e quantidade disponibilizada.
Desta forma, os clientes podem ter à mão tudo que precisa para a higiene pessoal e outros produtos que destaquem a beleza pessoal.