A comunicação é uma ferramenta muito importante para a criação de conceitos, ideias e mensagens de forma eficiente para o público, podendo ser aplicada em etiquetas.
Este recurso é amplamente utilizado em comércios, empresas e marcas para obter uma divulgação eficiente para as mercadorias e assim obter ganhos interessantes.
No universo comunicacional, existem duas formas de se comunicar que podem ser utilizadas nos negócios.
Sendo a linguagem escrita que é usada para criação de textos e a visual é criada com o uso de elementos visuais para conseguir elaborar informações relevantes.
Ter um tempo considerável para desenvolver as estratégias que serão utilizadas na comunicação visual e marketing é essencial para obter bons resultados.
Contratar um profissional na área de design é um diferencial, pois o conhecimento e experiência ajudam na criação de uma identidade visual interessante para o negócio.
O uso de cores fortes, desenhos, efeitos especiais, elementos gráficos, fotografias, formas geométricas, ilustrações, tipografia e vídeos.
Estes recursos podem ser combinados para ser utilizado de forma individual ou conjunta consegue chamar a atenção das pessoas, fator que pode potencializar as vendas das empresas e marcas.
Um desempenho de sucesso está relacionado aos investimentos em:
- Atendimento de qualidade;
- Matéria-prima de excelência;
- Produtos e serviços de boa procedência;
- Boa comunicação visual;
- Equipamentos eficientes.
Utilizar etiquetas é um modo de organizar e personalizar as mercadorias que serão disponibilizadas para a venda.
A relevância da etiqueta nos negócios
O segmento da indústria têxtil utiliza muito as etiquetas para organização dos produtos. Este material deve ser posicionado corretamente para proporcionar conforto ao consumidor.
Durante o processo de fabricação, o tamanho da etiqueta precisa ser considerado, pois estes detalhes faz muita diferença no resultado.
As etiquetas de tecido para roupas devem ter os seguintes dados:
- Símbolos de cuidados e conservação das peças;
- País de origem da fabricação;
- Nome da empresa ou marca;
- Composição com a quantidade de fibras;
- Medidas e tamanho das roupas;
- CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica).
Balde de água, círculo, ícone do ferro de passar, triângulo, quadrado com círculo dentro ou meio círculo são alguns dos símbolos que podem ser utilizados para orientar as pessoas sobre como lavar, formas de secagem e manuseio da roupa.
O principal objetivo das etiquetas de tecido é ajudar na identificação dos dados técnicos e produtos. Este modelo pode ser personalizado com estampas, bordados, efeitos resinados, cetim, nylon emborrachado ou comum.
O tecido é um material que permite a criação de etiquetas para gola, bandeirinha, lateral, dobra, estilos, lateral entre outras que podem ser facilmente inseridas nas roupas, para uma comunicação visual e divulgação eficiente.
As etiquetas personalizadas de tecido são indispensáveis em qualquer peça de vestuário, pois tem a função de informar todos os detalhes do processo de fabricação e conservação da roupa. Procurar uma gráfica experiente é uma forma da criação da etiqueta ser um sucesso.
Investir na inserção dos elementos da comunicação visual da empresa ou marca é uma forma de evidenciar e ajudar na imagem dos negócios.
Outro modelo de etiqueta que pode ser confeccionada por um excelente custo-benefício e pode render ótimos resultados são as etiquetas para artesanato em tecido.
Este recurso ajuda a personalizar o produto que a pessoa confeccionou e facilita a identificação por parte dos clientes.
Etiquetas versáteis
Além do tecido, há outros materiais que podem ser usados para criar uma etiqueta. O papel é um dos mais usados, devido à qualidade e possibilidade de gramaturas diferentes.
As etiquetas para produtos alimentícios são usadas para chamar a atenção dos consumidores e informar dados relevantes sobre os produtos.
No universo das etiquetas de alimentos existem muitos modelos com diferentes tamanhos e formatos que podem ser inseridos nas mercadorias.
Sobre as informações que podem ser inseridas são elas:
- Data de fabricação e validade;
- Nome do produto;
- Preço;
- Marca;
- Peso.
Um ponto positivo da etiqueta de alimentos é a possibilidade de agilizar as vendas por meio do código de barras que pode ser colocado no material.
Um adesivo recortado personalizado é um item muito utilizado em ações promocionais e na decoração da loja. Esta é uma ferramenta criativa que pode ajudar na divulgação dos negócios. Os materiais que podem ser usados na criação do adesivo são: vinil, papel e PVC autocolante.
Isto posto, os investimentos em comunicação visual e no uso das etiquetas nos comércios e negócios são uma forma de aumentar as vendas, chamar a atenção do público e conseguir crescimento na área de atuação.