Quais são os principais tipos de etiquetas e rótulos?

A imagem das marcas pode ser afetada de diversas maneiras, o que requer investimentos constantes em diferentes áreas. Entre as questões que exigem atenção no desenvolvimento dos produtos, estão as etiquetas e os rótulos, uma vez que são cruciais para atender essencialmente finalidades informativas.

Neste cenário, é importante citar que os fabricantes de etiquetas podem atuar de formas variadas, pois os materiais e consequentemente, as aplicações atendidas pelos produtos contam com grande diversidade.

Etiquetas adesivas com a parte frontal em papel, plástico, nylon ou compostas por polipropileno são muito comuns. Naturalmente, além das variáveis a respeito dos materiais, em meio às aplicações, pode-se citar:

  • Indicação de conteúdo;
  • Detecção de propriedades de amostra;
  • Alertas de conservação;
  • Identificação de pesagem.

Há ainda a possibilidade de aplicação de etiquetas personalizadas, um caminho que também pode ser seguido no desenvolvimento de rótulos.

Nestes casos, é interessante citar que a customização deve ser desenvolvida de maneira que as normas associadas as informações das embalagens ainda sejam atendidas adequadamente.

Os principais tipos de rótulos

No caso dos rótulos, conforme será abordado a seguir, há uma maior preocupação com o apelo estético, sendo esse um dos principais pontos para o processo de compra das pessoas nos pontos de venda.

De qualquer maneira, antes de encerrar o desenvolvimento e enviar para uma gráfica, é interessante ter cautela e analisar determinadas questões, como a durabilidade e os gastos totais.

Entre os principais tipos estão: poliéster transparente, couchê e adesivo. O transparente é ideal pelos profissionais que desejam conciliar a sutilidade com a funcionalidade, pois garante que o conteúdo seja identificado sem chamar muita atenção.

A opção em couchê é uma das mais tradicionais devido ao favorecimento dos elementos textuais e imagens. O ideal é que uma gráfica seja procurada para a impressão desse tipo de rótulo em casos em que há maior exigência em relação ao acabamento.

Já o adesivo abrange um número maior de aplicações ao considerar a diversidade de superfícies trabalhadas no setor de embalagens. Sem dúvidas, o material selecionado para a produção deve atender quesitos associados a temperatura, umidade, impressão e entre outros.

Os rótulos para cosméticos comumente são adesivos e/ou transparentes, uma das principais exigências do setor são materiais com resistência a umidade, uma vez que muitas vezes são colocados em locais úmidos como o banheiro.

Além disso, pode haver necessidade de maior resistência a altas temperaturas e agentes químicos agressivos.

De qualquer forma, a estética é um fator ainda mais visado nesse tipo de segmento e consequentemente, no processo de desenvolvimento dos rótulos, este ponto influencia na escolha do material e disposição das informações, assim como tonalidades, imagens, uso do logo e outras questões.

Alguns rótulos podem ser mais perceptíveis, de acordo com a proposta da marca. O modelo adesivo normalmente apresenta dados variados sobre os produtos, como validade, lote e composição.

Qual é a diferença entre os produtos?

Antes de abordar mais aspectos sobre rótulos, é interessante citar as principais diferenças entre esses itens e as etiquetas, que foram apresentadas. Isso se deve ao fato de que possuem impactos distintos na rentabilidade dos produtos, acabamentos e modo de implantação.

As etiquetas podem ser temporárias ou definitivas nos produtos. Todavia, os rótulos atendem questões com um maior peso estratégico e por esse motivo, comumente reúnem mais recursos de comunicação visual.

O estímulo é uma das propostas dos rótulos para empresas e por essa razão, há possibilidade de conciliar a identidade visual da empresa com metas informativas das mais variadas formas, inclusive no que diz respeito ao design.

De um modo geral, a distinção de maior destaque é que as etiquetas recebem maior visibilidade no que diz respeito às questões funcionais, além da possibilidade de serem empregadas aos rótulos, por exemplo, para transmitir informações promocionais, dados adicionais sobre a composição e Códigos QR (código bidimensional).

Independentemente do uso, com as informações abordadas ao longo do texto, é possível observar que ambos recursos são de grande importância e por essa razão, devem ser elaborados e empregados com cautela, principalmente no que diz respeito a resistência e estética da etiqueta.

Isso se deve ao fato de que um equilíbrio deve ser estabelecido entre esses dois fatores, mas naturalmente, cabe aos profissionais analisar quais são as principais necessidades de cada aplicação.