Comunicação

Comunicação visual: principais peças publicitárias

A comunicação é forma eficiente e segura é muito importante para diversos setores da vida humana, uma delas é de se relacionar com outros seres humanos, e a segunda é poder convencer e vender.

Por isso, que a comunicação é usada por empresas e possuem um setor específico conhecido como marketing.

Um tipo de comunicação que é bastante utilizada pelas empresas é a visual, que consiste na elaboração de uma identidade visual, além de produção de peças publicitárias para engajamento, alcance, vendas e muitos outros produtos.

Neste artigo falaremos de forma mais específica de o que é a comunicação visual, bem como quais as peças publicitárias que podem ser feitas para que a estratégia de marketing seja eficiente e que alcance o sucesso esperado.

Antes, é importante lembrar que a comunicação visual de empresas passa por muitos aspectos de planejamento que vão desde a elaboração de um cartão de visita digital, como presencial, e que é essencial o posicionamento online das empresas.

Comunicação visual: o que é e sua importância

Para que sua empresa consiga ter sucesso é importante atenção em muitos aspectos, como a elaboração de um plano de negócios, capital inicial, porém, é de relevância necessidade estabelecer estratégias de comunicação visual.

A comunicação visual consiste em mostrar ao mercado e ao mundo o que é a marca, posicionando ela dentro de uma realidade de consumo.

Essa comunicação se diferencia das outras por usar elementos de estimulação visual como:

  • Formas;
  • Cores;
  • Símbolos;
  • Vídeos;
  • Banners (com tripé para banner).

Todas as estratégias de comunicação visual visam a construção de uma identidade visual que fazem com que o cliente lembre-se da marca na hora da decisão de compra.

Assim, é muito importante usar elementos coerentes e chamativos que correspondem ao que a empresa é.

Desse modo, a comunicação visual é importante para que a marca se posicione no mercado, conquistando a confiança do cliente. Portanto, é uma estratégia que agrega valor ao negócio.

Para isso, são usados as chamadas peças publicitárias que podem ser um adesivo transparente personalizado, além de cartões de visita, banners e outros.

Uma comunicação visual falha pode acarretar problemas, como a fraca venda do produto, e a não construção de uma confiança do público, causando prejuízos a empresas.

Por isso, é muito importante investir em publicidade e em peças publicitárias para que os objetivos da comunicação sejam efetivados.

Abaixo abordaremos algumas peças publicitárias que podem ser produzidas para a estratégia de comunicação visual das empresas.

Peças publicitárias para comunicação visual

Peças publicitárias podem ser feitas de diversos materiais como em papel transfer grande, papel couché e outros. As peças publicitárias em sua definição são importantes para que o alcance da marca e do produto sejam garantidos.

Existem três tipos principais de peças publicitárias como o outdoor, busdoor e mobiliário urbano.

Os outdoors são uma das peças publicitárias mais conhecidas, e estão presentes em muitos lugares como nas estradas e na cidade. São característicos porque são grandes cartazes em uma estrutura de metal ou de madeira fazendo propaganda de algo.

Os busdoors são anúncios publicitários que são afixados sobre os ônibus, principalmente, nas janelas traseiras do ônibus. São usados em cidades grandes por conta do grande fluxo de pessoas e semáforos, que fazem com que os carros fiquem parados, permitindo que a comunicação aconteça.

E por fim, o mobiliário urbano. Este são todos os elementos disponíveis nas ruas como pontos de ônibus, expositor de acrílico A4 em vitrines e comércios, dentre outros exemplos.

Peças publicitárias para eventos

Um outro lugar em que as peças publicitárias são usadas são nos eventos, e elas são essenciais para o desenvolvimento de um evento eficiente posicionando a marca de forma correta dentro do mercado.

Falaremos de dois tipos de peças publicitárias para eventos como identificação, placas e identidade visual.

A identidade visual do evento consiste na criação de padrões para todas as publicações do evento, do calendário do evento até os banners e publicações nas redes sociais.

Já a comunicação visual de identificação consiste no uso de crachá e de display de mesa para identificação de palestrantes, locais de coffee break ente outros.

As placas são usadas para identificar banheiros, saídas, entradas, locais de cadastramento e são usados tanto pregado nas portas e paredes como em móbiles.

Portanto, vimos que a comunicação visual é essencial para o desenvolvimento da marca dentro do mercado e consequentemente o aumento dos lucros.