produtos

Informações obrigatórias para etiquetas de produtos

A organização de um ambiente de trabalho deve ser feita de diversas formas. O espaço disponível em uma empresa pode ser de variados tamanhos, e por isso, a identificação dos produtos fabricados deve seguir a lógica, de maneira que possa ser encaminhado para o setor de logística e distribuição para o mercado consumidor.

As embalagens precisam receber uma identificação, de acordo com as normas técnicas e de segurança, seguindo a Associação Brasileira de Normas Técnicas, e também as entidades de classe, conforme a especificação do produto oferecido aos clientes.

Na indústria alimentícia, os rótulos e etiquetas devem conter informações obrigatórias, para que o consumidor possa ter parâmetros de utilização, e conhecimento de ingredientes utilizados.

A informação referente à presença de produtos alergênicos também deve ser identificada, pois muitas pessoas podem ter a saúde prejudicada, principalmente quando se refere a produtos voltados para crianças e idosos.

Facilidade na identificação de produtos

Além de acondicionar e proteger os produtos alimentícios, as embalagens podem conter etiquetas para alimentos, com informações adicionais, valorizando a marca, perante o consumidor, entre outros benefícios, como:

  • Sobreposição a produtos da concorrência;
  • Agregar mais informações ao consumidor;
  • Facilidade na visualização de ingredientes;
  • Aumento de impacto na apresentação do produto.

Como os produtos alimentícios precisam de uma acomodação, conforme as características físicas, é preciso adaptar as embalagens, principalmente para as etiquetas para alimentos congelados, que ficam acondicionados em freezers e geladeiras, sofrendo as ações provocadas pela umidade, e a alteração de temperatura, para cima e para baixo.

O transporte, armazenamento e consumo de um produto alimentício pode ser feito de diferentes formas.

Por isso, as características presentes em uma embalagem, como formato, tamanho, e como ele é comercializado, podem variar, atendendo de maneira eficiente as informações que serão repassadas para o consumidor.

Os ingredientes utilizados na fabricação de um produto alimentício também pode ser determinante, para o modelo de etiqueta que será utilizado.

As etiquetas para condimentos apimentados, por exemplo, devem contar com uma proteção específica, contra as ações dos ingredientes que formam o produto final.

Embalagens que acomodam produtos naturais, voltados para o mercado de reeducação alimentar, e para aqueles que buscam alimentos mais saudáveis, o mercado oferece opções diferenciadas, para atender um consumidor que tem ideias voltadas à proteção do meio ambiente, de todas as formas.

Para estes consumidores, as empresas disponibilizam etiquetas de condimentos com identidade própria, de empresas verdes, como empresas recicladoras, que buscam a melhor maneira de passar uma mensagem para o público-alvo, evidenciando as características principais do produto, alinhado às crenças do consumidor.

Modelos diferenciados direto da fábrica

As etiquetas podem ser utilizadas de diferentes formas, para os mais variados produtos, transmitindo as informações necessárias para o consumidor.

Desta forma, é preciso verificar em quais embalagens que serão aplicadas, e a demanda necessária, para atender de forma efetiva, todos os produtos que serão colocados à disposição para o mercado consumidor.

As empresas devem contar com o apoio de uma fabrica de etiquetas adesivas, para que possam atender prontamente, aplicando todas as informações obrigatórias presentes, conforme as normas técnicas, e que são passíveis de fiscalização.

Caso o rótulo ou embalagem não atender às exigências, os produtos podem ser recolhidos e passar por um reposicionamento, até as informações corretas estarem presentes.

A fiscalização da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, verifica a presença de nome do produto; os ingredientes utilizados na fabricação; o peso líquido; as informações sobre a origem dos ingredientes e fabricação do produto.

Assim como o lote de identificação de fábrica; prazo de validade; restrições de uso e a possibilidade de riscos à saúde, quanto à presença de ingredientes que podem causar alergia.

Para produtos de origem vindos do exterior, é preciso conter dados referentes à importadora, e a tradução dos ingredientes utilizados na fabricação do produto. Estes dados podem ser publicados em uma etiqueta adesiva, sobre o rótulo da embalagem.

Para produtos comercializados por empresas que fazem a entrega em casa, como restaurantes e lanchonetes, o uso de uma etiqueta removível nas embalagens pode ser a solução mais eficiente, tanto para aqueles que embrulham para viagem, quanto para os consumidores, que não precisam se desdobrar para abrir uma simples embalagem.

Este tipo de etiqueta também é uma segurança para o consumidor, que tem a garantia que seu produto não foi violado, no transporte entre empresa e destino final.