Entenda como aumentar as vendas com etiquetas

A comunicação visual é considerada fundamental para aumentar os resultados de empresas voltadas para a venda de produtos. Tendo isso em mente, as etiquetas ou embalagens precisam ser pensadas de maneira estratégica para de fato contribuírem com o sucesso do negócio.

Geralmente, elas são utilizadas para informar aos consumidores detalhes sobre os produtos, como o nome da mercadoria e do fabricante, data de validade e tabela nutricional (no caso dos alimentos e bebidas), processo e local de produção e composição do produto. Além disso, devem informar indicações e restrições de uso.

O papel de informar aos consumidores é primário, mas os itens de identificação podem ser usados para contribuir com estratégias de fidelização, recompra e até o bom e velho “marketing boca a boca”.

Como aumentar as vendas com etiquetas?

Para a efetividade das etiquetas no aumento de vendas e fidelização, utilizando-as como um canal de marketing, recomenda-se a contratação de uma equipe especializada para estruturar as estratégias certas.

Ao encarar as etiquetas personalizadas para além do seu aspecto informativo, a equipe de marketing da empresa vai estudar como utilizar as etiquetas em ações, em busca do melhor conteúdo comercial.

Aos gestores, uma dica é monitorar as estratégias de marketing para etiquetas, comunicando ideias e alinhando as ações. Outra ideia é conhecer os tipos de etiquetas, assim como particularidades e funções, optando pela escolha mais adequada ao produto.

Tipos e funções de etiquetas

As etiquetas de produtos atualmente são confeccionadas com diversas possibilidades de materiais, tamanhos e formatos. De uma maneira geral, elas são desenvolvidas para cumprirem determinadas funções, como:

  1. Etiquetas em papel simples;
  2. Etiquetas de materiais não abrasivos;
  3. Etiquetas resistentes à água e produtos químicos;
  4. Etiquetas resistentes a altas ou baixas temperaturas;
  5. Etiquetas para balanças ou rotuladoras industriais;
  6. Etiquetas ou lacre de segurança;
  7. Etiquetas para controle de estoque.

1. Etiquetas em papel simples

Uma etiquetadora tradicional costuma ser a primeira opção das marcas, devido ao fato de serem baratas, na maioria das vezes.

Geralmente, as empresas inserem código de barras, um logotipo e informações importantes do produto.

2. Etiquetas de materiais não abrasivos

Etiquetas removíveis têm capacidade para fixação em diferentes tipos de superfícies. Ao mesmo tempo, o consumidor pode retirar o material sem dificuldades e sem comprometer o produto.

Com material adesivo não permanente, elas costumam ser utilizadas em louças, aparelhos eletrônicos e entre outros produtos que demandam embalagens para a proteção da sua integridade.

3. Etiquetas resistentes à água e produtos químicos

Produtos que exigem a fixação de instruções ou restrições de uso demandam o uso de materiais com alta resistência à água e a produtos químicos.

O uso desse tipo de etiqueta é bastante comum em produtos eletrônicos e eletrodomésticos, por exemplo.

4. Etiquetas resistentes a altas ou baixas temperaturas

Assim como a resistência à água, as etiquetas resistentes à variações de temperatura respondem às necessidades de conservação dos produtos, como alimentos congelados.

5. Etiquetas para balanças ou rotuladoras industriais

No caso das etiquetas impressas no momento da compra, com o uso de balança, se faz necessário o entendimento acerca do ribbon para impressora.

O ribbon é um filme entintado necessário para a impressão por termo-transferência. Trata-se de um tipo de rolo de filme que contém a tinta da impressora térmica, comumente utilizada nas balanças de padarias, mercados, açougues e hortifrútis, por exemplo.

A impressora térmica funciona com a transferência da tinta para a etiqueta pelo movimento de um cabeçote, de forma que se pode ver o “negativo” da impressão no ribbon usado. A impressão pode ser feito com ribbon de resina ou cera.

6. Etiquetas ou lacre de segurança

No comércio, a segurança é importante para evitar a perda ou roubo de produtos, e as etiquetas também estão envolvidas nas estratégias.

Para garantir a integridade de mercadorias, as etiquetas “casca de ovo” se quebram em pequenos fragmentos quando retiradas, denunciando violações ou alterações indevidas. A etiqueta lacre de segurança é, portanto, uma forma de assegurar a autenticidade de produtos.

Para escolher as etiquetas mais adequadas, é preciso ter em mente que podem ser necessárias diferentes adesivos, dependendo das funções que devem desempenhar para agregar valor ao produto.

Portanto, recomenda-se levar em conta as características especiais de cada mercadoria, a legislação relacionada e a estratégia de marketing da empresa.