rótulos

Produção de rótulos e etiquetas: tipos e usos

A embalagem é indispensável para qualquer tipo de produto, afina, é o local de armazenamento da mercadoria, mas apesar de sua importância é por meio do uso das etiquetas e dos rótulos que identificarmos qual elemento está dentro do vasilhame.

O rótulo e a etiqueta são produto de comunicação visual altamente eficiente, contendo a marca, as informações da mercadoria, de modo a informar e garantir que o cliente saiba o que está comprando, além do claro apelo estético.

Assim, existem muitos tipos de etiquetas, como as etiquetas adesivas coloridas, as com impressão térmica, as utilizadas em papel, em plástico dentre outros.

Assim, no decorrer desse artigo iremos falar abordar sobre os processos de produção das etiquetas e rótulos, bem como seus principais motivos.

Processo de criação e produção de rótulos

Um dos primeiros pontos necessários para a criação dos rótulos é o planejamento do design dos rótulos.

Assim, é necessário o planejamento, a pesquisa e a elaboração de um briefing que atenda todas as demandas, se for um produto para vender em grandes lojas e mercados são necessários pensar no desenvolvimento de etiquetas para código de barras, se for produtos mais naturais, importante pensar em um rótulo que demonstre esses objetivos.

A definição das cores, conceitos gráficos é de grande importância para as outras etapas de produção como:

1. Tipo da impressão

O tipo da impressão afeta diretamente na qualidade da etiqueta, pois permite que o que foi definido no briefing seja realizado de maneira correta e efetiva.

Existem alguns tipos de impressão mais usadas nos processos de produção de rótulos e etiquetas como: impressão auto-adesiva, hot melt, impressão com o uso de impressora termica codigo de barras que permite maior qualidade na etiqueta.

2. Material de impressão

Feito a escolha da impressão a segunda etapa é escolher o material que mais se enquadram com sua embalagem.

Dentro desse quesito os materiais usados é o BOPP (filme plástico poliolefínico) ou então o uso de papéis como o couché.

Iremos falar sobre os tipos de etiquetas com mais detalhes no decorrer desse texto.

3. Pré-impressão

Escolhido o material que será produzido, o rótulo então passa por uma etapa que podemos chamar de espelho, pois já é possível uma ideia factível do que será impresso.

Essa etapa demora pois cada alteração passa por esse processo até que fique sem deformações.

4. Acabamentos

A última etapa para que então o rótulo ou etiqueta com codigo de barras seja colocado na embalagem e encaminhado às gôndolas é os acabamentos finais.

Isso inclui checagem de cor, formato, informações e outras informações. Desse modo, a etiqueta está pronta para o uso.

Modelos de etiquetas

Como vimos as etapas do briefing e da escolha do material são essenciais para o desenvolvimento de uma etiqueta.

Abaixo falaremos sobre os tipos de materiais mais usados para impressão de etiquetas e quais são os seus usos mais comuns.

1. Rótulo Manga

O rótulo manga é produzido pela sigla PEBDL (polietileno de baixa densidade linear). Esse rótulo cria películas e tem uma composição com fios mais finos, de modo que a resistência do produto seja garantido. Outra vantagem desse rótulo é que seu material é reciclável.

O material PEBDL permite a criação de rótulos em 360º, sem que haja a deformação do layout. Assim é ideal para embalagens:

  • Cilíndricas;
  • Tubos;
  • Garrafas;
  • Baldes.

2. Rótulo BOPP

A etiqueta BOPP ou rótulo é um tipo de filme plástico (chamado de poliolefínico) e assegura versatilidade e uma série de acabamentos diferenciados como: metal, transparência e fosco.

A etiqueta ou rótulo produzido com BOPP tem ausência de elasticidade, assim, é preciso que seja usado em embalagens menos flexíveis como recipientes de vidro e plásticos. Outra característica da etiqueta adesiva BOPP é que tem grande durabilidade.

3. Rótulo com couché

O rótulo de papel couché é um dos mais utilizados, por conta da sua versatilidade e qualidade da impressão. Ele garante que o rótulo tenha brilho dando grande apelo estético ao produto. É usado em enlatados e na maioria dos pacotes de alimentos não perecíveis.

Assim, vimos que os rótulos são importantes para que os produtos consigam ter um apelo estético agradável e que passe todas as informações possíveis para o cliente, garantindo uma comunicação eficiente entre a marca e o cliente.