Etiquetas

Etiquetas: processo de criação e modelos

Todos os produtos que estão no mercado ou em algum tipo de comércio são compostos externamente por dois pontos principais, a embalagem que guarda o produto em si e os rótulos (ou etiquetas) que contém as informações primárias do produto.

Sem esses dois elementos os produtos não teriam como ser comercializados, afinal, a embalagem assegura a qualidade do produto, e a etiqueta transmite ao consumidor informações relevantes sobre o produto.

Dessa maneira existem muitos tipos de produtos, muitos tipos de embalagens e muitos tipos de etiquetas que vão desde etiquetas para alimentos até etiquetas para produtos maiores como peças de carros e outros.

Ao longo desse artigo falaremos sobre duas coisas principais, o processo de criação de uma etiqueta ou rótulo e quais são seus principais modelos e suas usabilidades, afinal, um produto sem rótulo não pode ser classificado, nem vendido segundo as leis do comércio.

Processo de criação e escolha de etiquetas

Seja uma etiqueta branca redonda ou uma etiqueta colorida todos os rótulos passam por um processo de criação.

Esse processo de criação requer planejamento, pesquisa e desenvolvimento de um briefing que leva em consideração tudo o que o produto irá ter de demanda. Só depois de todas essas etapas é possível passar para a parte da impressão que vai até a rotulagem do produto.

Abaixo veremos algumas etapas de criação e produção dos rótulos e da etiqueta adesiva para impressão.

1. Design e escolha da impressão

Quase sempre o dono do produto tem um design da embalagem em mente. Essas ideias devem passar por um profissional que transformará em um arquivo de imagem e irá definir cor, textura e outros componentes.

Dito isso, junto à um profissional gráfico será definido o tipo de impressão para esse rótulo. Cada tipo de impressão é diferente e se adequá à uma embalagem diferente.

Na maioria dos casos opta-se pela impressão de adesivos, isto é, etiquetas autoadesivas que são fáceis para rotulagem. No entanto, à impressão por papel couché e outros.

2. Escolha do material de impressão

Apesar de colocarmos como uma fase dois, a escolha do material de impressão está intrinsecamente ligado à escolha da impressão.

São diversos materiais sendo os mais conhecidos os materiais de filme plástico como o BOPP e o papel couché (onde é usado a impressão em papel couche).

3. Pré-impressão

A pré-impressão é uma prova de como a etiqueta ficará. Depois de feita as escolhas acima é feita então a impressão. Essa impressão é uma prova.

Caso houver alguma alteração, essa alteração é feita e então é realizado uma nova pré-impressão até que a forma definitiva ocorra.

4. Rotulagem

Escolhido a etiqueta final esta é impressa de forma definitiva e então é colocada na embalagem para que possa chegar nas gôndolas dos mercados, padarias, mercearias ou qualquer outro tipo de comércio.

Importante lembrar que antes da aprovação é preciso verificar se todas as informações estão corretas para que o produto não sofra nenhuma sanção legal por ocultação de informação para o consumidor.

Tipos de etiquetas

Agora que entendemos como ocorre o processo de criação e impressão de adesivo digital, rótulos e etiquetas iremos falar dos modelos existentes quanto o material.

Citamos rapidamente dois tipos mais usados o BOPP e o papel couché, mas existem outros dois tipos bastante usados e que falaremos abaixo.

1. Etiquetas e rótulos manga

O rótulo manga é feita por um filme plástico conhecido como PEBDL (polietileno de baixa densidade linear). Vem sendo usado em grande escala por ser composto por películas e fios finos que assegura a qualidade e resistência do rótulo além de ser reciclável.

O rótulo manga é ideal para uma comunicação 360º, pois não deforma o layout. Assim suas aplicações se dão em embalagens:

  • Tubulares;
  • Cilíndricas;
  • Baldes;
  • Garrafas.

2. Etiquetas e rótulos BOPP

São bastante utilizados, e é um filme plástico conhecido como Polipropileno Biorientado. Sua grande utilização se dá devido à versatilidade de acabamentos podendo ser metalizado, transparente ou fosco.

O rótulo BOPP é indicado em embalagens não flexíveis como plásticos e vidros.

3. Etiquetas e rótulos couché

São rótulos muito usados em produtos secos. Sua grande utilização ocorre devido ao baixo custo e por ter um grande brilho natural, o que permite a elaboração de design bonito e atraente.

4. Etiquetas e rótulos sleeve

São os mais modernos pois permite a rotulagem em 360º adaptando-se ao formato da embalagem por meio do termo encolhimento, permitindo assim um rótulo moderno e bastante atraente.

Assim, vimos que existem muitos tipos de rótulos e que seu processo de criação sempre ocorrerá tendo como objetivo atender as demandas do produto. Escolher o rótulo adequado garante também que o produto tenha um bom desempenho nas prateleiras.