comunicação

A evidência que a comunicação visual traz para o negócio

As empresas, independente do seu tamanho e segmento de atuação, possui como objetivo aumentar as suas vendas, comunicação e aproximação entre mercadorias e consumidores.

Para conquistar esses resultados e outros benefícios que agregam valor e destaque ao negócio no mercado empresarial, é necessário fazer investimentos em uma boa comunicação visual.

A comunicação visual consiste no uso de elementos como: formas geométricas, imagens, símbolos e desenhos diferenciados com cores destacáveis.

De forma que chame a atenção do consumidor, criando uma curiosidade de conhecer e saber de informações sobre determinado produto ou serviço de uma marca/empresa.

A relevância da comunicação visual nos negócios

Criar uma identidade visual para a empresa é importante, pois, é ela que causa uma primeira impressão positiva nos indivíduos, desde que, os elementos usados no processo criativo sejam bem colocados.

Os profissionais que podem trabalhar na implementação da comunicação visual na companhia são das seguintes áreas: comunicação social, design gráfico e marketing.

A presença de profissionais experientes em alguns segmentos podem auxiliar no processo de criação da identidade visual (designers), criação de estratégia de divulgação e ações promocionais (marketing), criação de comunicados, releases e materiais usados para divulgar o trabalho da marca/empresa (comunicação social).

Em um mercado com muitas empresas, a concorrência torna-se acirrada, ou seja, a marca ou companhia que criar um designer moderno, com elementos que consigam transmitir uma mensagem eficiente, consegue se diferenciar e conquistar a preferência do cliente e consequentemente os lucros começam a beneficiar o empresário.

Com a identidade visual criada, a logomarca pode ser colocada no cartão de visita, banner, produtos e objetos usados como brindes em ações de divulgação, embalagens, entre outros.

Empresas, comércio e outros espaços que ofereça produtos e serviços ao público, precisa investir em elementos que ajudam a aproximar os clientes dos estabelecimentos. Na área da saúde, por exemplo, as pessoas buscam clínicas e consultórios para cuidarem do seu bem-estar.

Um cartão de visita fisioterapia, com um logo criativo, nome do estabelecimento e o telefone para contato, já causa uma boa impressão na pessoa, criando uma curiosidade em conhecer o local.

Os cartões de visita podem ser feitos em gráficas, estabelecimentos, que realizam impressões em:

  • Digital;
  • Flexografia;
  • Híbrida;
  • Offset;
  • Rotogravura;
  • Serigrafia.

Com essas opções de impressão, pesquisar, os preços de cada tipo e como podem ajudar na comunicação visual do seu negócio é muito importante para conseguir bons resultados.

Um elemento que pode ajudar na divulgação e comunicação no seu estabelecimento é o banner impressão digital, que é composto por lona ou tecido.

Podem ter um tamanho que varia de 1 a 5 metros, contendo mensagens simples e diretas para a propaganda de um produto/serviço. O conteúdo a ser colocado no banner, varia de acordo com as necessidades e ações do projeto de comunicação visual.

A impressão digital banner é a mais indicada para ter uma peça de qualidade para a comunicação entre empresa/cliente. Na opção digital, as impressoras são a laser e atuam diretamente no material. As gráficas usam como matriz um arquivo digital, como um PDF para executar o pedido do cliente.

Opções de impressão que podem ajudar nessa estratégia

A impressão digital é apenas uma das opções que você pode escolher para criar materiais e elementos que ajudam na divulgação do seu negócio.

O serviço de impressão em vinil adesivo, por exemplo, para criar adesivos para serem distribuídos nos eventos de divulgação é uma ótima opção. Os designers podem criar elementos que tenham relação com a identidade da marca/empresa, frases impactantes com uma tipografia diferente.

Com o projeto pronto, é só levá-lo em uma gráfica com experiência em impressão de adesivos e fazer o pedido com a quantidade necessária.

O vinil adesivo para impressão pode ser usado para a criação de etiquetas, outro elemento muito importante na comunicação entre o cliente e a empresa, pois, nas etiquetas as informações sobre o produto e logomarca podem ser inseridas.

Os adesivos são apenas uma das inúmeras opções de brinde que as empresas/marcas podem usar. Alguns dos itens mais usados são:

  • Cadernetas;
  • Canetas;
  • Canetas e lápis;
  • Ecobags;
  • Porta-objetos.

Nesses e em diversos objetos, existem a possibilidade de estampar o logo do seu negócio para potencializar o efeito que o brinde proporciona, que é o de promover a empresa.

Criar uma lona canva, com uma arte especial para o evento de divulgação pode destacar o espaço, despertando a atenção das pessoas para conhecer espaço. A impressão em lona é a opção perfeita para destacar os efeitos da arte criada para a comunicação visual.

Investir em comunicação visual é fundamental para a credibilidade dos negócios, se diferenciar da concorrência, fidelizar os clientes e assim conseguir os resultados almejados para o seu estabelecimento ou empresa.