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Informações sobre etiquetas e rótulos personalizados

A demanda de produtos oferecidos para o público consumidor é grande e abrangente, dentro dos mais diversos segmentos da indústria e do comércio. Para saber mais sobre o uso de rótulos e etiquetas nesse meio, continue com a leitura.

Nos supermercados podemos encontrar mercadorias alimentícias, de higiene pessoal, equipamentos eletrônicos, brinquedos para animais domésticos, e todos eles tem pelo menos uma coisa em comum: informações presentes em suas embalagens.

São rótulos e etiquetas das mais variadas formas e tamanhos, com cores específicas que remetem a uma marca empresarial e logos reconhecidos das propagandas presentes em mídias publicitárias.

Essa comunicação visual é muito importante para que os consumidores possam comprar o que lhe convém e o que é necessário. As etiquetas e rótulos agregam informações que são determinadas pelo Código de Defesa do Consumidor

Apenas nos produtos alimentícios, as etiquetas e rótulos também devem seguir as normas regulamentadoras da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, apresentando informações fundamentais, entre elas:

  • Ingredientes presentes na composição;
  • Origem da mercadoria;
  • Prazo de validade e lote;
  • Presença de alergênicos.

Todas as características dos produtos devem ser apresentadas de forma clara e coerente para os consumidores. A quantidade de massa e volume também devem estar presentes na embalagem ou etiqueta.

Mas ainda há variações que de etiquetas que podem ser encontradas com facilidade em gôndolas e prateleiras nos estabelecimentos comerciais.

Etiquetas em produtos congelados mantém dados intactos

As empresas especializadas em comunicação visual voltadas para as mercadorias, trabalham com diferentes modelos de rótulos e etiquetas, adequando as informações de maneira correta e concisa, quando é preciso.

Dessa forma, gráficas desenvolvem etiquetas adesivas personalizadas para alimentos dos mais variados tipos. São aplicados em latarias, potes de vidro, garrafas de bebidas, entre outras embalagens encontradas nas prateleiras e gôndolas de padarias, supermercados e quitandas.

As informações são variadas, de acordo com a necessidade e a legislação vigente. Essa é uma forma de controle de órgãos fiscalizadores, que envolve todos os cuidados com a qualidade dos produtos oferecidos para os consumidores.

Para suportar o manejamento e a exposição permanente nestes ambientes, são aplicadas técnicas de proteção para que as informações não sejam removidas de maneira fácil.

Por isso mesmo as etiquetas para congelados recebem um tratamento diferenciado, para suportar as baixas temperaturas de refrigeradores e freezers, sem perder as características originais.

A composição da estrutura deste tipo de etiqueta tem como base a borracha, garantindo as condições inalteradas mesmo quando expostas a água ou gelo.

Informações de rótulos seguem regras

Assim como as etiquetas presentes nos produtos, os rótulos adesivos também seguem regras rigorosas quanto a sua aplicação.

Nas embalagens voltadas para alimentos, além dos dados de lote, ingredientes e data de validade, é obrigatório a presença de informações nutricionais, como percentual de valores diários de cada porção, com medidas caseiras, como colher, xícara, fatia ou unidade.

Essa informação deve constar em uma embalagem resistente, para que os dados não sejam perdidos ao longo do trajeto entre a confecção, o transporte, o depósito em estoque e a disposição em gôndolas e prateleiras dos pontos de venda.

Os produtos regionalizados, que são comumente vendidos como alimento artesanal, também devem disponibilizar todas as informações para os consumidores.

Para este tipo de produto as gráficas produzem rótulos adesivos personalizados, com a marca e nome do fabricante, além de todos os dados obrigatórios pelos agentes fiscalizadores e órgãos públicos, em todas as esferas de poder.

Tamanho variável das etiquetas permite atualização de dados

Os estabelecimentos comerciais precisam passar informações alternadas aos clientes, como mudança de preço ou proximidade da data de vencimento dos produtos, por exemplo.

Com isso, é conveniente manter um estoque de etiquetas adesivas em branco para que possa ser empregada sobre quadros de aviso, portas de acesso e junto às prateleiras, sempre com fácil visualização dos clientes.

Para a informação de preços e promoções, as empresas gráficas desenvolveram ferramentas de divulgação que podem ser utilizados de diferentes formas dentro de um estabelecimento comercial.

Isso é importante para destacar produtos em promoção ou novidades no mercado. Trata-se da etiqueta de gôndola colorida, para chamar a atenção de maneira atrativa, com praticidade e qualidade na comunicação visual empregada na divulgação publicitária.

Sustentabilidade aplicada no reuso de material

Apenas como curiosidade, é possível ser ecologicamente correto e reaproveitar materiais como embalagens que contam com etiquetas eficientes sobre a superfície. Para utilizar os potes de vidro para armazenamento posterior de outros produtos.

Além da limpeza interna, a remoção da cola da etiqueta pode ser feita com o uso de um secador de cabelo com direcionamento do jato quente sobre a cola.

A estrutura molecular vai se expandir, facilitando a remoção e podendo utilizar o vidro em diferentes situações cotidianas, para uso doméstico.

Importante lembrar que este tipo de tarefa deve ser realizado por uma pessoa adulta, respeitando todos os cuidados para segurança pessoal e de terceiros, como uso de luvas e óculos de proteção.

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