Somos cercados por um número grande de produtos que compramos todos os dias, seja no mercado ou em shoppings. O que podemos perceber com isso é que cada produto na loja possui um “rótulo” ou então uma etiqueta que passa diversas informações ao consumidor e ao lojista.
As etiquetas adesivas são as mais comuns por possuírem uma infinidade de modelos e serem muito usuais e aderirem facilmente em quase qualquer superfície.
Neste texto iremos tratar de algumas características importantes da etiqueta autoadesiva utilizada no mercado comercial, bem como quais são os principais materiais utilizados e também ressaltando suas funcionalidades.
Entendendo a etiqueta autoadesiva
A etiqueta autoadesiva, que pode ser encontrada em modelo de adesivo sensível a pressão, é constituída por três camadas principais.
A primeira delas é conhecida como frontal é o material da própria etiqueta, que pode ser feita de diversos materiais, naturais ou sintéticos. A segunda camada é o adesivo, que é a “cola” da etiqueta, é essa camada que fará o contato com a superfície.
Todas essas camadas são montadas sobre uma superfície chamada liner, que é um papel ou um filme com uma leve camada de silicone no qual a etiqueta fica sustentada até ser destacada e utilizada.
As camadas podem ser feitas de diversos materiais, conferindo itens com diversas características e mais adequadas para um determinado tipo de serviço ou produto.
Ainda assim, é possível encontrar modelos em materiais mistos. É indicada a mistura de materiais para modelos de etiquetas para congelados, que precisam de produtos mais resistentes à umidade.
Produção e tipos de etiquetas
A produção de etiquetas é relativamente simples. Antes de tudo é preciso seguir as regulamentações da Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e verificar quais as informações obrigatórias que é preciso atender.
Feito isso, é hora de colocar essas informações em um design e escolher o material e depois encaminhar para um fabricante de etiquetas promocionais qualificado. Depois dessas etapas, basta rotular o produto e por à venda.
Mas como saber qual é o tipo de material mais adequado para seu produto? A resposta é variada e depende do conhecimento de cada tipo. Abaixo iremos tratar de alguns dos modelos mais requeridos:
1. Etiquetas removíveis
São etiquetas para serem usadas em produtos nos quais é necessário a retirada sem que deixem resíduos. Elas podem ser usadas em cartões de créditos (naqueles informativos de aviso de desbloqueio), em aparelhos eletrônicos ou então em rótulos de embalagens. Elas podem ser feitas com design variados e são conhecidas por serem etiquetas adesivas coloridas.
2. Etiquetas resistentes à água ou produtos químicos
Há alguns produtos que precisam ficar em contato com a água ou são produtos químicos e precisam de rótulos resistentes. Esse modelo de etiquetas é resistente à essas duas situações e são feitas com filmes plásticos e colas resistentes à imersão, de modo a garantir sua eficácia.
3. Etiquetas VOID
As etiquetas, além de serem essenciais para mostrar informações relevantes para os produtos, também são um controle de segurança.
Um exemplo dessa funcionalidade são as etiquetas adesivas lacre de segurança, conhecidas como etiquetas VOID. São feitas com poliéster de alta resistência física e, quando remove-la, ela deixa um resíduo que é uma mensagem escrito VOID – que significa violado em inglês.
Em alguns modelos o VOID pode ser personalizado com o logotipo ou outra mensagem.
Além desses tipos de etiquetas podemos encontrar no mercado:
- Etiquetas para baixas ou altas temperaturas;
- Etiquetas para rotuladoras;
- Etiquetas para balanças;
- Etiquetas de identificação.
Materiais para etiquetas
Existem diversos materiais que podem ser usados para a confecção de etiquetas e que são usados em impressora para etiquetas adesivas personalizadas. Veremos alguns desses materiais nos tópicos a seguir:
1. Etiquetas de papel
São uma das mais usadas, são as chamadas etiquetas tradicionais e podem ser impressas com informações como o código de barras e também pode servir para etiquetas personalizadas.
2. Etiquetas plásticas
São usadas em lugares em que o papel não adere e englobam quatro tipos de materiais diferentes como: Polipropileno (PP), Polietileno (PE), Poliéster (PET) e Vinil (PVC).
3. Etiquetas BOPP
São etiquetas de filmes plástico. O BOPP é a sigla em inglês do componente chamado de propileno biorientado. Ela é flexível e muito resistente a temperaturas baixas, a água e rasgos.
O mercado de etiquetas é amplo e possui diversos modelos para diversas aplicações. Todo processo de escolha do material e da etiqueta sempre dependerá do objetivo do seu produto e das suas necessidades.