A importância da sinalização para empresas

Organização e segurança são fundamentais para empresas de todos os segmentos e portes, no planejamento e execução das mais variadas tarefas. Entretanto é bastante comum que as pessoas só notem a importância da sinalização quando ela está em falta.

Aos clientes ou consumidores em potencial, poder contar com placas de sinalização que indiquem a direção, pedestais que organizem filas e uniformes que ajudem a identificar os vendedores é extremamente importante, principalmente nos pontos de venda de grandes varejistas.

Além da praticidade que elas garantem, muitas vezes as soluções também são obrigatórias, como é o caso de algumas placas de sinalização.

Placas de sinalização

As instalações comerciais ou empresariais demandam cuidados com a segurança, que envolvem a sinalização por meio de placa ou letreiro.

Em alguns casos, a falta de sinalização de segurança pode até resultar em multas ou interdições, além de representar um risco para os colaboradores e consumidores que podem transitar pelos locais.

De uma maneira geral, as placas ajudam a garantir maior fluidez e ordem para os estabelecimentos, e, por isso, estão presentes em todos os tipos de empresas. Dentre as placas indispensáveis para qualquer negócio é válido destacar:

  • Placas de informação ou indicação, distinguindo ambientes;
  • Placas de informação indicando direções ou caminhos com setas;
  • Placas que indicam vagas especiais nos estacionamentos;
  • Placas de aviso, conscientização, alerta ou normas de convivência;
  • Placas de segurança próximas a áreas de risco;
  • Placas alertando normas de segurança de trabalho;
  • Placas de sinalização de obras, em caráter emergencial ou personalizado.

Um lembrete bastante válido aos empreendedores com relação à confecção das placas é que, assim como mobiliário, logotipo e linguagem empresarial, a sinalização corporativa também representa a imagem e os valores das empresas.

Por isso, também vale a pena preocupar-se com o design, principalmente com relação às cores, formatos e estilos utilizados na sinalização.

Pedestal organizador de fila

Apesar de não ser um item considerado obrigatório para os estabelecimentos, o pedestal organizador de fila é um utensílio que está presente nos mais variados ambientes, desde rodoviárias e aeroportos, até agências bancárias ou farmácias.

Versátil, ele serve para ordenar o fluxo de pessoas em filas, determinando o posicionamento das pessoas de forma rápida e intuitiva.

O direcionamento ajuda a agilizar o atendimento ao público, além de contribuir para evitar desentendimentos, principalmente nos casos que envolvem esperas mais longas.

Além de ser extremamente funcional, o organizador também é resistente, exige pouca manutenção, tem longa vida útil e cumpre a sua função demonstrando ótima relação custo-benefício.

O pedestal retrátil com fita também pode ser personalizado, transmitindo a comunicação interna da empresa ou até oferecendo um espaço para créditos ou a promoção de uma marca, dependendo dos objetivos das estratégias de marketing empresarial.

Profissionais uniformizados

O investimento em uniformes para os colaboradores das empresas pode enfrentar um pouco de resistência no início, mas é uma medida que contribui com muitos benefícios para os negócios de diferentes segmentos de atuação.

Dentre os motivos para adotar o uso de uniformes para os colaboradores, é possível enumerar:

  • Uso do uniforme como uma ferramenta de marketing;
  • Faixa refletiva para uniformes chama a atenção de clientes;
  • A presença do logo contribui para a divulgação da empresa;
  • Uniformes tornam a identidade visual da empresa mais homogênea;
  • Funcionários uniformizados parecem mais integrados;
  • Uniformes favorecem a igualdade entre os colaboradores;
  • Resolução do problema com roupas chamativas ou inadequadas;
  • Mais praticidade no dia a dia, eliminando preocupações com vestimenta.

Ao definir o uniforme, é preciso levar em conta alguns aspectos para escolher o modelo mais adequado para cada caso.

O conforto e o bem-estar são fundamentais, pois podem até atrapalhar a produtividade quando são prejudicados. A escolha de cores neutras pode resultar em peças mais duráveis, bonitas e que agradem a todos.

Os uniformes devem passar a imagem da empresa, o que pode ser feito com a inserção do logo nas peças. Devem levar em conta também os ambientes de trabalho e segurança para os funcionários. No caso das indústrias, por exemplo, há demanda pelo uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

A modelagem discreta se adapta aos corpos dos colaboradores mais facilmente, e os tecidos devem ser respiráveis e frescos.

O fornecimento e renovação das peças deve sempre ficar por conta da empresa, pelo menos uma vez ao ano, evitando desgastes excessivos.

Ao final, tem-se investimentos que valorizam a imagem das empresas diante dos consumidores e potenciais consumidores, contribuindo para o posicionamento no mercado.