comunicação-visual

A comunicação visual por meio de etiquetas e adesivos

Quando se fala em comunicação visual, muitos empreendedores e pessoas associam essa ação com a produção de peças gráficas impressas, como é o caso de banners e folders, assim como materiais de divulgação televisivos, nas redes sociais ou em sites.

Todas essas ações, de fato, fazem parte do imenso mundo da comunicação visual, mas não se limitam somente a elas. Existem muitas outras formas de comunicar algo para o cliente, pensando na humanização desse processo, assim como em criar laços de bom relacionamento.

Os clientes buscam marcas que eles possam lembrar, se apaixonar, se envolver e se sentirem importantes. Nesse processo de valorização, desde a entrega de brindes, até o uso de elementos inusitados, podem passar uma mensagem ao cliente.

O uso das etiquetas e adesivos na comunicação visual

Uma das formas de passar uma mensagem de atenção, apoio e cuidado para o cliente, é por meio do uso de adesivos, rótulos e etiquetas. Esses elementos, apesar de discretos, possuem uma importância essencial quando falamos sobre comunicação visual.

A Indústria de rótulos fica responsável pela produção desse material, que consegue consolidar várias informações sobre o produto, servindo para informar o cliente. Em um rótulo de alimentos, por exemplo, é comum conter informações como:

  • Os ingredientes;
  • A quantidade calórica;
  • O local de fabricação;
  • O modo de consumo ou preparo;
  • Alertas para pessoas que possuem alergias.

Esse tipo de ação é importante para orientar o cliente sobre o produto, assim como para uma ação de segurança no caso das pessoas que são alérgicas a qualquer um dos ingredientes.

O mesmo vale em qualquer indústria que produza um produto para o cliente, como remédios, roupas e cosméticos. Isso reforça a importância dos rótulos, que além de decorativos, carregam informações de segurança.

Nesse cenário, uma dica importante é apostar no uso de Rótulos personalizados. Toda marca precisa desenvolver uma identidade visual para ser reconhecida e lembrada pelo cliente. O cliente está exposto a várias marcas e produtos diariamente, e por isso, é fundamental desenvolver formas de ser associado ou lembrado.

Diante disso, o uso de rótulos com personalização representa associar esse elemento com a imagem da empresa, como um local responsável pela produção. Essa ação é importante para consolidar a marca, aumentar a credibilidade do produto diante da concorrência, assim como para o cliente. São ações como essas que ajudam na melhora da experiência do cliente com sua marca.

Outra dica, além da personalização dos rótulos, é apostar em modelos diferenciados, como é o caso do rotulo redondo, quadrado ou em forma de triângulo. A ideia é que esse tipo de rótulo siga a identidade visual da marca, assim como seus formatos, reforçando ainda mais a ideia da mensagem.

Ações de segurança também comunicam

Além da personalização desse material, existem outras formas de associar informações para o cliente, como é o caso de etiquetas e adesivos.

As etiquetas são importantes porque podem ser fixadas facilmente, assim como os adesivos que conseguem chamar a atenção do cliente, e que também são de fácil instalação e uso. Ale´m disso, esses materiais podem ser utilizados como uma ação de segurança do produto, por meio do uso de lacres.

Um exemplo, é o uso da etiqueta lacre, ou do adesivo, que são fundamentais pois contribuem para sinalizar para o cliente se houve ou não violação no produto antes da entrega.

Os lacres são indicativos de segurança edevem ser inseridos desde o processo de produção industrial. Diante disso, é importante que esse material seja mantido até o momento da compra e do consumo do produto, representando a vedação e a segurança.

Existem alguns tipos rótulos, etiquetas e adesivos de produtos que são feitos para manter a segurança do produto. Os lacres podem rompidos completamente, ou em pequenos pedaços. De qualquer forma, fica impossível desfazer a violação do adesivo lacre, assim como das etiquetas ou outros instrumentos de proteção.

O transporte de produtos também comunica

Para finalizar, é importante destacar que, tanto os transportes de produtos, como sua forma de logística de estoque e de distribuição ao cliente, servem como uma forma de comunicação e cuidado com o cliente, e por isso, precisam ser bem estruturados.

Por isso, para os produtos que ficam armazenados em Caixa pallet papelão, é importante ter cuidado nas ações que aparecem como frágil, com o objetivo de não causar nenhum dano ao produto.

Dessa forma, é possível compreender que a comunicação visual impressa é essencial em várias etapas da comunicação com o cliente. Investir nesses materiais é uma manneira eficaz de atingir os objetivos de marketing e comunicação, se diferenciando dos concorrentes no mercado de negócios.