empresas

Serviços gráficos e de comunicação visual para empresas

As empresas para vender os seus produtos precisam estar atentas à uma gama de aspectos, que vai desde a concepção do produto, até como ele será apresentado para o seu público.

E uma forma de apresentar ao público toda a potencialidade de seus produtos é preciso uma peça gráfica como um catálogos para empresas.

Essas peças gráficas são feitas por dois tipos de empresas, as de comunicação visual e as empresas gráficas. Elas oferecem diversos tipos de serviços que são essenciais para o desenvolvimento de uma estratégia de marketing efetiva e que tenha grande impacto.

Assim, é importante saber os produtos que essas empresas podem oferecer, afinal, a impressão e recorte de adesivos são essenciais para que seu produtos sejam mais chamativos e que engajem o público de maneira extremamente forte e impactante.

Abaixo falaremos sobre alguns serviços que as empresas de comunicação visual e as gráficas podem oferecer para diversos negócios, afinal, investir na sua empresa é investir na composição da sua identidade visual nas mais diversas peças gráficas.

Manual da marca de empresas

Um dos serviços que uma empresa de comunicação visual em conjunto com uma gráfica pode oferecer é a elaboração e a impressão do chamado manual de identidade visual. Esse manual também é conhecido como manual da marca, ou do inglês brand guideline.

O manual da marca nada mais é que um documento que reúne todas as informações necessárias quanto ao visual de determinada empresa como:

  • Conceito do logotipo;
  • Cores com os códigos (RGB, CMYK, Pantone e outros);
  • Tipografias;
  • Assinaturas.

Esse manual é muito importante para que as peças gráficas feitas pelo designer e impressas pela gráfica expressa atendam de forma verossímil a realidade.

O manual é importante porque nem sempre serão a mesma agência e o mesmo profissional que comporá as peças publicitárias da marca, neste sentido, é muito importante contar com um manual que aponta os padrões que ele deve seguir para que a peça publicitária tenha a identidade da empresa.

Geralmente, o manual de identidade visual é feito por uma empresa de comunicação visual e impresso por uma gráfica. Muitas empresas também virtualizam esses manuais para que então fiquem disponíveis para que os profissionais tenham um acesso mais adequado e rápido.

Outros serviços da comunicação visual

O campo de atuação as empresas de comunicação visual é bastante longo e agrupam diversos elementos. Lembrando que todos os elementos publicitários que contém imagens, cores e formas, passou por um profissional da comunicação visual.

Assim, o campo da comunicação visual se expande para:

  • Anúncios na televisão;
  • Anúncios e propagandas nas redes sociais;
  • Campanhas em vídeo (que estão em alta);
  • Placas e logomarcas.

Todos os elementos que são usados para passar uma mensagem que não seja verbal, mas que utilizam-se apenas de imagens, formas, há uma comunicação visual, e existem diversos tipos de técnicas e métodos, assim como uma gráfica que possui inúmeros tipos de impressão e que também oferecem prestação de serviços de tampografia.

A gráfica e a impressão tampográfica

A gráfica de forma geral é um local em que é possível fazer a impressão de imagens, palavras, cores e formas, que foi desenhado. Essa impressão pode ser reproduzida para dezenas, centenas ou então milhares de cópias.

O ramo gráfico remonta o século XVI na Alemanha, onde um inventor chamado Guttenberg inventou a prensa gráfica com tipos móveis, possibilitando a impressão de livros em larga escala.

De lá para cá muita coisa mudou e muitas formas de impressão surgiram, porém, alguns tipos de impressão ainda existem como o caso da impressão tampográfica.

A impressão de tampografia é um tipo de processo de impressão indireta de baixo relevo. Antigamente, os serviços de impressão tampográfica era bastante simples, e depois, por conta do aprimoramento tecnológico, se tornou um sistema de impressão de capaz de imprimir em diversos tamanhos, tipos de peças e materiais.

A grande vantagem da utilização da impressão tampográfica é que ela imprime em qualquer objeto, inclusive em locais com superfícies irregulares. Para isso basta trocar o dispositivo conhecido como berço, que é onde se apoia a peça para que ela não se mova durante a impressão.

Assim, vimos que as empresas de comunicação visual e as gráficas oferecem diversas soluções para as empresas, e esses serviços são fundamentais para uma boa estratégia de marketing.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *