Comunicação

Comunicação visual para escritórios de arquitetura

O ato de comunicar-se é altamente importante para as pessoas e também para as empresas. E essa comunicação pode ser feita com muitos tipos de linguagem, a verbal e uma das mais importantes no dia de hoje e que estão nos papeis timbrados e outdoors que é a visual.

Inclusive, a linguagem visual se transformou em uma comunicação altamente importante para o desenvolvimento e consolidação das marcas dentro do mercado.

Assim, a comunicação visual sempre se refere na composição de uma identidade visual que é composto por:

Também a comunicação visual é feita por peças publicitárias visuais como folders, displays, outdoors, vídeos, entre muitos outros componentes.

Portanto, todas as empresas precisam trabalhar na sua identidade e na sua comunicação visual, principalmente, os chamados profissionais liberais como os arquitetos.

Esses profissionais trabalham com clientes tanto a nível civil como jurídico, e para isto precisa consolidar seus trabalhos.

Deste modo, são usados muitas ferramentas como o cartão de visita arquiteto, site e outros elementos.

Neste artigo abordaremos os componentes necessários para a comunicação visual de um escritório de arquitetura e de ferramentas que os arquitetos usam para que seus projetos sejam impressos e apresentados.

A comunicação visual para arquitetos

Trabalhar com arquitetura de forma autônoma significa pensar em estratégias para divulgação da sua marca e dos seus negócios. Isto permite que novos clientes sejam alcançados e a base atual de clientes sejam fidelizados.

Abaixo falaremos sobre algumas estratégias que os arquitetos podem realizar em conjunto com empresa de comunicação visual que são especializadas em desenvolver esses procedimentos.

1. Crie um site

Ter um site nos dias de hoje é fundamental para que sua marca e seus projetos sejam conhecidos. É um ponto crucial na estratégia de propaganda do escritório de arquitetura.

O site é um local em que haverá a descrição de quem é o escritório, quem o compõe, e quais as ferramentas que os profissionais utilizam como projetos em 3D, plotagem de plantas entre outros componentes.

O portfólio deve estar disponível neste site e o endereço precisa estar no cartão de visita para que os clientes possam acessá-lo e conhecer os projetos de forma melhor.

2. Produza conteúdo para comunicação

Um dos setores do marketing é a produção de conteúdo. Isto significa que antes de um cliente optar pelo seu negócio ele verifica se teu escritório ou marca traz para ele o conhecimento que está procurando.

Isto permite a construção de autoridade e consequentemente confiabilidade, permitindo que os negócios sejam maximizados.

São muitas formas desse conteúdo ir para frente como escrever artigos, publicar vídeos informativos, ebooks entre outros produtos.

A plotagem de plantas na arquitetura

Os escritórios de arquitetura não usam a comunicação visual e os componentes visuais apenas para ganhar novos clientes ou fidelizar. Ao contrário, estes profissionais trabalham sempre com a imagem e com a harmonia.

Um dos processos mais importantes dentro desses negócios é a chamada plotagem de plantas que podem ser feitas tanto pelos próprios escritórios ou então na modalidade de outsourcing de impressão em Barueri.

As plotagens de plantas consistem em um procedimento de impressão de grande escala, por meio de um equipamento conhecido como plotter que tem precisões muito altas.

Além dos serviços de arquitetura, a plotagem é usada na engenharia civil, na mecânica, no design de interior e nos serviços de publicidade e propaganda.

Isto acontece porque as plantas plotadas são usadas como referências e guias para que a seja possível a apresentação comercial dos clientes por meio de alguns processos como plantas humanizadas e plantas em 3D.

Esses processos permitem que os detalhes sejam vistos de forma mais adequada. Isto acontece porque a plotagem traz uma impressão precisa da espessura de linhas, legendas, cotas, escalas e hachuras.

A plotagem pode ser feita de projetos feitos somente nos computadores em programas de modelagem como em arquivos de extensão de DWG ou PLT.

Assim, a plotagem é altamente importante para o desenvolvimento das ferramentas visuais de um escritório de arquitetura.

Deste modo a comunicação visual está atrelado em muitos tipos de setores para esses negócios, desde conseguir novos clientes e fideliza-los, além de consolidar a marca e os serviços no mercado, e também se apresentam como forma de apresentar projetos de forma comercial mais agradável e bonita.

Somente assim os escritórios de arquitetura conseguirão o sucesso que traçaram anteriormente.