As embalagens e suas diversas funções

Quando se vende um produto, uma das coisas que mais chama a nossa atenção são as embalagens e os rótulos.

Afinal, é um desses elementos que permitem muitas vezes que optemos sobre determinado produto ou não. Um exemplo é que muitas vezes a embalagem para pizza personalizada bem feita faz com que inconscientemente escolhamos tal empresa quando formos comer pizza novamente.

Isso, porque o ser humano é estético, ele gosta de coisas bonitas e bem organizadas, e quando falamos de comunicação visual dentro das embalagens, estamos sempre nos referindo à elaboração de embalagens que cativam e que também trazem desempenho e funcionalidade ao produto.

Uma boa embalagem ajuda a apresentar o produto, de tal forma que uma embalagem papel kraft personalizado será diferente de uma embalagem de vidro, por exemplo.

As embalagens precisam comunicar diferentes informações, apresentar as inovações da marca e, claro, ser uma embalagem que facilita o transporte da mercadoria, de modo que a manipulação seja agradável.

É importante lembrarmos que existem variados tipos de embalagens, e este artigo abordará esses variados tipos e focará nos detalhes das caixas de papelão, e fará com que você pense entre comprar um outro material e comprar caixa de papelão personalizada para seu negócio.

A embalagem e a logística

A embalagem está intrinsecamente relacionada ao transporte das mercadorias, por isso que elas devem ser pensadas, para assegurar a qualidade das mercadorias.

Mas, para que uma embalagem cumpra seu papel, é preciso conhecer os níveis que as embalagens têm para a logística. Cada nível poderá usar um tipo específico de embalagem, assim, temos os níveis:

  • Primário;
  • Secundário;
  • Terciário;
  • Quaternário;
  • Quinário.

O nível primário é a embalagem mais próxima do produto, geralmente é a embalagem em que o produto está contido. O secundário acondiciona a embalagem primária, quase sempre são as embalagens que vemos no mercado.

O terciário é aquele que tem diversas embalagens secundárias. O quaternário é aquele que está ligado ao transporte das mercadorias e embala as terciárias.

E as de nível quinário são embalagens especiais para longas distâncias. Dessa maneira é possível identificar o tipo de embalagem a ser usada.

Tipos de embalagens

Há variados materiais de embalagens, e abordaremos alguns tipos de embalagens conforme o seu material a seguir.

1. Embalagem de madeira

São as embalagens que primeiro foram usadas, e sua grande função é transportar diversas unidades de um produto. A principal forma para essa embalagem é a caixa, e pode efetuar transporte de frutas, hortaliças e legumes.

2. Embalagem de vidro

As embalagens de vidro são frágeis, porém, muito elegantes e ajudam no transporte e na contenção de materiais líquidos, úmidos e que precisam expor o conteúdo, já que, em grande parte dessas embalagens, o vidro é transparente. É muito usado na indústria dos cosméticos.

3. Embalagens de papelão

É uma das mais usadas devido à sua praticidade, e são muito usadas no formato de caixa de papelão sob medida. Mas há uma enorme variedade de tipos de caixa de papelão, cada uma adequada para um transporte e um tipo de entendimento sobre o que é a embalagem.

Caixas de papelão reciclado e não reciclado

Os papelões não reciclado são os mais indicados por possuírem uma estrutura mais rígida, e é indicado para materiais que precisem de embalagens muito resistentes e que impeçam a penetração da umidade.

No material reciclado é possível assegurar esse mesmo nível, entretanto, terá que ter ondulações duplas.

O material reciclado é mais sensível à umidade, porém, atinge níveis de segurança parecidos com o não reciclado, além de garantir para a empresa a ideia de responsabilidade ambiental. Fora que o papelão reciclado também sai mais barato que o não reciclado.

Caixa de papelão ondulado e não ondulado

O papelão sem ondulações é um pouco mais simples que a Caixa de papelão ondulado, pois tem facilidade em ser dobrado e tem pouca resistência a grande impactos, porém, é mais flexível para embalar produtos. Já os que tem ondulações são mais rígidos e mais resistentes.

Essas ondulações estão presentes, por exemplo, no miolo da caixa papel personalizada. Os que possuem um tipo de ondulação são chamados de parede simples e os com duas ondulações de paredes duplas, sendo, nesse último, a ondulação separada por capas, no meio e nas extremidades.

Assim, vimos que as embalagens são muito importantes para o desenvolvimento de uma comunicação visual eficiente e a segurança dos produtos.