No universo da comunicação visual, muito são os recursos, materiais e estratégias disponíveis para serem aplicadas no mercado, como etiquetas. Esse crescimento da comunicação visual veio por conta da necessidade de chamar a atenção dos consumidores e clientes.
Com o avanço da tecnologia as pessoas passam muito tempo sendo bombardeadas de informações e para chamar a atenção, trabalha-se com os sentidos, principalmente a visão, por isso essa expansão no mercado de comunicação visual.
Um dos recursos que existem há muito tempo e são utilizados diariamente no comércio são as etiquetas, um recurso utilizado para identificar e precificar o produto, serve tanto de informação aos clientes como uma forma de controle para os comerciantes, que por meio delas conseguem:
- Classificar;
- Precificar;
- Quantificar;
- Processar.
Todos os produtos e objetos presentes dentro dos estabelecimentos e que estão disponíveis para compra.
A tecnologia se desenvolveu tanto que refletiu até nas etiquetas, que atualmente, algumas, principalmente em comércios grandes e lojas de departamento de roupas, são equipadas com dispositivos de segurança como os alarmes, a fim de dificultar o furto das peças.
Produção das etiquetas
Esses produtos são confeccionados por meio de impressoras, que podem ser, em sua maioria, efetuadas no próprio estabelecimento, podem vir de uma grafica ou direto da fábrica, quando há o processo de revenda de mercadoria.
Por ser um produto específico, a sua confecção também é, assim não é qualquer impressora que consegue elaborar uma etiqueta com o padrão de código de barras, um produto específico pede um equipamento específico e a grande diferença está no toner ou cartucho, pois para impressão delas é preciso um ribbon para impressora adequado.
No mercado há vários modelos disponíveis de ribbon, que são utilizados em impressoras térmicas que permite a impressão em materiais diversos, como plásticos que são resistentes a água; imprimem uma etiqueta por vez, em vários tamanhos e medidas e duráveis.
Assim cada modelo de impressora tem o seu ribbon. Há três modelos no mercado, o de cera, utilizado para impressão de dados, códigos de barras em papel e adesivos.
Esse modelo é mais utilizado para impressão de etiqueta na área da indústria farmacêutica e alimentícia com valores nutricionais e demais locais.
O ribbon de resina é um modelo mais aplicado para etiquetas que ficam expostas a riscos de congelamento, umidade, calor, contato com substâncias ácidas, materiais de limpeza e afins.
Por isso é uma impressão mais resistente. Utilizada em indústrias automotivas, produtos armazenados em câmaras frias, hospitais, laboratórios entre outros.
E por fim, o ribbon misto, composto por cera e resina sendo o meio termo entre os dois modelos de ribbon e são mais utilizados em materiais que precisam de resistência e durabilidade, a exemplo dessa necessidade temos os materiais que são transportados em cargas.
Uso das etiquetas
Há ainda outro modelo de etiqueta que não pode deixar de ser mencionado: as etiquetas para confecções, que são inseridas nas roupas e possuem um processo de confecção diferente das citadas anteriormente.
Em geral elas são elaboradas por meio de bordados, ou seja, por máquinas de costuras, entretanto há também os modelos que são mais digitalizados e modernos, confeccionados por meio de impressoras e dispondo de um material diferente para impressão.
Independentemente do material da etiqueta, ela exerce uma importante função de informar o consumidor, principalmente quanto a produtos que podem causar alergia nos consumidores, tanto na indústria alimentícia quanto na de roupa e farmacêutica, pois elas, assim como as embalagens, contém informações de fabricação, produtos, ingredientes entre outros.
Além disso, as etiquetas de alimentos são obrigadas por lei de informarem claramente os valores nutricionais e todos os ingredientes que compõem um determinado produto. Por isso há um padrão que precisa ser seguido.
Assim com o seu uso benéfico e obrigatório em algumas situações, esse mercado tem se desenvolvido cada dia mais e as etiquetas se tornaram comuns e muito funcionais no dia a dia de todas as pessoas.
Traga personalidade à sua marca
Além de investir nas etiquetas, é importante que você traga itens para a personalização do seu produto ou embalagens.
Com isso em mente você pode buscar por diversas ideias no mercado, como um melhor acabamento para as embalagens de presente, podendo fazer o uso de papel de seda personalizado para preencher os espaços do pacote.
Outro item que também pode ser utiliza, ainda quando estamos falando sobre presentes, há uma forma muito usada para identificar quem está presenteando, com o uso daquelas tags e etiquetas personalizadas, que podem conter o logo e a identidade visual da marca, assim como os dizeres comuns de “de/para”.
Para um comércio de qualquer nicho é muito importante investir em itens voltados à comunicação visual, uma vez que, como diz o ditado, “quem não é visto, não é lembrado”.