comércio

Conheça a importância das fachadas para seu comércio

Destacar uma loja não é simples. Para isso, é necessário que haja um grande planejamento de comunicação visual e marketing. Um dos itens que ajuda muito nesse momento é a fachada do comércio.

Qual é a importância da fachada?

Quando falamos em fachada de loja de roupas ou de qualquer outro material, falamos sobre a primeira impressão de um cliente. Isso porque, assim como a comunicação visual como um todo, a fachada transmite a identidade que a loja quer passar.

Dessa forma, fazer com que um cliente se interesse pelo seu produto começa desde a entrada. Sendo assim, a palavra chave nesse momento é “impacto”.

Esse impacto pode ser positivo ou negativo, dependendo da forma como a fachada será montada. É preciso pensar muito na atração que o cliente pode ter pela loja, e que depende muito da fachada.

Antes de tudo, é necessário definir a identidade visual que a empresa seguirá. Após isso, o ideal é fazer todos os outros materiais (incluindo a fachada) de acordo com essa definição.

O foco é fazer com que a loja se destaque quando comparada a outros tipos de comércio. Dessa forma, a fachada deve ser muito bem planejada e estruturada.

Isso é ainda mais importante quando a loja está instalada em centros comerciais, onde outros concorrentes também estão.

A criação da fachada faz parte do marketing do PDV (ponto de venda). Junto com vitrines, bannes e outros layouts, ela não é simplesmente uma instalação bonita, mas sim uma estratégia de vendas.

Tipos de fachada para comércio

Existem diversos tipos de fachada e materiais para esse propósito. Isso porque uma fachada de loja infantil não pode (e nem deve) ser do mesmo estilo de uma fachada de loja de automóveis, por exemplo.

Cada público requer uma comunicação específica. Aqui, vamos falar dos seguintes tipos que são tendências:

  1. Fachada com ACM;
  2. Fachada de madeira;
  3. Fachada de bronze;
  4. Fachada de vidro luminoso.

A fachada com revestimento ACM (de alumínio composto) é uma das mais escolhidas ultimamente. Isso porque é um material muito resistente e durável, além de ser facilmente moldado.

Ele é formado por três chapas: uma de alumínio e duas de polietileno. A chapa de ACM preço tem um ótimo custo benefício, principalmente em se tratando de durabilidade.

Flexibilidade e isolamento acústico são outras vantagens desse material. Além disso, ele também não se danifica com sol e chuva.

Por ser facilmente moldável, a placa de ACM também permite uma grande liberdade de criação. Sendo assim, a escolha das placas de ACM para fachadas preço é um grande acerto.

A fachada de madeira oferece uma aparência um pouco mais rústica e é indicada para lojas que vendem produtos simples. Nela, as letras podem ser em alto relevo, o que deixa ainda mais bonito.

A maior vantagem desse tipo de fachada é que ela é uma das escolhas mais baratas do mercado.

Já as fachadas de bronze são muito duráveis e aparentam modernidade e elegância. São frequentemente utilizadas em lojas de roupas sociais e jóias.

Apesar de não ser tão barata, o bronze é bastante resistente a todos os tipos de danos, o que faz com que essa escolha compense.

O vidro lumioso é outro material muito escolhido por conta da modernidade que apresenta. Lojas e comércios que funcionam de noite utilizam muito essa escolha.

Hotéis, boates e restaurantes são os ambientes que mais optam esse tipo de fachada. É bastante resistente, mas por contar com eletricidade, é ideal ter manutenção periódica.

Outras formas de comunicação visual

Além das fachadas, a comunicação visual como um todo é essencial para o sucesso de um comércio. É ela quem vai chamar atenção ou não de novos clientes e fidelizar os que já conhecem o local. Isso envolve merchandising e marketing digital.

Assim, outros itens que podem ser criados são:

  • Logotipo;
  • Flyers e folders;
  • Banners;
  • Redes sociais com identidade visual;
  • Formas de organização dentro da própria loja;
  • Vitrines;
  • Uniformes.

Ou seja, tudo o que envolve a visão pode entrar e ajudar na comunicação visual de um estabelecimento. O mais indicado é contratar agências que realizem esse tipo de serviço.

Elas entendem melhor do assunto e podem, inclusive, fazer um planejamento baseado no que os clientes preferem. Afinal de contas, o que importa são eles.