A melhor forma de alcançar um grande público é investir em divulgação, ela pode ser uma ótima aliada e proporcionar benefícios inúmeros para empresas e lojas de pequeno ou grande porte.
Mas é importante dizer que a publicidade não precisa necessariamente ter altos custos, pelo contrário, existem elementos com excelente desempenho e baixo custo.
Nesse sentido, os empresários podem optar por contratar uma empresa de comunicação visual que lidará com todas as questões de imagem, ou seja, se aprimorará de elementos visuais para emitir e disseminar informações sobre determinada empresa, serviços e produtos que desenvolve.
Assim, para começar a imagem da fachada de lojas e demais estabelecimentos dizem muito sobre si.
Por isso letreiros e fachadas com nome, logotipo e qualquer outro dado relevante precisam ser colocados de forma que chame a atenção do público que passe pelo local para que sintam vontade de entrar.
Além disso, banners e painéis de divulgação são sempre bem vindos, eles podem ser dispostos dentro das lojas ou até mesmo em locais estratégicos como pontos de ônibus, metrô, estradas e outros ambientes com grande circulação de pessoas.
Sendo que podem conter não só dados sobre endereço, telefone, horário de atendimento e afins, mas também falar sobre promoções, eventos e demais ações promovidas pela empresa.
Ademais, participar de eventos e feiras do segmento é uma ideias viável para todas as empresas, isso porque os profissionais que lidam com a comunicação visual podem elaborar estandes personalizados.
E muitas vezes chamativos para serem colocados no espaço de modo que conquiste os cliente se mostre para as concorrentes a fim de se firmar no mercado.
Cuidando também da parte interna das lojas
É importante ressaltar que divulgação externa é fundamental, pois vai atrair o público, porém quando o mesmo chega até a loja precisa ser bem recebido e encontrar além de qualidade nos produtos e serviços, um atendimento diferenciado e maior facilidade para encontrar o que se está procurando.
Dessa forma, existem elementos criados exclusivamente para cumprir esse papel. Os supermercados, farmácias, padarias e demais lojas tem uma maneira específica para dispor seus produtos.
O objetivo é aumentar as vendas então quanto mais visível um item estiver melhor será sua saída, por isso é comum encontrar alguns produtos em locais estratégicos.
De modo que um exemplo usado para mostrar os produtos de maneira mais organizada é o balcão expositor, nele os itens serão colocados seguindo a lógica de que para vender é preciso mostrar.
Então é possível destacar aqueles produtos que não tem muita procura deixando-os mais próximos do público e assim chamar sua atenção e incentivar a compra.
Além disso, até mesmo a forma como os produtos são colocados no freezer podem influenciar o consumidor, em geral, eles tendem a levar o que está mais próximo da mão, ou seja, o alcance é mais fácil e não demanda muito esforço, por isso os itens que ficam no meio da geladeira costumam vender mais.
O mesmo serve para os que ficam em uma prateleira, se estiver mais em cima ou muito na parte de baixo as pessoas procurarão pelo que for mais fácil de pegar.
Por fim, é possível adquirir ainda alguns outros elementos que podem auxiliar na publicidade de uma forma mais sutil, porém, muito eficiente.
Com a personalização de elementos que serão entregues ao cliente no momento da compra faz com que o nome da empresa se propague como o wobbler PDV, um adesivo fixado nas prateleiras e gôndolas que podem conter algum tipo de publicidade.
Além disso outros produtos desse que seguem esse princípio e podem ser usados são:
- Etiquetas adesivas;
- Rótulos adesivos;
- Embalagens personalizadas;
- Brindes.
Comunicação visual para um segmento específico: as padarias
Uma expressão muito popular diz que as pessoas comem primeiro com os olhos, de modo que ao chegar em uma padaria as pessoas imediatamente são atraídas pela beleza dos alimentos.
Por isso manter todos bem alinhados e organizados em uma vitrine para padaria faz a diferença, pois o cliente poderá observar com mais facilidade cada item e escolher o que mais o agrada.
Mas, é preciso seguir a mesma linha de raciocínio já citada, que a forma como cada um á disposto diz respeito a impressão que o cliente tem do produto.
Por tanto uma técnica também usada é que quando os produtos estão perto de vencer, e no caso dos alimentos é mais rápido que outros itens, é possível dar mais destaque a eles no balcão vitrine para padaria, isso não ajuda apenas os lucros, mas diminui ainda os desperdícios.